Como a tecnologia pode contribuir para a sustentabilidade nas empresas

7 de março de 2023 | Inovação e tecnologia

Quando pensamos em tecnologia e sustentabilidade, encontramos um paradoxo, já que, muitas vezes, ela é a responsável por alguns dos danos que vemos diariamente. Mas a tecnologia é, por outro lado, a solução para muitas questões ambientais.  

Se pudermos transformar todo o poder de nosso arsenal tecnológico e aproveitá-la de uma forma que ela não prejudique a natureza, teremos acesso a mais qualidade de vida sem que isso represente dano algum para o planeta.  

É hora de usar a tecnologia para criar sistemas que substituem as práticas tradicionais por fontes de energia renováveis, veículos elétricos, sistemas automatizados, o emprego de IA (Inteligência Artificial), entre outras alternativas possíveis e totalmente disponíveis na atualidade.  

Sustentabilidade não é só uma palavra do momento. É um motor de desenvolvimento ambiental, econômico e social que precisa estar presente em cada atitude de nosso dia a dia.  

Eficiência é a chave de um mundo mais sustentável 

Quando pensamos em ter um ambiente mais saudável, não podemos deixar de ter presente, em nossas mentes e ações, que precisamos ser mais eficientes.  

Imagine uma cadeia de transporte, de fabricação, de consumo de energia, só que tudo funcionando de forma mais eficiente e com o menor desperdício possível.  

Só com isso (não que seja pouco), poderíamos reduzir enormemente nossa pegada de carbono e marcar a diferença, mesmo que só a partir de nossas próprias iniciativas. Se todos fizessem um mesmo, o efeito cumulativo seria enorme.  

Neste sentido, algumas atitudes que uma empresa pode começar a implementar a partir de hoje, são: 

Automação como princípio 

Através de avanços na IA e na robótica, as indústrias podem automatizar uma maior parte de seus processos. Isso permitiria dedicar toda a energia da mão de obra humana a funções com maior valor agregado e substituir o trabalho repetitivo por robôs. Traduzindo: mais produtividade, com menor força de trabalho.  

Menos resíduos 

Produzir menos resíduos significa diretamente menos poluição ambiental. Quando apostamos em tecnologias de redução de resíduos, como robôs de reciclagem, programas de computador pensados para gerenciar resíduos ou estações e inclusive postos de coleta de materiais recicláveis, a natureza agradece.  

Eficiência de gastos com energia 

Mais eficiência na hora de consumir recursos financeiros que tem um impacto direto no meio ambiente. Pense bem, se você reduzir sua conta de energia com o uso de programas que identifiquem onde a eletricidade está sendo mal gasta, menos recursos hídricos serão necessários das usinas.  

Isso sem falar da tecnologia dos painéis solares, cada vez mais acessível e que ainda permite que você possa mandar o excedente que não consome de volta para as linhas de transmissão e receber créditos de consumo.  

Go Cloud 

As soluções na nuvem são um sucesso, e têm tudo a ver com um mundo mais sustentável.  

Acloud computing está posicionada como uma das ICTs (Information and Communications Technology) mais sustentáveis e eficientes. Estima-se que mais de 59 milhões de toneladas de carbono e cerca de 200 bilhões de euros tenham sido economizados por causa do uso da computação na nuvem.  

Pela sua natureza compartilhada, as empresas podem cortar até 40% de seus custos e reduzir seus consumos de energia. Ou seja, a nuvem é boa não só para o meio ambiente, como também para uma empresa. 

Uma melhor relação custo-eficiência permite que as organizações assumam maiores compromissos com a sustentabilidade, uma vez que se encontram numa boa posição financeira. 

Aumentar a eficiência é tão crítico para a sustentabilidade que produz um efeito de bola de neve que, em última análise, leva a mudanças significativas. Na medida que a eficiência aumenta, fica muito mais fácil se tornar uma empresa sustentável. 

Como os dados contribuem para a sustentabilidade? 

Alguém poderia até achar essa pergunta estranha. Afinal de contas, o que os dados têm a ver com sustentabilidade? 

A resposta é: tudo! Os dados cumprem um papel fundamental na busca por um meio ambiente mais sustentável. São as informações que tornam possível saber onde existe desperdício ou mesmo servem como ponto de partida para novos avanços tecnológicos.  

E como um grande ciclo de virtudes, estas novas tecnologias terminam por dar origem a novas formas de captação de informações que permitem que os pesquisadores possam usar para melhorar processos e torná-los menos nocivos ambientalmente.  

Os dados fornecem um panorama mais claro de todos os desafios que precisamos superar. Quando pensamos em contabilidade de carbono, podemos ter uma noção do quanto nossas operações estão emitindo para a atmosfera.  

É a partir daí que podemos criar estratégias e definir objetivos que visem um desenvolvimento mais sustentável que seja não só viável, como também executável.  

Por exemplo, as soluções de inteligência artificial das coisas (AIoT) permitem que dados sejam recolhidos em tempo real. Ferramentas movidas a AIoT tornam o rastreamento de emissão de carbono mais exato e, com isso, podemos pensar em formas de compensar nossas emissões.  

De forma resumida, relacionando dados e sustentabilidade: se não medirmos nossos impactos, como saberemos onde e como melhorar? 

Como uma empresa pode ser mais sustentável? 

Quantas atividades atuais, repetitivas e massivas, não poderiam ser substituídas por robôs de software? Quanto de suas manutenções reativas não poderiam ser evitadas ou mesmo substituídas por modelos de manutenção preditiva? 

São perguntas como essas que uma organização precisa começar a fazer para ter operações não só mais eficientes como ecologicamente mais corretas.  

Os resíduos da empresa são reciclados? A tecnologia está presente no controle do consumo de eletricidade? Estas são questões simples, mas que, com o passar dos anos, acabam tendo um efeito cumulativo muito importante.  

A Spread é movida por desafios e inovação, e a inovação pode existir tanto nas linhas de códigos de seus programas como também em iniciativas que estão ao alcance de qualquer organização.  

Assuntos como esse você encontra aqui no nosso blog! Inscreva-se na nossa Newsletter para não perder nenhum conteúdo. 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This