Oportunidade e desafios: como aplicar Big Data no setor financeiro

28 de outubro de 2022 | Inovação e tecnologia

O crescimento de usuários digitais, assim como a explosão da geração de dados online estão entre os grandes impulsionadores do data analytics nas instituições financeiras.

Com cada vez mais pessoas acessando serviços financeiros online e o perfil do consumidor se modificando rapidamente, mais do que nunca essas empresas precisam desenvolver soluções alinhadas às demandas do mercado, o que seria impossível sem o uso do Big Data.

No artigo de hoje, você vai descobrir quais são as oportunidades e desafios que a análise de dados traz ao setor financeiro e como você pode aplicar a tecnologia para extrair cada vez mais valor do seu banco de dados. Continue a leitura!

A importância da análise de dados para as finanças

O setor financeiro lida diariamente com milhares de informações estratégicas. Do comportamento de compra dos consumidores à análise de risco de crédito e o processamento de pagamentos, existe uma gama enorme de dados que devem ser coletados, armazenados e processados todos os dias.

Mas não basta ter um banco de dados enorme se você não sabe como fazer uso dele, certo? É aí que entram tecnologias como o Big Data, a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML), por exemplo.

Essas tecnologias são o elo entre o mercado e as organizações financeiras, trazendo insights poderosos que podem significar a diferença entre o lucro e o prejuízo.

As vantagens do Big Data nas finanças

Segundo a PwC, a análise de dados cumpre um papel crucial no sucesso organizacional, sendo sustentada por 4 pilares:

  • Tomar decisões com base em dados, não no feeling;
  • Promover o crescimento exponencial da organização através da descoberta de novas oportunidades de negócios;
  • Criar uma organização mais inteligente, capaz de prever tendências econômicas, financeiras e de mercado;
  • Gerenciar riscos e regulamentações com maior eficiência.

Além disso, a análise de dados impacta de forma particular outros setores, como marketing, por exemplo. No marketing, quanto mais sua organização conhecer o perfil dos seus clientes, mais eficazes serão suas estratégias de comunicação com o mercado. Consequentemente, melhores serão os seus resultados.

A segmentação de clientes de forma assertiva leva as organizações financeiras a desenvolver produtos e serviços mais personalizados, o que contribui para o aumento do lifetime value dos seus clientes e consequentemente melhoria de resultados.

O aumento da produtividade, redução de custos operacionais e maior capacidade de escalabilidade dos negócios também estão entre as vantagens de se investir em tecnologias de data analytics.

Os desafios que você precisa conhecer

Nem tudo são flores na adoção de ferramentas de análise de banco de dados, é claro. De acordo com a IBM, 24% das empresas do setor financeiro ainda não fazem uso do Big Data, enquanto 47% estão planejando fazer investimentos.

Isso significa que 71% das empresas do segmento ainda não usam seus bancos de dados de forma estratégica, o que pode gerar perdas significativas tanto para essas organizações quanto para seus clientes.

E o que impede essas empresas de dar o passo inicial rumo a uma jornada Big Data de sucesso? Segundo o mesmo relatório da IBM, os custos de implementação de uma infraestrutura adequada são um dos maiores obstáculos à plena adoção do data analytics nas organizações financeiras. Nesse sentido, os principais obstáculos são:

  • Integração dos dados oriundos de diversas fontes de informação;
  • Armazenamento flexível para comportar uma base de dados cada vez maior;
  • Alta capacidade de armazenamento em nuvem;
  • Segurança e governança da informação;
  • Ferramentas que aceleram a coleta, armazenamento e processamento dos dados.

Agora que você conhece melhor o cenário do Big Data Analytics no setor financeiro, talvez esteja se perguntando: e o que eu posso ganhar com isso? É o que veremos a seguir.

5 oportunidade para aplicar Big Data na área financeira

Não é de hoje que as instituições financeiras fazem uso de seus bancos de dados para extrair maior inteligência corporativa e assim atingir melhores resultados. Mas, a cada dia que passa, essa necessidade aumenta ainda mais. Sabe o porquê? Porque existem oportunidades a serem exploradas. E é sobre elas que vamos falar agora.

Coloque seus clientes no centro

Uma das maiores oportunidades de uso do Big Data nas finanças é a possibilidade de conhecer em detalhes cada cliente. Quanto maior o seu conhecimento sobre o perfil da sua comunidade, maior é a sua capacidade de desenvolver soluções personalizadas.

E a personalização da experiência do cliente traz inúmeros benefícios. De acordo com uma pesquisa, 91% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que oferecem recomendações relevantes para eles. Já a Epsilon afirma que 80% dos consumidores estão mais dispostos a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.

Reduza os riscos no negócio

Se o gerenciamento de riscos ainda não é uma prioridade na sua empresa, chegou o momento de mudar essa visão. Com o uso do Big Data, você se torna capaz de realizar análises de crédito mais imparciais e conceder benefícios de acordo com o perfil de cada cliente — olha a personalização aqui de novo.

Taxas de juros, parcelamentos, concessão de descontos e até mesmo recusa de empréstimos e outras facilidades bancárias se tornam mais simples de serem analisadas e concedidas através da análise apurada do seu banco de dados.

Aumente a produtividade da sua equipe

Uma das maiores dificuldades da análise de dados sem o auxílio das tecnologias certas está na demora no processamento das informações e também na possibilidade de erros humanos durante esse processo.

Mas com tecnologias adequadas, como Big Data, IA e ML, você não só elimina as chances de falhas como também acelera o processo de coleta, processamento e análise de dados.

Com processos seguros e automatizados, sua empresa ganha produtividade e escalabilidade, com a certeza de estar tomando as decisões certas de maneira totalmente racional.

Descubra novas oportunidades

À medida que você conhece o perfil dos seus clientes e tem a capacidade de analisar o cenário mercadológico em questão de segundos, fica muito mais fácil descobrir novas oportunidades de produtos e serviços.

Além disso, você pode explorar outras formas de gerar valor para a sua comunidade, como a formação de parcerias com outras empresas ou o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. Dê uma olhada nas fintechs e como elas têm explorado essas possibilidades!

Reduza custos operacionais

O investimento em tecnologias de data analytics pode parecer dispendioso a princípio. Mas a verdade é que no médio e longo prazo, você reduz custos operacionais ao mesmo tempo em que escala seu negócio.

Com a automação de processos, o trabalho manual deixa de ser um problema para sua equipe, que pode se concentrar no que é mais importante: o relacionamento com os clientes.

E quando o relacionamento é pautado em uma análise de dados eficaz, fica mais simples dialogar com sua comunidade e gerar mais valor em cada ponto de contato.

Quer descobrir o que mais o Big Data pode fazer para suas estratégias de negócio? Agende uma conversa com nossos especialistas.

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This