Como os dados contribuem em decisões mais assertivas

1 de outubro de 2022 | Inovação e tecnologia

A análise de dados é um processo no qual uma série de dados vindos de fontes diversas são inseridos em um sistema capaz de captá-los, coordená-los e transformá-los em inteligência de negócios. Dentre os tipos de tecnologias usadas nesta análise estão o Big Data e o Business Intelligence, duas das mais robustas soluções quando o assunto é extrair informações estratégicas sobre o seu negócio.

Mas antes de investir em data analytics ou outra estrutura, talvez você esteja se perguntando como os dados contribuem para a tomada de decisões assertivas. E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Qual é  a importância dos dados na tomada de decisões?

De acordo com uma pesquisa da NewVantage Partners, 97,2% dos executivos afirmam que suas empresas estão investindo em análise de dados por meio de Big Data e Inteligência Artificial. E não é para menos, em 2025, o volume total de dados gerados em todo o mundo atingirá 181 zettabytes.

A grande questão é que a coleta e processamento manuais torna as informações obsoletas antes mesmo que elas possam gerar algum tipo de benefício para a organização, o que faz com que o uso das tecnologias adequadas seja uma premissa fundamental para a tomada de decisão estratégica.

Munida de um banco de dados estratégico, sua empresa tem mais assertividade nas decisões, reduz falhas de julgamento e aumenta sua capacidade de prever situações que possam gerar riscos ou oportunidades ao negócio.

Além disso, com uma boa análise de dados combinada a robotização, sua organização pode chegar a uma redução significativa de custos, segundo indica uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review, e desenvolver soluções inovadoras que antes não haviam sido pensadas.

Agora que você já conhece algumas das vantagens de fazer bom uso dos dados na tomada de decisão, talvez esteja se perguntando como fazer uso desses dados na prática.

Começando sua estratégia de dados

Para começar a utilizar a tecnologia de dados a favor da sua empresa, o primeiro passo é ter uma estratégia de dados robusta, pensada e planejada para oferecer os insights que sua empresa precisa. Esse preparo é necessário para que os dados da sua empresa sejam bem gerenciados e realmente gerem valor para o empreendimento.

Isso pode ser feito através de uma abordagem que conduz sua empresa por 4 etapas essenciais e que foram compiladas pela Gartner Analytic Ascendancy Model da seguinte maneira:

1. O que aconteceu?

O primeiro passo para utilizar seu banco de dados já existente para tomar decisões mais assertivas é entender o que aconteceu com a sua empresa. Isso significa reunir todas as informações passadas e analisá-las para entender o histórico do seu negócio, como ele evoluiu, que resultados alcançou ao longo do tempo.

2. Por que aconteceu?

A segunda etapa dessa investigação é compreender o por que de tudo o que aconteceu e como. Esta é a etapa de diagnóstico dos processos e quando você vai tentar identificar o que deu certo e o que deu errado em cada momento. Além disso, você pode aproveitar para tentar identificar o que poderia ter sido feito para que os resultados fossem melhores.

3. O que vai acontecer?

A terceira etapa é começar a pensar no futuro: o que vai acontecer em seguida? Essa é a parte de análise preditiva, onde sua empresa começa a ter insights dos reflexos das suas ações. Você vai perceber que a realização de testes e checagens se torna mais intensa até entender quais são as melhores decisões para colocar em prática.

4. Como podemos fazer isso acontecer?

O quarto pilar desse modelo de estratégia é ter uma inteligência tecnológica suficiente para saber exatamente o que fazer para gerar o resultado que sua empresa espera. Isso demanda uma capacidade de análise de dados profunda, ágil e integrada, seja pelo uso do Big Data, Business Intelligence ou outras ferramentas que sua empresa tenha.

Descubra 5 maneiras de usar seus dados a favor da estratégia por segmento de negócio

1. Dados de marketing

Os dados do setor de marketing são fundamentais para compreender o perfil dos seus clientes e assim desenvolver estratégias mais assertivas de captação, conversão e retenção de clientes.

Perfil de compra, histórico de relacionamento, lifetime value, ticket médio, entre outros dados, são o ponto de partida para que sua empresa escale as vendas e tenha um melhor retorno sobre o investimento.

2. Dados de vendas

Não podemos falar de marketing sem falar em como otimizar o processo de vendas, e como os dados também são essenciais para a tomada de decisões mais assertivas neste setor.

Com uma análise preditiva de dados, sua empresa é capaz de antever a quantidade de produtos necessários em estoque, otimizando recursos, evitando estoques obsoletos e perda de materiais, por exemplo.

A preferência dos consumidores por produtos de cores ou marcas é outro trunfo que a sua empresa pode ter com a análise de dados em vendas, assim como o momento ideal de ofertar um upsell de produto, caso sua organização trabalhe com serviços.

3. Dados financeiros

Um dos pilares de qualquer organização, o financeiro é um dos mais beneficiados com uma gestão de dados eficiente. Uma das principais vantagens é poder compreender a evolução financeira da empresa e prever com bastante precisão a saúde financeira dos negócios.

Além disso, a análise de dados nas finanças traz maior segurança na hora de realizar investimentos, analisar a viabilidade de projetos, realizar fechamentos contábeis e oferecer insights aos gestores na hora de tomar decisões que podem afetar a lucratividade do negócio.

4. Gestão de pessoas

Outro pilar essencial para o sucesso da organização é a gestão de pessoas, que também pode se beneficiar de decisões mais assertivas através da análise de dados.

Sua empresa pode compreender melhor o perfil dos colaboradores, analisar o desempenho deles ao longo do tempo, acompanhar a produtividade e fazer ajustes que elevem os resultados da organização de maneira sustentável.

5. Logística

Na logística, as decisões podem ser mais assertivas se você tiver dados precisos sobre a sua cadeia de suprimentos, prazos e preços de fornecedores, informações sobre perdas no estoque e como a sua cadeia de distribuição pode ser otimizada com a análise de mapas e rotas.

Agora que você já sabe como os dados contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva, chegou o momento de investir nas tecnologias certas. Conheça nossa consultoria Big Data Spread e tenha uma gestão precisa dos dados da sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas e descubra como implementar uma solução com Big Data, Analytics e BI para entender padrões capazes de apontar tendências e solucionar problemas futuros.

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This