por | jun 24, 2022

Afinal, o que é transformação digital nas empresas e por que vale a pena investir

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a jornada da transformação digital vai muito, muito além da simples digitalização de processos manuais. 

Ainda que isso faça parte do processo de migração para o novo, um paradigma da gestão de organizações de todos os tipos, a transformação digital nas empresas é multilevel e impacta mais do que tarefas pontuais. 

Em poucas palavras, transformar digitalmente é mudar a sua cultura, a forma como você se organiza e opera. Aqui, estamos falando desde pequenos negócios até mesmo grandes players da indústria. 

Ao implementar integrações inteligentes de vários tipos de tecnologias, processos e competências digitais, seu negócio vai intervir em funções e níveis diferentes, sempre pensando de forma estratégica. 

Também conhecida pelas siglas DX ou DT, a digital transformation aproveita todo o potencial das mais novas tecnologias para agregar valor aos seus produtos ou serviços, principalmente pensando no usuário.

A transformação digital é inovação baseada em recursos e ferramentas que permitam que seu negócio se adapte mais rápido às mudanças nos mercados, aproveite novas oportunidades e reaja melhor a crises em geral. 

Parece fantástico, não? Então siga conosco e veja como tornar isso uma realidade na sua empresa. 

Como funciona a transformação digital nas empresas?

Uma estratégia de transformação digital busca criar formas de alavancar possibilidades e oportunidades do emprego de novas tecnologias para impactar melhor, em menos tempo e com mais inovação o futuro de uma organização. 

E exatamente por ser um processo com impactos profundos em sua empresa, a sua jornada de transformação digital demanda uma abordagem limpa, clara e que tenha um roteiro com etapas bem definidas. 

Todas as partes interessadas precisam ser incluídas, e não deixe de fora os silos de informações, sejam eles internos ou externos (colaborações e operações terceirizadas, por exemplo). 

O que levar em consideração com a inovação digital?

Seu plano de ação precisa tanto introduzir como analisar e estimular a imersão na transformação digital. A estratégia é o que vai definir quais são os objetivos que sua empresa quer atingir. Mas é preciso levar em conta alguns pontos fundamentais sobre a inovação digital:

Foco nas pessoas, não na tecnologia

Quem move seu negócios são os colaboradores, não as ferramentas e recursos que vocês têm à disposição. De fato, é o comportamento humano que faz o motor da economia funcionar. 

Neste sentido, seu processo precisa ser capaz de induzir comportamentos desejáveis para atingir os objetivos. Mais eficiência, melhor aproveitamento de tempo, condições de trabalho mais flexíveis, tudo isso entra em jogo. 

A conexão se dá exatamente entre atingir uma mudança comportamental por meio do emprego de recursos digitais. 

Procure soluções nos pontos de interação

Digitalizar algo específico de um departamento é fácil. Mas a magia da transformação digital reside exatamente em permitir que informações e processos fluam melhor entre áreas e funções diferentes. 

Nada se soluciona sozinho, e sua organização é resultado de todos os esforços em conjunto. Neste sentido, o futuro do seu negócio pode ser encontrado cruzando disciplinas e domínios diferentes, analisando departamentos e silos ou até mesmo por meio da criação de pontes para parcerias. 

Prepare-se para ser ágil

O mergulho da transformação digital de sua empresa deve ser pautado pela criação de metodologias ágeis de trabalho

E não vamos esquecer do mercado, o real validador de produtos ou serviços. Antigamente, era comum levar meses para desenvolver soluções. Hoje em dia, sua empresa pode ter mais sucesso em iniciativas que apresentem ofertas minimamente viáveis.

Na prática, isso significa apresentar produtos iniciais, mesmo que não sejam a versão perfeita, para validação. Com isso, seus Squads de desenvolvimento podem receber feedbacks e modificar o necessário na próxima iteração (e não após meses e meses de trabalho, como acontecia antes). 

4 Motivos para as empresas investirem em transformação digital

Hora de visualizar os impactos positivos da transformação digital na sua empresa. Se até agora você não está convencido, confira os seguintes argumentos:

#01 Eficiência em negócios

Eficiência é fazer as coisas melhor e mais rápido. Neste sentido, a automação está à sua disposição para que as melhores tecnologias sejam empregadas para liberar seus talentos humanos de tarefas repetitivas.

Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning são algumas das tecnologias que permitem que dados sejam melhor interpretados e seus resultados sejam fruto de informação de qualidade, e não de suposições. 

#02 Funcionários melhor capacitados

Se compararmos dois gestores de atendimento ao cliente, com as mesmas formações e experiências e colocarmos um para realizar suas funções manualmente e outro usando um CRM, qual seria o resultado?

Em um mundo hipotético, poderíamos até acreditar que são os mesmos. Mas no mundo real, o poder de automação de um CRM permite o atendimento massivo e com mínima intervenção humana. 

De quebra, seu gestor terá uma visão mais ampla do que ele pode solucionar com a força de trabalho disponível. 

#03 Melhor experiência do cliente

As pessoas querem soluções melhores e mais rápidas. A UX (user experience) está no centro da transformação digital.

Se alguém faz um pedido no Marketplace e precisa tirar uma dúvida no chat, todo o sistema precisa estar unificado e permitir uma experiência única, sem ruídos e com resultados mais breves. 

E os clientes sabem quando são atendidos com recursos de ponta, e não por meio de suportes lentos e que os fazem até hesitar antes de abrir um ticket. 

#04 Escalabilidade

Impossível deixar este ponto de fora. Sua empresa quer crescer e não tem os recursos legados necessários? Que tal aproveitar toda a flexibilidade de sistemas on Cloud terceirizados e ajustar o potencial das suas operações em poucos cliques?

Mais servidores, novos módulos para seu ERP, novas APIs conectando seu e-commerce com uma infinidade de marketplaces. Entre outras vantagens da transformação digital, a escalabilidade vai responder às suas demandas, seja para ampliar ou reduzir recursos empregados. 

E você não precisa fazer nada disso sozinho. A Spread é especialista em jornadas de transformação digital. Marque uma conversa com nossos especialistas, vamos criar seu plano de transformação digital juntos!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos