por | out 6, 2021

Como fazer o fechamento contábil de maneira estratégica?

O fechamento contábil de qualquer negócio é tão importante que a má gestão das finanças figura como um dos principais motivos de falência. 

De fato, uma média de 20% das empresas não consegue passar do primeiro ano, 50% fecham as portas nos primeiros cinco anos e somente cerca de um terço dos empreendimentos consegue atingir dez ou mais anos de idade.  

E como dissemos no primeiro parágrafo, a falta de controle do dinheiro é um dos maiores problemas de um empreendimento. 

Os donos até sabem mais ou menos quanto capital é necessário para manter as atividades. Mas, por outro lado, é muito comum que eles não saibam precisamente qual é a receita de suas companhias e quanto foi gasto em um determinado período. 

Essa falta de conexão entre a realidade e a necessidade tem consequências desastrosas para qualquer negócio. Por isso é tão importante ter um fechamento contábil ágil, transparente e o mais  estratégico possível.  

Siga conosco e saiba como fazer isso! 

O que é o fechamento contábil? 

Falando de forma simples, o fechamento contábil é a análise das informações financeiras, fiscais, trabalhistas e contábeis da empresa. 

Ter essa noção de tudo o que entra e sai de seu empreendimento é fundamental para ajudar seus gestores na tomada de decisão de maneira assertiva dentro de sua companhia.  

O fechamento contábil pode ser feito em intervalos de um mês, alguns meses ou até mesmo de forma anual. Nele, devem figurar toda e qualquer movimentação de dinheiro que tenha acontecido no período em questão.  

Isso é feito entre o financeiro e a contabilidade e nada, absolutamente nada pode ficar de fora dessa análise. Cada centavo gasto, cada conta paga, cada parcela quitada, toda a receita registrada no intervalo deve figurar neste relatório.  

Há vários desafios no fechamento contábil, mas ele devolve um raio-x perfeito de como anda a saúde financeira de sua companhia. Quer saber por que isso é importante? Continue com a leitura! 

Por que o fechamento contábil é importante? 

Há vários desafios no fechamento contábil, mas ele devolve um raio-x perfeito de como anda a saúde financeira de sua companhia. Quer saber por que isso é importante?  

Se você tem uma radiografia das finanças de seu negócio, você pode saber se está realmente indo bem ou se tudo não passa de um achismo.  

As finanças são um fato, e não opinião. Neste sentido, quanto mais você souber dos dados concretos relacionados ao dinheiro da sua empresa, mais condições vai ter de pensar se pode expandir, se deve diminuir os gastos, se está indo na direção correta ou até mesmo se está à beira da falência.  

O fechamento não é só um relatório: ele deve servir de base para suas decisões futuras. Por isso falamos que ele deve ser feito de maneira estratégica, já que você vai usar isso para encontrar formas de ter melhores resultados no seu negócio.  

Sobre os intervalos, recomendamos que você faça fechamentos mensais e anuais. O mensal é uma lupa do período recente, o anual serve para entender se suas estratégias deram resultado.  

Agora, como você faz tudo isso? Com planilhas desconexas, cada departamento anotando onde queira todas as suas movimentações? Na cabeça de algum funcionário que pode ir embora da companhia de um momento para outro? 

Chegou a hora de mostrar para você como diminuir o ciclo do seu fechamento contábil e deixá-lo mais simples, rápido e, imagine só: totalmente automatizado.  

Fechamento contábil e a transformação digital 

Felizmente, a transformação digital também chegou ao setor financeiro. Por anos, vimos como a transformação digital foi, gradativamente, ajudando negócios de todos os tipos a automatizar tarefas repetitivas e que podiam ser facilmente executadas com a ajuda da tecnologia.  

Atualmente, os departamentos financeiros e contábeis também podem contar com as vantagens de um fechamento contábil com praticamente todas as suas etapas feitas por softwares.  

Um excelente exemplo disso é o cockpit de encerramento, ou financial closing cockpit, uma das soluções mais poderosas que uma empresa pode encontrar em um sistema de gestão SAP.  

Entre suas principais vantagens, podemos destacar:  

Mais agilidade 

Para ser ágil, você precisa ter tudo à mão. Neste sentido, um fechamento contábil estratégico pode ser beneficiado por soluções únicas, onde os dados sobre os ativos, análise de custos e livros estejam acessíveis a poucos cliques.   

Atualização dos processos 

A cada movimentação, é preciso atualizar os bancos de dados da contabilidade. A transformação digital está à sua disposição para que, sempre que alguma entrada seja registrada, isso seja atualizado em todos os relatórios que tenham a ver com tal informação.  

Otimização das informações 

Que tal contar com todos os dados financeiros e contábeis em um só lugar? Imagine ter uma visão completa do histórico de movimentações, consultar saldos de estoques e visualizar informações relativas somente aos lucros em uma só plataforma. 

Menos burocracia 

Sabemos como o fechamento contábil depende do controle de detalhes. Com uma solução pensada especificamente para este fim, sua empresa pode dispensar o uso de múltiplas soluções e ferramentas de fechamento, tornando todo o processo ainda mais simples.  

Como tornar tudo estratégico então? 

Para atuar de forma estratégica, sua empresa precisa pensar de forma estratégica.  

E na era da transformação digital, a tecnologia caminha de mãos dadas com a automação de tudo que tenha a ver com a contabilidade. Implementando ferramentas você pode reinventar as suas finanças na era digital com soluções especialmente pensadas para finanças, que, entre outras funcionalidades, entregam: 

  • todo o desenvolvimento tecnológico aplicado à automatização; 
  • controle das etapas do ciclo de fechamento; 
  • gestão de documentos; 
  • centralização de pagamentos e demais processos para um fechamento contábil. 

Ao invés de usar várias soluções em tecnologia, que tal aproveitar para ter um custo operacional até 40% menor, centralizando seu fechamento contábil em uma única ferramenta? 

Isso é perfeitamente possível, e está a seu alcance. Chegou a hora de reinventar as suas finanças e entrar, de vez, para a era digital!  

Tenha todo o poder da tecnologia à sua disposição!

Queremos lhe apresentar um ambiente no qual o planejamento financeiro, o fechamento contábil, a gestão de contas a receber e o compliance e a redução de riscos são atendidos em um só lugar.  

Não perca mais tempo! Entre em contato conosco hoje mesmo! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos