Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

10 de junho de 2024 | Uncategorized

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios.

Prova disso é que, enquanto 65% das empresas fizeram investimentos estratégicos em nuvem, apenas 32% alcançaram seus objetivos completamente. Isto é, existe um longo caminho de aprendizado e novos investimentos a serem feitos.

E essa mudança vem rapidamente. Segundo a Gartner, até 2025, 85% das organizações adotarão o princípio de cloud first. Além disso, 95% das atividades empresariais serão realizadas por meio de plataformas na nuvem.

Esses dados nos dão uma pequena dimensão do que nos aguarda não só como empresas, mas, principalmente, como equipes de TI. Afinal, cabe aos profissionais de tecnologia fazer a implementação e manutenção de todas as ferramentas, a fim de garantir operacionalidade, segurança e resultados.

Continue a leitura e entenda como o cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas!

O conceito Cloud na prática

Na prática, cloud computing é a entrega de serviços e recursos de TI por meio da internet. Ou seja, em vez de ter tecnologias instaladas localmente, em servidores potentes e sob responsabilidade da sua empresa, você tem esses recursos disponíveis em servidores online.

Essa dinâmica de trabalho proporciona uma série de benefícios, dos quais um dos mais relevantes é poder fazer uso dessas soluções sob demanda.

Você pode utilizar o cloud para realizar backup de dados, acessar aplicações em nuvem, criar desktops virtuais para aumentar a segurança da informação e até realizar testes de software de maneira descentralizada.

Como o Cloud impulsiona a inovação nas empresas

Um dos principais pilares da inovação nas empresas, o cloud computing traz mais agilidade, flexibilidade e escalabilidade para as operações. Veja como ela pode impulsionar seus negócios:

Agilidade

O cloud oferece uma série de recursos prontamente disponíveis para que seu time otimize tarefas e trabalhe de forma colaborativa. Isso favorece o desenvolvimento de softwares e projetos, a testagem de protótipos e até o monitoramento de resultados.

Com a alta disponibilidade de dados que o cloud oferece, seu time pode realizar testes, fazer comparações e extrair insights de negócios com maior velocidade. Desse modo, vocês ganham maior capacidade de inovação em um menor espaço de tempo, o que garante maior competitividade.

Elasticidade

Se você está no mercado há mais tempo, certamente se lembra de quando era preciso comprar soluções caríssimas como forma de “prever” um aumento das operações, mas que nem sempre se concretizava, gerando altos custos desnecessariamente.

Pois bem, com o cloud computing, você tem algo que chamamos de elasticidade. Ou seja, você pode ampliar ou diminuir a quantidade de recursos utilizados de acordo com a sua demanda.

Isso traz mais flexibilidade para liderar projetos de inovação, com maior controle de recursos e possibilidade de planejamento antecipado sobre novos investimentos.

Redução de custos

Uma parte determinante da inovação empresarial está na capacidade de desenvolver novas soluções para o mercado ao mesmo tempo em que se reduz custos. E o cloud traz essa possibilidade como nenhuma outra ferramenta.

A elasticidade contribui muito para essa capacidade de redução de custos. Mas o cloud vai além. Você pode, por exemplo, ter equipes descentralizadas trabalhando em conjunto em uma mesma solução. Esse simples passo pode reduzir custos como deslocamento, infraestrutura da empresa e até mesmo a necessidade de data centers locais.

Implementação facilitada

Quantas vezes você já teve que esperar meses pela implementação de uma nova solução na sua empresa? Com o cloud computing, essa demora deixa de existir.

Via de regra, as soluções em cloud são fáceis de serem implementadas e podem ser facilmente contratadas. Desse modo, sua equipe não precisa ficar esperando dias ou semanas para começar um novo projeto de inovação.

Transformação digital impulsionada pela nuvem

A transformação digital tem por objetivo digitalizar, automatizar e otimizar processos por meio do emprego de novas tecnologias. Desse modo, os processos organizacionais tornam-se mais eficientes, o que impacta na transformação da empresa como um todo.

Com uma nova mentalidade e processos centrados na geração de resultados para os clientes, é possível, então, transformar produtos e serviços de modo que estes se tornem cada vez melhores.

Mas como isso ocorre na prática? E qual é o envolvimento do cloud computing nessa missão?

Modernização da infraestrutura

Um dos grandes desafios das empresas é manter seus tech stacks atualizados. Ou seja, estar em dia com relação às melhores tecnologias.

Como nem sempre é possível implementar tudo de uma vez, o cloud computing contribui na medida em que você pode comprar soluções modulares e integrá-las de maneira rápida, aproveitando tanto os recursos de sistemas legados quanto de tecnologias em nuvem.

Essa possibilidade dá uma outra dimensão para a transformação digital, já que potencializa os resultados tanto das equipes quanto da própria empresa em um curto espaço de tempo.

É como se vocês fossem dando pequenos passos rumo ao objetivo maior, que é a completa transformação digital.

Redução da inatividade

De acordo com um estudo da AWS, o cloud computing pode reduzir até 57% do tempo de inatividade de sistemas, contribuindo, assim, para um aumento da produtividade da equipe.

Se considerarmos soluções que operam com auxílio da Inteligência Artificial e do Machine Learning, podemos ter ferramentas operando 24/7 sem pausas.

Isso se reflete em maior velocidade, precisão e segurança na tramitação de dados estruturados e não-estruturados. Além disso, você pode ampliar o atendimento ao cliente, garantindo maior qualidade e satisfação.

Digitalização de serviços

Software as a Service – SaaS, Infraestrutura como Serviço – IaaS, Plataformas como Serviço – PaaS, entre outros modelos baseados em cloud computing permitem digitalizar os serviços da sua empresa de forma rápida, segura e bastante eficaz.

Desse modo, é possível digitalizar os serviços rapidamente, com a qualidade que os seus clientes e usuários merecem. Além disso, a adoção dessas tecnologias traz maior capacidade de escalar as soluções que a sua organização oferece, atingindo novos mercados e clientes.

Se você está em busca de inovação digital, não perca os próximos conteúdos da Spread. Assine nossa newsletter e fique por dentro das maiores tendências de tecnologia para o seu negócio!

imagem-cloud
MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho com apoio de tecnologias como a automação, com a expectativa de que 69% de todo o trabalho gerencial...

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência, hoje este cenário mudou completamente. Cada pessoa é única e deseja ser tratada desta maneira, seja...

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo menos 33% das organizações já fazem investimentos em IA. Além disso, 22% delas buscam a integração...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

Share This