Como proteger os dados dos seus clientes com IA

9 de maio de 2024 | Uncategorized

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as organizações.

E não é para menos. Os casos de vazamento de dados de grandes empresas são cada vez mais comuns, assim como os golpes cibernéticos aplicados a partir desses vazamentos.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a IT Governance, mais de 8 bilhões de registros foram violados em 2023. Entre as vítimas, empresas do setor imobiliário, de saúde, de telecomunicações, de segurança infantil e de tecnologia da informação, entre outras.

Cada evento desses custa, em média, 4,45 milhões de dólares, segundo a IBM. Em contrapartida, a economia média das organizações que investem em IA de segurança e automação é de 1,76 milhão de dólares, em comparação com aquelas que não o fazem.

Se você chegou até aqui buscando evitar esses problemas na sua empresa, continue a leitura. Vamos te mostrar como proteger os dados dos seus clientes com IA!

Boas práticas para proteção de informações

Segurança dos dados refere-se às medidas tomadas para proteger as informações digitais contra acesso não autorizado, corrupção ou roubo durante todo o seu ciclo de vida.

Ela abrange diversas tecnologias, processos e práticas projetadas para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados dos seus clientes.

Confira as melhores práticas para proteção de dados na sua empresa:

Construa uma boa infraestrutura de banco de dados

Como o próprio nome sugere, o banco de dados é — ou deveria ser — o local mais seguro para armazenar as informações dos seus clientes. Mas, para que ele cumpra essa função, precisa ter uma boa infraestrutura.

Entre os modelos de bancos de dados mais seguros e utilizados atualmente está o de tripla camada, onde o usuário acessa um servidor intermediário e este servidor intermediário acessa a fonte real dos dados.

Desse modo, é possível garantir camadas adicionais de proteção de dados, assim como dispositivos de detecção de falhas, como firewalls.

Ademais, este modelo também permite que você crie perfis de usuários de acordo com as necessidades de acesso, evitando que dados sensíveis sejam acessados por pessoas não-autorizadas.

Categorize os dados adequadamente

A categorização de dados permite que você determine níveis de proteção diferenciados, aplicando recursos mais robustos para aqueles dados mais sensíveis.

Esse tipo de cuidado ajuda no controle de acesso a dados críticos, como informações bancárias, por exemplo, reduzindo o risco de exposição inadequada.

Você pode classificá-los da seguinte forma:

  • Públicos: não precisam de proteção adicional e podem ser compartilhados de forma pública;
  • Privados: podem ser acessados por funcionários da empresa, mas não pelo público geral;
  • Confidenciais: podem ser acessados apenas por pessoas autorizadas;
  • Restritos: dados altamente confidenciais, protegidos por lei.

Implemente controles de acesso

Ter controles de acesso bem estabelecidos na empresa contribui para garantir a proteção de dados e evitar vazamentos indesejados. Além disso, é uma prática simples de ser feita.

O primeiro passo, você já deve ter dado, que é classificar os dados de acordo com a categorização anterior. Depois, precisa entender quais colaboradores podem ter acesso a cada tipo de dado.

Em seguida, implemente o controle de acesso, seja por senhas, tokens, biometria ou outras formas compostas de identificação. Assim, caso haja qualquer suspeita de fuga de dados, você saberá exatamente quem os acessou.

Crie uma política de segurança de informações

Ações isoladas contribuem bastante. Contudo, nada melhor do que ter uma política de segurança dos clientes bem estruturada.

Essa política consiste em criar mecanismos seguros, implementá-los e aprimorá-los constantemente, a fim de manter sua empresa e seus clientes protegidos de potenciais ameaças.

Além disso, a política de segurança de dados prevê o treinamento do time interno para cumprir com as diretrizes de segurança da empresa, blindando todos os pontos de contato com os clientes e o fluxo de informações dentro da organização.

Todas essas camadas de proteção que você pode adotar podem ser potencializadas com a aplicação da IA. Confira como no tópico a seguir.

O papel da IA na segurança de informações

Em meio aos crescentes ataques cibernéticos e vazamentos de dados, toda ajuda é bem-vinda quando o assunto é proteção de dados de clientes. E aqui, a inteligência artificial joga um papel fundamental.

Detecção avançada de ameaças

Construir muros que impedem a invasão de agentes externos é ótimo. Mas e se você pudesse ter um sistema de alarme inteligente, que detecta anormalidades e avisa com antecedência sobre potenciais ameaças?

Algoritmos de machine learning podem analisar grandes volumes de dados e identificar padrões anormais, disparando alarmes para o seu time antes que qualquer tipo de problema realmente aconteça.

Resposta automatizada a incidentes

Se o seu time de TI é enxuto e não consegue tomar conta de tudo ao mesmo tempo, que tal uma ajudinha com respostas automatizadas a incidentes?

Basicamente, você treina a IA para identificar comportamentos suspeitos e tomar ações preventivas de forma automática, sem mobilizar toda a sua equipe para compreender o que está acontecendo.

Análise comportamental

A análise comportamental é um dos grandes trunfos da IA quando o assunto é proteção de dados, pois ela aprende sobre os comportamentos dos usuários e, em caso de um desvio nesse padrão, aciona dispositivos de segurança preventivos.

Um exemplo bem comum é quando a operadora do seu cartão de crédito recusa uma compra que considera suspeita.

Aprendizagem adaptativa

Sabemos que quanto mais a tecnologia evolui, mais ameaças surgem à proteção de dados de clientes.

Contudo, a inteligência artificial aprende continuamente com os processos internos e externos acionados pelos clientes da sua empresa e se atualiza constantemente de forma a barrar qualquer tipo de ameaça.

Quer proteger as informações dos seus clientes de forma eficaz? Continue aprendendo com a gente. Assine a nossa newsletter!

imagem-dados
AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This