Como ganhar eficiência com desenvolvimento de softwares

31 de janeiro de 2023 | Inovação e tecnologia

Impulsionado pelas constantes inovações, o mercado de desenvolvimento de softwares se supera a cada ano. Mas nada disso vem de forma simples ou fácil. As empresas que investem em tecnologia têm se dedicado cada vez mais a oferecer serviços únicos e ferramentas à frente de seu tempo.

Tanto esforço vem com suas recompensas, é claro. Segundo estimativas, o segmento de desenvolvimento de softwares deve atingir um faturamento de 700 bilhões de dólares em 2026, o que significa um crescimento de 2,5 vezes em relação ao cenário atual.

Porém, para que você aproveite ao máximo as oportunidades que este mercado oferece, precisa olhar com cuidado para a eficiência dos seus processos de desenvolvimento de software. E é sobre isso que vamos falar hoje.

O que é o desenvolvimento de softwares?

Desenvolvimento de software se refere ao conjunto de processos de criação, design, implantação e suporte de programas de computadores concebidos para executar determinadas atividades.

Esses softwares podem ser, basicamente, de quatro tipos:

  • software de sistema;
  • software de programação;
  • software de aplicação;
  • software embarcado.

Cada um deles auxilia pessoas e empresas na execução de atividades, levando à melhoria de processos e aumento da eficiência operacional. E num mercado onde se destaca quem está à frente dos demais, ganhar eficiência com desenvolvimento de software também significa vantagem competitiva e, possivelmente, melhores ganhos.

Quais os principais tipos de desenvolvimento de software?

Existem diversos tipos de desenvolvimento de software, alguns bastante consolidados e outros que ainda são emergentes. Mas uma coisa é fato: quem quer se destacar no mercado precisa estar atento às tendências para não perder nada. Por isso, selecionamos os principais tipos de desenvolvimento de software para que você os conheça:

Desenvolvimento de aplicativos web

Os aplicativos web já fazem parte das nossas vidas há algum tempo, ainda que não tenhamos parado para prestar atenção neles. Em resumo, eles são todas as ferramentas que acessamos por meio de um navegador de internet.

A vantagem desse tipo de software é que ele não precisa ser baixado para o computador ou celular. A internet permite que você o acesse de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo.

O desenvolvimento de aplicativos web tem se tornado um dos investimentos mais buscados pelas empresas justamente pela capacidade de distribuição e escalabilidade.

Desenvolvimento de API

API é a sigla que resume o termo Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos. Trata-se de uma tecnologia que permite conectar outros softwares entre si, criando uma comunicação bidirecional entre eles.

Uma das maiores vantagens das APIs é a possibilidade de integrar sistemas legados com sistemas em nuvem, ajudando empresas a evoluir sua capacidade de análise de dados sem precisar trocar todo o seu portfólio de tecnologias de uma vez.

Desenvolvimento de banco de dados

Quando nos deparamos com a Era do Data Analytics, ficou evidente a importância dos bancos de dados. Esta tecnologia é dedicada a armazenar dados de forma organizada, de modo que qualquer pessoa possa acessá-los de maneira simplificada.

E como a quantidade de informações no mundo cresce exponencialmente, cada vez mais somos desafiados a desenvolver softwares capazes de armazenar grandes volumes de dados.

Desenvolvimento de aplicativos móveis

Os aplicativos móveis são os famosos apps que instalamos em nossos smartphones e que facilitam muito a nossa vida.

Seja para acessar redes sociais, serviços bancários e até mesmo serviços de streaming no celular, esses softwares são os queridinhos do momento por um simples motivo: eles vão com o usuário aonde quer que ele esteja. E isso permite às empresas estarem mais próximas de seus clientes, oferecendo soluções cada dia mais personalizadas.

Desenvolvimento de front end e back end

Front end e back end são duas faces de um mesmo software. Enquanto o front end se encarrega da interface com a qual o usuário final interage, o back end se ocupa da estrutura interna, que não é visível para o usuário final do software.

Ambos tipos de desenvolvimento de software são essenciais para promover uma experiência do usuário intuitiva, simples e acessível. Também contribuem para melhorar o fluxo de informações e munir a empresa de dados confiáveis sobre os seus processos.

Existem, ainda, o desenvolvimento full stack, computação em nuvem, DevOps, desenvolvimento de software para dispositivos vestíveis e para videogames, entre outros.

Como desenvolver um software com método ágil? 

Como você deve ter percebido, existem diversas maneiras de desenvolver softwares que ajudam a empresa a crescer. Mas como você pode tornar este processo mais veloz?

A resposta está no uso de métodos ágeis de desenvolvimento de software. Ou seja, uma abordagem iterativa onde o projeto é dividido em etapas menores (sprints) e permite que, a cada fase concluída, seja gerado um valor real para o cliente.

O Agile, como também é conhecido o desenvolvimento de software ágil, traz mais flexibilidade ao processo, permitindo maior controle sobre prazos e qualidade. Além disso, permite incrementos contínuos ao software, tornando-o cada dia melhor.

Aqui na Spread temos uma metodologia própria para adoção, aprimoramento e propagação de métodos ágeis, que é o SPREAD BUSINESS AGILITY, baseado na Filosofia Lean Agile de trabalho, que visa melhorar o nosso entendimento sobre os desafios dos clientes e acelerar o desenvolvimento de aplicações.

Confira as principais etapas do desenvolvimento de software ágil:

1. Conceitualização

É a etapa onde o escopo do projeto, bem como seu detalhamento é realizado. Uma documentação é preparada para garantir o alinhamento entre a equipe e o cliente final.

2. Arquitetura do projeto

Num segundo momento, o time de projetos monta a arquitetura do mesmo, estabelecendo fluxos de trabalho, recursos necessários e os requisitos do projeto.

3. Iteração

Esta é a principal etapa do processo de desenvolvimento de software ágil, pois é onde ele é construído de fato. Cada sprint tem como objetivo um entregável útil e funcional.

Nesta etapa também são realizadas melhorias de acordo com o feedback dos testes e dos usuários, visando incrementar o software.

4. Liberação

Quando a solução está quase pronta, entra em cena o trabalho da equipe de controle de qualidade. O objetivo é garantir que todas as funcionalidades estão em perfeito funcionamento e alinhadas ao escopo proposto no início do projeto.

5. Suporte

Uma vez que esteja tudo certo com o software, ele é liberado para o uso dos clientes e a equipe passa a atuar apenas na manutenção, caso seja necessário.

Essas são as etapas essenciais para ganhar eficiência no desenvolvimento de softwares. E, para que você se beneficie de verdade da metodologia certa para este desenvolvimento, convém conhecê-la em maior profundidade.

No artigo Como implementar a metodologia ágil na minha empresa, você encontra um passo a passo mais detalhado de como dar o pontapé inicial para que a sua operação comece a desenvolver uma cultura ágil. 

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This