Como aproveitar as vantagens de low code no setor de energia?

29 de agosto de 2023 | Inovação e tecnologia

Se você acompanha as inovações tecnológicas aqui da Spread, sabe que diariamente temos novidades. E a bola da vez é o low code.

Usado para desenvolvimento de aplicativos empresariais, o low code é igualmente útil para aplicativos web, mobile e até mesmo para softwares de uso pessoal. Por isso, nos últimos anos, surgiram plataformas de low code para inúmeras finalidades. 

Queira a sua empresa desenvolver processos automatizados de back-end, sistemas de autenticação ou aplicativos mais sofisticados, não pode abrir mão dessa solução.

No setor de energia, o low code também tem seu lugar garantido, inclusive sendo destacado pela S&P parte das ferramentas de transição para uma nova era das commodities

Quer saber mais sobre como aproveitar o poder do low code em empresas de energia? Siga com a leitura!

Descubra como low code pode ajudar empresas do setor de energia

O motivo do sucesso dessa tecnologia é simples: suas plataformas deixam a vida de seus programadores mais fácil. 

Seja na hora de desenvolver e implementar soluções, tudo que é feito com low code se adapta com rapidez a todos os requisitos de um projeto.

E isso só acontece porque o desenvolvimento de softwares em plataformas de low code são feitos por meio de uma plataforma que funciona com interfaces visuais que permitem que os programadores selecionem, arrastem e soltem funções. 

Sendo assim, com componentes pré-construídos, a sua empresa do setor de energia consegue personalizar seus aplicativos com um mínimo de esforço, e com mais poder de configuração do que quando trabalha com no-code.

Isso é especialmente útil em um setor que enfrenta inúmeros desafios, tais como a volatilidade do mercado, infra-estruturas antigas, preocupações ambientais, riscos de segurança, necessidade de desenvolvimento compatíveis com energias renováveis, entre outros. 

De forma resumida, o low code pode ajudar a sua empresa de energia de três formas:

#01 Mais agilidade no desenvolvimento de softwares de aplicativos

Imagine desenvolver aplicativos até 10 vezes mais rápido? Essa velocidade também é aplicável às integrações que a sua empresa precisa constantemente fazer entre todos os softwares, bancos de dados e diferentes sistemas. 

Com uma plataforma de low code, você consegue reduzir a carga dos seus profissionais de TI, já que até mesmo quem não é especialista em codificação pode operar seus recursos, com funções simples e intuitivas. 

#02 Redução de custos operacionais

Devido à natureza de equipes mais compactas e prazos reduzidos, os custos de desenvolvimento com low code diminuem consideravelmente, em comparação com o modelo convencional.

Por exemplo, se a sua empresa precisa de uma solução que automatize processos e se integre com os sistemas atuais de gestão de clientes e de operações, o low code pode ajudar. 

É perfeitamente possível criar uma solução que, além de ser estruturada, também tenha a flexibilidade suficiente para atender aos diversos tipos de projetos e usuários de sua empresa. 

Com equipes menores, prazos de desenvolvimento mais curtos e módulos que atendem a qualquer uma de suas necessidades, o low code faz com que você economize. 

#03 Erre menos, faça mais

Também conhecidas como plataformas de código baixo, elas podem reduzir consideravelmente o time-to-market de suas soluções em desenvolvimento de software. 

Como? Reduzindo os erros, e se tem algo que é comum em projetos de desenvolvimento de aplicativos são os bugs que surgem na codificação. 

Quanto mais se codifica, maiores as chances de surgirem incompatibilidades. O que as plataformas de código baixo fazem é exatamente automatizar o elemento de desenvolvimento, afinal de contas, pense bem: com menos trabalho manual, menos erros.

E não ter bugs em um sistema é o sonho tanto de desenvolvedores como de usuários, até mesmo porque os inconvenientes da solução de um problema dificulta qualquer coisa.

Pense assim: quanto você adota métodos de desenvolvimento low code, está dando um passo a mais em direção à perfeição. 

Como escolher sua plataforma de low code?

Até agora, são só vantagens, certo? Mas vai chegar a hora em que a sua empresa do setor de energia vai precisar escolher a plataforma low code com que vai trabalhar. 

Antes de tomar a decisão, siga estes passos simples:

Trabalhe com quem é especialista em low code

Muitas empresas e plataformas oferecem o low code entre seus serviços, mas o ideal é focar em quem desenvolve com plataformas especialistas no assunto, como a OutSystems. 

Além de permitir desenvolver rapidamente qualquer tipo de aplicativo, ela otimiza o seu desenvolvimento  e ajuda seus profissionais na hora de conceber e implementar soluções.

Aposte em quem oferece soluções completas

Um segmento com tantas especificidades como o de energia precisa de soluções totalmente personalizadas. E isso ainda precisa ser feito sobre todas as camadas de desenvolvimento, do front-end ao back-end, passando também pela automação. 

Mais ainda: permita que seus desenvolvedores transitem entre os diversos níveis de programação sem serem especialistas. 

Imagine ter devs de back-end participando do front-end, e vice-versa. Com a plataforma certa, todos participam da automatização de fluxos de trabalho, sem barreiras, conflitos ou necessidade de usar outras ferramentas. 

O resultado é um aplicativo multiplataforma, construído corretamente, escalável e absolutamente descomplicado.

Se você pensou que a gente ia sugerir vários passos complicados para escolher a sua plataforma de desenvolvimento certa, fique feliz em saber que isso é muito mais simples do que parece.

Torne o desenvolvimento de aplicações mais eficiente com low code

Decisão tomada? Quer desenvolver aplicativos para sua organização do setor de energia? O próximo passo é escolher seu parceiro nesta jornada de inovação e eficiência. 

Para ajudar nisso, vamos seguir um roteiro tão simples e eficiente como a própria filosofia low code: ouvir, mapear, validar e agir rápido. 

É assim que trabalhamos, focando nas estratégias e necessidades de seu negócio para entregar soluções com valor agregado para que sua indústria seja mais competitiva. 

Aliás, vamos fazer o seguinte: marque uma conversa com um de nossos especialistas em low code e vamos começar a sua revolução!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This