Como a centralização dos dados facilita a gestão? 

16 de março de 2023 | Inovação e tecnologia

Diariamente, são gerados 2.5 quintilhões de bytes de informação em todo o mundo. Mesmo que uma pequena parte desse total tenha realmente a ver com a empresa, ainda assim, são milhares de dados. 

E tê-los descentralizados significa tê-los desconectados entre si, o que pode ser um problema para quem deseja crescer com inteligência e estratégia. 

No artigo de hoje, você vai descobrir a importância da centralização de dados e como ela afeta o futuro do seu empreendimento. Continue com a gente! 

Por que centralizar os dados? 

Se você se espantou com os 2.5 quintilhões de bytes de informação gerada diariamente, prepare-se para um dado ainda mais surpreendente: até 2025, a humanidade deverá gerar 463 exabytes de dados diariamente, o que corresponde a quase o dobro do que é criado hoje. 

Diante disso, mais do que nunca as empresas estão investindo em centralização de dados para poder tirar o máximo proveito das informações geradas. 

Mas o que é centralização de dados, de fato? 

Centrar dados significa coletar dados estruturados e não estruturados de diversas fontes e concentrá-los em um Data Warehouse na nuvem. Ou seja, várias fontes alimentam um único repositório de dados, para que você possa realizar o tratamento dessas informações, identificando o que é importante para o negócio. 

A partir do Data Warehouse, os dados podem ser direcionados para um Business Intelligence, uma segunda plataforma, que fará a análise desses dados. 

Das análises do BI, então, serão criados relatórios, gráficos, infográficos e outras formas de apresentação de dados para que a equipe possa extrair insights estratégicos sobre eles. 

E por que uma empresa deveria se preocupar em criar essa estrutura e coletar dados? 

Entenda os benefícios de ter os dados centralizados 

Ter dados centralizados é como colocar todas as suas coisas em um único lugar para facilitar a organização. Mas neste caso, existe uma segunda vantagem: contar com o poder da tecnologia para melhorar o seu processo de organização e extrair informações preciosas dele. 

Veja o que uma empresa podem ganhar com isso: 

Simplificar a tomada de decisão 

Um dos principais benefícios da centralização de dados está na simplificação da tomada de decisão. Isso porque você passa a dispor de relatórios atualizados em tempo real e acesso a cenários e tendências que estão acontecendo no agora. 

De posse de todas as informações que precisa para decidir o melhor caminho para o empreendimento, fica muito mais fácil decidir e agir em tempo para garantir a competitividade da empresa. 

Construir uma cultura data driven 

Outro benefício da centralização de dados está na construção de uma cultura data driven, algo que é inevitável no mundo dos negócios. 

Ter uma cultura data driven é preparar o time para lidar com dados o tempo todo, a fim de compreender cada nuance do negócio e como potencializar os resultados a partir de informações concretas. 

Reduzir custos 

A falta de informações corretas e no tempo certo custa caro às empresas. Basta que você demore uma semana para entender o que o seu concorrente está fazendo para que ele saia na frente e conquiste sua fatia de mercado. 

Além disso, falhas operacionais por falta de dados exatos também costumam gerar outros tipos de problemas. É o caso de retrabalho, decisões equivocadas por falta de informações verdadeiras ou mesmo demora em cobranças, por exemplo. 

Nesse sentido, a centralização de dados permite que a empresa desenvolva protocolos de segurança com relação à coleta, processamento e armazenagem dos dados, a fim de evitar esse tipo de situação. Consequentemente, a organização economiza dinheiro. 

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da centralização de dados, vamos ao tema central deste artigo: como ela facilita a sua gestão? 

Como a centralização dos dados pode tornar sua gestão mais eficiente 

Gerenciar um empreendimento, seja pequeno, médio ou grande, envolve tomar decisões diariamente. E quanto mais pautadas em dados e análises detalhadas, melhores são essas decisões. Confira as vantagens de ter os dados centralizados para uma gestão mais eficiente: 

Redução do tempo na tomada de decisões 

Como dito anteriormente, a tomada de decisão se torna mais ágil com a centralização de dados. Isso porque você tem fluxos ininterruptos de informações chegando à empresa 24 horas por dia. 

Com as análises acontecendo também em tempo real, qualquer que seja a necessidade de tomada de decisão, você tem tudo o que precisa em questão de minutos. 

A partir daí, basta direcionar a equipe para onde vocês devem caminhar, ganhando um tempo precioso. 

Aumento da eficiência 

Ter uma gestão eficiente significa fazer as melhores escolhas no menor tempo possível. E, como a centralização de dados traz mais agilidade à tomada de decisão, uma consequência natural é o aumento da eficiência. 

Mas, além do tempo, que já é um recurso altamente escasso, existem outros fatores que contribuem para isso. 

Alguns exemplos são: a redução de falhas, as decisões mais assertivas, o agir no tempo certo e a formação de parcerias estratégicas, que visam ganho de mercado. 

Melhoria contínua 

Por mais que você já tenha uma empresa de sucesso, sempre é possível melhorar a gestão. Nesse sentido, ter dados centralizados permite que você monitore indicadores de performance e entenda, com detalhes, onde é possível eliminar ineficiências e promover melhorias contínuas. 

Essas melhorias também podem acontecer através de novos investimentos, reestruturações organizacionais ou mesmo fusões e aquisições. Mas sempre com os dados corretos em mãos, é claro! 

Redução de riscos 

Por fim e não menos importante, a centralização de dados também favorece a gestão de riscos da empresa. 

Com os dados corretos em mãos, você pode avaliar o cenário econômico interno e externo, desenvolver melhores estratégias e descobrir oportunidades de negócios que antes não podiam ser percebidas. 

A hora é agora 

Um jargão que ficou bastante popular nos últimos anos é o de que os dados são o novo petróleo. 

De certo modo, isso não deixa de ser uma verdade, no sentido de que quem possui mais dados centralizados e estruturados têm maior capacidade de moldar o seu próprio negócio de acordo com as nuances do mercado. 

Isso, por si só, é uma grande vantagem competitiva, ainda mais em uma época em que a concorrência é cada vez maior. Basta olharmos para as Big Techs para entendermos como a análise de dados é fundamental para se manter na dianteira do mercado. 

Sendo assim, se você ainda não investe na centralização de dados ou se este processo ainda não se deu por completo na sua operação, é hora de dar o impulso inicial. 

Esse tema foi importante para você enxergar os benefícios de ter os dados centralizados? Conteúdos como este estão disponíveis na nossa Newsletter, se inscreva agora mesmo! 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This