Como lucrar na Black Friday usando a tecnologia Big Data

22 de novembro de 2022 | Inovação e tecnologia

A Black Friday já está aí e você ainda tem dúvidas de como lucrar mais na data mais esperada do ano? Então continue a leitura e saiba como você pode extrair mais valor desse mega evento do comércio para alavancar suas vendas através de novas tecnologias como o Big Data!

Qual é a importância da Black Friday para as empresas?

Se você nunca parou para pensar na importância que a Black Friday tem para os seus negócios, talvez seja importante tirar alguns minutos para compreender o impacto desse evento nos negócios.

Em 2021, o faturamento do comércio eletrônico com a Black Friday foi de 5,4 bilhões de reais. E aqui convém lembrar que estávamos em plena pandemia de coronavírus, com muitas incertezas sobre o mercado e até a continuidade dos empregos.

Esse montante foi 5,8% maior do que o faturado em 2020. Já para 2022, a expectativa é de um crescimento de 3,5% em relação a 2021, com um faturamento superior aos 6 bilhões de reais.

Já pensou em como garantir a sua fatia desse bolo? Continue a leitura e saiba como o Big Data pode te ajudar!

A importância da tecnologia Big Data como estratégia para Black Friday

Segmentação de clientes

Uma das maiores contribuições de novas tecnologias como o Big Data para o comércio em geral é a segmentação de clientes.

Com Big Data, sua empresa conquista a capacidade de conhecer cada cliente de forma profunda, segmentando suas campanhas de Black Friday de acordo com os interesses de cada um.

A segmentação de clientes também permite que você ofereça descontos diferenciados para quem tem relacionamento com a sua marca há mais tempo. Além disso, colabora para que o seu atendimento ao consumidor seja personalizado, aumentando o engajamento e fidelidade dos clientes ao longo do tempo.

Precificação dinâmica

Outro fator indispensável para quem deseja ter sucesso na Black Friday é desenvolver uma política de preços competitiva. Mas como vencer a concorrência nessa hora se você não sabe quanto as outras empresas estão dispostas a arriscar em termos de precificação?

Antes, essa aposta era feita com base no feeling e dados históricos de campanhas passadas. Mas hoje, com tecnologias como o Big Data, você pode criar uma estratégia de precificação dinâmica.

Basicamente, a tecnologia que você utiliza faz a leitura dos preços de sites concorrentes e confronta com os seus dados de custos e precificação, chegando a um valor que seja competitivo para a sua empresa, mas que não comprometa a sua lucratividade.

O grande truque mestre aqui, é que essa análise é feita em tempo real. Ou seja, os preços dentro do seu site ou e-commerce podem ir variando hora a hora, minuto a minuto, cliente a cliente, para chegar numa equação que seja benéfica para o seu negócio.

Gestão de estoque inteligente

A falta de produtos em estoque é uma das maiores barreiras para o sucesso de qualquer empreendimento durante a Black Friday. E isso está bastante atrelado à sua capacidade de gerenciar adequadamente o seu estoque, prevendo demandas e abastecendo suas unidades de negócios de forma adequada.

A boa notícia é que com tecnologias como o Big Data, fica muito mais fácil romper essa barreira e alavancar as suas vendas. Isso porque uma solução de Big Data completa permite que você faça análises históricas e extraia o que chamamos de previsibilidade de demandas.

Com isso, você prevê com antecedência quantos produtos em estoque precisa ter para atender a demanda dos seus clientes, evitando a falta de produtos no momento da venda.

Da mesma forma, essa tecnologia ajuda a reduzir os desperdícios com produtos parados na prateleira depois da Black Friday. Ou seja, você ganha vantagem competitiva em duas frentes.

Experiência do cliente

Você sabia que a maior concorrência das empresas não está nos seus produtos ou serviços, mas sim na experiência do cliente?

73% dos consumidores afirmam que ter uma ótima experiência de compra é fator determinante na hora de tomar uma decisão por uma marca ou outra. Além disso, 42% dos consumidores dizem que não se importariam em pagar mais para ter uma experiência de compra diferenciada.

E sabe como você pode proporcionar esse diferencial? Desenvolvendo uma comunicação omnichannel com a sua audiência. Isso significa ter vários canais de comunicação para atender aos seus clientes e concentrar todas as informações dessas conversas em um único local.

Com todos os dados armazenados em um único local, toda a sua empresa tem acesso ao histórico de relacionamento de cada pessoa com a marca, podendo oferecer o atendimento personalizado que comentamos anteriormente.

Além disso, a comunicação flui de maneira mais rápida, acelerando processos de vendas, emissão de notas fiscais, trocas de produtos e esclarecimento de dúvidas. Em suma, agilidade no atendimento e satisfação do cliente.

Tomada de decisão em tempo real

Nós sabemos que nem tudo sai 100% do modo como você planeja. E a vantagem de novas tecnologias como o Big Data é que você não precisa se preocupar em ver os deslizes só depois de a Black Friday ter acabado.

Com a solução certa, você analisa dados em tempo real e pode tomar decisões rapidamente para alterar o curso de qualquer campanha. Isso contribui para evitar prejuízos e alavancar sua lucratividade durante esse período.

Além disso, depois de a Black Friday ter acabado, seu time pode analisar toda a performance da campanha e identificar os pontos positivos e negativos de cada decisão, se preparando ainda mais para o próximo ano.

Quer lucrar mais não só na Black Friday, mas durante o ano todo? Fale com nosso time de especialistas em dados e conheça as soluções da Spread que vão ajudar sua empresa a faturar mais!

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