CRM de vendas na nuvem: acelere o crescimento das vendas do seu negócio

29 de agosto de 2022 | Inovação e tecnologia

Com o auxílio de tecnologias como o CRM de vendas, é possível atingir a escalabilidade dos negócios que está intrinsecamente ligada à sua capacidade de processar informações com agilidade e eficiência e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência personalizada aos clientes. Tanto é, que 65% das empresas já fazem uso de algum tipo de sistema de vendas, de acordo com levantamento feito pela True List.

O mesmo levantamento aponta que as empresas observaram um aumento de 50% na produtividade de suas equipes ao adotar o mobile CRM, uma modalidade de sistema em nuvem que permite aos usuários acessá-lo por meio de smartphones. 

Os benefícios não param por aí, continue a leitura e entenda como um CRM na nuvem pode acelerar o crescimento das vendas do seu negócio e descubra as vantagens de implementar esse tipo de tecnologia na sua empresa!

Como um sistema de CRM pode potencializar suas  vendas

Antigamente, era comum vermos empresas com salas enormes e centenas de funcionários trabalhando com dados planilhados, o que dificultava imensamente a capacidade de análise e tomada de decisão nas organizações.

Mas com o avanço das tecnologias, e especialmente do CRM de vendas, esse cenário mudou drasticamente. Hoje, é possível ter equipes de vendas enxutas, bem estruturadas e com uma infinidade de dados disponíveis em questão de segundos.

O acesso a informações estratégicas, como perfil do cliente, histórico de relacionamento com a empresa e preferências de consumo, por exemplo, colocam seu time de vendas à frente de qualquer negociação. Isso porque é possível realizar um atendimento personalizado a cada cliente, como se ele fosse único, mesmo que a sua empresa lide com centenas e até milhares de consumidores diariamente.

Outro fator de destaque quando sua empresa possui um CRM é a automação de tarefas que são peças-chave no relacionamento com os clientes, como:

  • follow up de vendas;
  • recuperação de vendas;
  • mensagens transacionais;
  • pesquisas de satisfação.

Muitas vezes, esses detalhes são negligenciados por falta de estrutura de pessoal para atender a demanda, mas com o auxílio de um CRM de vendas, é possível manter esse contato mais próximo com cada cliente e assim potencializar as suas vendas.

Só para você ter uma ideia, a ação de e-mail de carrinho de compra abandonado é capaz de fazer a recuperação de 10,7% das vendas. Ou seja, de cada 100 reais potencialmente perdidos, você recupera R$10,70, o que pode significar um fôlego enorme no seu fluxo de caixa no final do mês.

Sem falar que os consumidores sentem que não estão sozinhos na sua jornada de compra, o que potencializa o engajamento dos mesmos com a sua marca.

5 vantagens de escolher um CRM na nuvem

Agora que você já sabe do que um sistema de vendas é capaz de fazer pelos resultados da sua organização, talvez esteja se perguntando qual é a melhor solução para o seu negócio. Pois bem, dentro do universo dos CRMs, nós temos duas principais categorias de soluções: o CRM de vendas local e o CRM na nuvem.

O CRM local é aquele que fica instalado em um servidor na sua empresa e só pode ser acessado pelos computadores conectados a este servidor. Embora pareça uma solução mais segura, a verdade é que se o seu servidor cair, por qualquer motivo que seja, sua equipe fica impedida de trabalhar.

Além disso, o CRM local demanda uma infraestrutura de tecnologia da informação que pode tornar esse investimento inviável. Por isso, o CRM na nuvem vem sendo considerado a melhor opção para quem quer escalar as vendas — e o faturamento. Entenda o porquê:

1. Mobilidade

Quem quer escalar vendas não pode ficar preso a uma mesa de escritório, pois as oportunidades de negócios estão no mundo todo. Por isso, uma das maiores vantagens do sistema em nuvem é a mobilidade.

Com um CRM na nuvem, você pode ter times de vendas espalhados pelo mundo todo acessando o mesmo banco de dados. Dessa forma, sua equipe tem informações estratégicas e atualizadas na palma da mão a qualquer hora e qualquer lugar, facilitando o processo de vendas.

2. Integração

Outro ponto positivo de trabalhar com sistemas em nuvem é a possibilidade de integração com outras ferramentas que a sua empresa utiliza.

Sabemos que mesmo as plataformas mais robustas de gestão empresarial nem sempre trazem todas as funcionalidades de que o seu negócio precisa. Mas com a capacidade de conectar soluções e fazer com que elas troquem informações entre si de maneira ágil, eficiente e sem perda de dados, fica  muito mais fácil escalar as suas vendas.

Este é o caso da integração entre automação de marketing e automação de vendas, por exemplo. Ou a integração entre o seu sistema de gestão de estoques com o CRM de vendas.

3. Implementação simplificada

A adoção de tecnologias como o CRM na nuvem também facilita muito a implementação dessas soluções na rotina da sua empresa, já que a maioria delas é fornecida no modelo SaaS – Software as a Service.

Assim, você faz a sua assinatura da ferramenta e já pode começar a usá-la de imediato, evitando os longos meses de implementação de softwares locais.

Além disso, ferramentas baseadas na nuvem levam em consideração a experiência do usuário, portanto, possuem design e funcionalidades auto-explicativas que facilitam a curva de aprendizagem com a tecnologia.

4. Segurança

A segurança da informação é uma questão importante para todas as organizações, ainda mais quando se trata de dados estratégicos. A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD também trouxe uma camada extra de preocupação em relação a esse tema.

Nesse sentido, existem dois caminhos: a sua empresa se preocupa com todos os protocolos de segurança ou o fornecedor da solução de gestão de clientes oferece esse tipo de proteção à sua organização.

E no caso do CRM em nuvem, a responsabilidade por esses protocolos é do fornecedor da solução. Portanto, uma preocupação a menos para você.

5. Escalabilidade sustentável

O quinto e último ponto que queremos abordar com você hoje é a escalabilidade das vendas de forma sustentável.

Normalmente, os sistemas em nuvem permitem que a sua empresa comece com planos adequados ao tamanho do seu negócio atual e vá crescendo pouco a pouco, contratando mais espaço e serviços à medida que a sua empresa cresce.

Essa é uma segurança a mais para quem tem planos de expandir os negócios mas não quer se comprometer com gastos desnecessários de imediato.


Quer saber mais em como escalar suas vendas através de tecnologias? Cadastre-se em nossa newsletter e receba por e-mail conteúdos sobre inovações do mercado e novas tecnologias

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This