Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

15 de março de 2024 | Uncategorized

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa.

De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com os funcionários digitais.

E não é para menos: com a implementação dessa tecnologia, espera-se um impulso de 1,5% a 3% na produtividade empresarial, especialmente por causa da automatização de tarefas.

Esse aumento de produtividade impacta tanto na escalabilidade dos negócios quanto na redução de recursos, melhorando o equilíbrio econômico-financeiro das empresas.

Mas como tudo isso acontece? E como você pode aproveitar todo o poder da IA Generativa para automatizar tarefas e colher os benefícios dessa tecnologia?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

O que você precisa saber antes de iniciar sua  estratégia de IA

Não é de hoje que estamos falando da importância da IA na automatização de processos.

De fato, ela já se tornou parte integrante de qualquer estratégia de crescimento de sucesso, trazendo inúmeros benefícios. Os mais evidentes são a otimização do tempo, a eliminação de falhas e a melhoria da capacidade de resposta da empresa às demandas internas e externas.

Mas, antes de colher esses frutos, o que você precisa saber?

Primeiramente, que a inteligência artificial é um caminho sem volta. Em outras palavras, se a sua empresa ainda não investe nesse tipo de tecnologia para automatizar tarefas, está perdendo tempo — e dinheiro.

Outro ponto essencial que você precisa ter em mente é que a IA Generativa deve fazer parte do seu planejamento estratégico. Ou seja, ela deve servir ao seu propósito maior, qualquer que seja ele.

Por exemplo: digamos que você deseja crescer suas vendas em 15% nos próximos 12 meses. Como a IA Generativa pode contribuir para esse objetivo estratégico?

Algumas possíveis contribuições são a automatização da captura de leads, nutrição e qualificação de leads, follow ups automáticos e personalizados, dentre outras.

Ter esse entendimento trará maior segurança no momento de investir na inteligência artificial como ferramenta de crescimento.

Você também precisa saber que a IA Generativa está apenas começando. Isso significa que você deve ter um plano de expansão de uso da inteligência artificial na sua empresa.

Nesse sentido, considere criar um comitê de profissionais que estejam a par das inovações do mercado e como elas podem impactar nos resultados do seu negócio.

Por fim, lembre-se que além das tecnologias certas, você também precisa de um time qualificado para explorar todas as potencialidades delas. Ou seja, invista em treinamentos e na contratação de profissionais experientes.

IA como parceira valiosa para automatizar tarefas repetitivas

Agora que você já sabe o caminho a trilhar para ter uma estratégia de IA bem estruturada na sua empresa, talvez esteja se perguntando quais são os benefícios que a IA Generativa pode trazer para o seu negócio, certo?

Pois bem, vamos listar algumas das vantagens que a sua empresa pode ter ao adentrar o universo da inteligência artificial:

Maior eficiência operacional

Um dos grandes trunfos da IA Generativa é trazer mais velocidade aos processos sem comprometer a qualidade dos mesmos. Pelo contrário, a inteligência artificial contribui para a redução de falhas e gaps de informações, reduzindo os índices de erros.

Essas melhorias se traduzem em uma maior eficiência operacional, trazendo mais e melhores resultados para o seu negócio. Além disso, libera seus colaboradores de trabalho manual, o que também impacta na produtividade da equipe.

Redução de custos

Com a eficiência operacional aprimorada, a redução de custos é certa. Você deixa de investir em contratações adicionais, elimina a perda de recursos e aumenta a qualidade de produtos e serviços.

Tudo isso se traduz em menos gastos para a empresa, como horas extras, por exemplo, em melhor aproveitamento de matéria prima e, claro, mais vendas, já que os clientes se sentem mais satisfeitos.

Equipe mais engajada

Com processos otimizados, sua equipe tem mais tempo livre para colocar a criatividade em ação, elaborar estratégias mais complexas e se dedicar a desenvolver soluções focadas nos clientes e usuários.

Desse modo, o engajamento com os projetos da empresa tende a crescer, já que não estão todos cansados com a rotina de trabalho repetitivo e manual.

Potencial para escalar

À medida que os processos vão sendo assumidos pela IA Generativa, você tem mais possibilidade de escalar suas soluções, atingindo novos mercados. Assim, sua empresa cresce de forma ordenada, sustentável e alinhada com as novas demandas do seu setor de atuação.

Ciente das vantagens de investir em IA Generativa? Que tal saber onde e como ela pode ser aplicada para automatizar tarefas?

Casos de uso da IA na automação de tarefas

A IA possui inúmeros recursos que contribuem para a automação de tarefas e consequente ganho de performance na sua empresa. Confira alguns casos de uso:

Atendimento automatizado

Um dos grandes gaps das empresas está na qualidade do atendimento ao cliente.

Se a equipe é enxuta, o cliente espera mais por uma resposta adequada. Por outro lado, se a equipe é grande, os custos da empresa aumentam.

Nesse contexto, a IA Generativa vem ao auxílio das equipes de atendimento fazendo triagens, oferecendo informações básicas e até fornecendo documentos, como segundas vias de boletos, de forma totalmente automatizada.

Controle de estoques

Na hora de fazer o controle de entrada e saída de mercadorias, a inteligência artificial contribui para a leitura de códigos de barras e QR Codes de forma automática.

Ela também pode enviar essas informações para softwares específicos, alimentando outros setores, como de vendas, com informações atualizadas em tempo real sobre mercadorias.

Comportamento do consumidor

Através de recursos como o processamento de linguagem natural (PLN), sua empresa pode coletar feedbacks dos clientes e extrair insights de dados estruturados e não estruturados, buscando compreender melhor o comportamento e necessidade dos consumidores.

Além disso, pode interpretar sentimentos expressos em palavras, visando uma compreensão mais profunda sobre como as pessoas se sentem ao se relacionarem com a sua marca.

Análise preditiva

Outra vantagem da IA Generativa é o seu poder de análise de dados, contribuindo para a construção de cenários futuros a partir da análise preditiva.

Assim, sua empresa passa a compreender melhor seu contexto de negócios e pode se preparar para o futuro com mais segurança e certeza dos resultados.

Como você pode ver, a IA Generativa só está começando e já promete transformar os negócios de uma vez por todas. E, se você não quer ficar fora dessa, precisa começar a pensar neste investimento o quanto antes.

Entre em contato conosco e saiba como dar os primeiros passos no mundo da inteligência artificial!

imagem-IA
SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Otimização de processos internos com chatbots

Otimização de processos internos com chatbots

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da otimização de processos à criação de produtos e serviços totalmente inovadores, é possível vê-la em...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This