Como um dos maiores bancos ganhou maior posicionamento frente a concorrentes com desenvolvimento de aplicação

20 de junho de 2023 | Cases

A transformação digital implicou em mudanças estruturais em praticamente todas as áreas da economia global. E o setor bancário, naturalmente, não é uma exceção. 

Seu banco precisa integrar várias áreas, como processos, recursos, mudanças culturais e, óbvio, a adição de novas tecnologias. Afinal, a inovação tecnológica favorece a competitividade e a satisfação dos clientes.

Aqui na Spread, acreditamos que as instituições financeiras podem evoluir e acompanhar as oportunidades disponíveis, criadas pela transformação digital, investindo no desenvolvimento de aplicativos. Por isso, hoje, vamos compartilhar com você um caso de sucesso em que um dos maiores bancos do país ganhou maior posicionamento frente à concorrência através dessa tecnologia.

Continue a leitura e confira!

Desafios para implementar o desenvolvimento de aplicação

Para entender um desafio, é preciso compreender o cenário onde ele se apresenta. E nada mais atual do que o crescimento das carteiras digitais. 

Elas entraram no radar dos consumidores como uma das melhores soluções de pagamento da atualidade, principalmente pelo fato de dispensarem o uso de um cartão físico. 

Em outras palavras, um cliente de seu banco pode usar somente uma e-wallet com todos os seus cartões de crédito e/ou débito cadastrados em um único lugar.

Funcionando como uma carteira física, só que 100% dentro de um smartphone, essas carteiras digitais trazem mais facilidade e segurança nas transações bancárias.

Entretanto, no backend, somente quem trabalha no desenvolvimento desse tipo de aplicação sabe a quantidade de tempo e energia despendidos para criar uma solução como essa. 

E já que um desafio sempre começa com a busca da solução, o mercado das finanças desenvolveu, ainda em 2022, novos tipos de tokens de pagamento.

Esses novos tokens de pagamento são achados de credenciais de pagamento ou códigos únicos. Eles funcionam como um cartão físico, agregando informações dos dados do cartão, tais como o número, o vencimento, bandeira, código de segurança, entre outros dados. 

O melhor desses tokens é que eles são muito mais seguros e fáceis de usar do que um cartão físico ou virtual. Todo o processo de autenticação virtual do pagamento de um usuário é feito sem que informações como o PAN (número real do cartão) sejam reveladas. 

Para pagar, o único dado usado é o código do token. Mas, como dissemos antes, falar é fácil. Operacionalizar é o problema. 

O caso que a Spread ajudou a solucionar

Ainda durante o período pandêmico, um dos maiores bancos que operam no Brasil procurou a Spread para oferecer a possibilidade de que eles usassem uma carteira digital vinculada aos seus cartões para realizar pagamentos. 

O objetivo era viabilizar o uso de uma das mais conhecidas e-wallets do mundo, a Google Pay. 

Obviamente, essa iniciativa era uma resposta para o aumento dos pagamentos feitos digitalmente, já que, segundo pesquisas, a quantidade de pagamentos digitais passou de 25% para 61,5% durante o período da Covid-19.

O que tornava a tokenização de pagamentos mais complexa? Confira alguns fatores:

  • Atender aos padrões de tokenização estabelecidos pela EMVCo, que seguem os mesmos princípios das versões mais modernas do padrão EMV (Europay, Mastercard e Visa). 
  • Integrar e compatibilizar as tecnologias dos usuários e de todas as plataformas. Isso deveria ser feito com brokers e configurações de API REST (uma interface de programação de aplicações).
  • Adaptar todos os processos de segurança do Banco para que os dados sensíveis dos usuários ficassem em segurança. 

Parece complicado, certo? Mas a missão da Spread passa por lidar exatamente com este tipo de situação e solucionar qualquer necessidade de nossos clientes. Você traz a ideia e nós desenvolvemos a solução. 

Solução que elevou o nível desse banco utilizando desenvolvimento de aplicações Spread

Quando uma demanda é novidade, não dá para usar as soluções de sempre. Por isso, a Spread resolveu o desafio do Banco por meio do desenvolvimento de software ágil

O desenvolvimento ágil permite que os projetos sejam mais flexíveis e adaptáveis às mudanças. 

Ao invés de seguir um plano rígido desde o início, as equipes ágeis trabalham em iterações curtas e incrementais, permitindo que ajustes sejam feitos com base no feedback contínuo dos stakeholders e nas necessidades emergentes do projeto. 

Isso é especialmente útil em projetos em constante evolução, o que é exatamente o caso da tokenização de meios de pagamento utilizando carteiras digitais. 

É o tipo de projeto onde os testes cumprem um papel fundamental. Para incluir os cartões de débito e de crédito dentro das e-wallets, usamos a tecnologia token para habilitar as transações app-to-app, compreendendo inclusive o sistema do internet banking e a carteira digital em si. 

Com foco em inovação e segurança, colocamos o Banco em uma posição de destaque no mercado, melhorando seu reconhecimento de marca e, naturalmente, a prestação de seus serviços. 

Resultado do desenvolvimento de aplicação que ajudou a impulsionar esse banco a uma posição vantajosa

Quem chega primeiro, fica com os melhores lugares. E aqui na Spread estamos muito satisfeitos de termos visto tantos desafios solucionados e clientes mais satisfeitos. 

Como pontos de destaque relacionados aos desafios de desenvolvimento de aplicação que conseguimos ajudar nosso cliente a superar, destacamos:

  • Uma solução completa de tokenização de pagamentos utilizando carteiras digitais.
  • Um posicionamento de liderança no mercado, por ter sido um dos primeiros bancos a se adaptar às novas necessidades.
  • Clientes mais satisfeitos com a experiência de pagamentos virtuais, com transações processadas de imediato, mesmo antes de que um cartão físico estivesse disponível. 
  • Menos gastos operacionais para o Banco, que registrou uma menor quantidade de pedidos de cartões físicos. 

Chegou a hora de sua instituição financeira seguir este exemplo e ampliar seu alcance com maior presença digital!

Para isso, é preciso investir em desenvolvimento de app e softwares para agregar mais valor aos seus produtos e serviços. 

Quer saber mais sobre o que esse app development é capaz de fazer? Conheça nossas soluções!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This