por | jun 23, 2022

Squad ágil e sua metodologia: o segredo para a agilidade

Que as metodologias ágeis estão no centro das atenções de equipes que buscam um melhor rendimento, todo mundo já sabe. Inclusive, até falamos sobre como empregar as Metodologias Ágeis na prática em nosso artigo anterior. 

E não é para menos, a transformação digital fez com que até mesmo empresas com estruturas mais tradicionais começassem a reestruturar suas organizações para acompanhar os novos negócios digitais e a dinâmica dos tempos atuais. 

Por falar em estruturas tradicionais, vale lembrar que o mais comum sempre foi trabalhar com modelos em cascata, com equipes separadas, pouca comunicação entre os departamentos e decisões tomadas em nichos. 

O resultado deste tipo de modelo de gestão é um desenvolvimento lento, onde a transparência não tem muito espaço e os problemas podem levar ainda mais tempo para serem solucionados. 

Bem, já falamos como o uso de metodologia ágil é capaz de mudar isso e entregar projetos melhores e em menos tempo. De qualquer forma, há algo fundamental para que esse processo seja mais eficaz: o uso do Squad Agile. 

E como o mundo das metodologias ágeis é um campo vasto e com muitas informações para você e seus times compreenderem, hoje vamos entrar no detalhe da formação das equipes ágeis. 

O que é squad agile? 

Squads agile remetem literalmente a esquadrões ágeis. Para compreender o conceito, é importante entender algumas definições das squads methodologies. Os squads, neste caso, nascem com a evolução das metodologias ágeis, precisamente as que usam o Scrum como método. 

Na prática, um squad é formado pela combinação de colaboradores de várias áreas, todos reunidos com o objetivo de criar soluções, inovações dos mais variados tipos e, não menos importante, agregar valor aos negócios e resultados pretendidos. 

O plus dos agile squads é o fato de que sua estrutura não é vertical e sim horizontal. A hierarquia não é rígida e todos trabalham de igual para igual em busca de soluções. 

O que define o tipo de profissional que vai compor um agile squad é a natureza do projeto. Você pode ter, por um lado, equipes montadas com profissionais de redes, desenvolvedores de sites e social media managers. Já em outras equipes, poderíamos ter UX designers, desenvolvedores full-slack e de front-end

E sabe onde nasceram os agile squads? Na Spotify, aquele app de streaming de músicas. O documento Spotify Engineering Culture subiu a barra e as equipes ágeis começaram a ser pensadas no formato esquadrão. 

Cada squad opera em ambientes colaborativos e transparentes, apoiando-se sempre nos pontos mais fortes de cada participante no sentido de obter, como resultado, produtos da maior qualidade possível. Melhor ainda: os squads podem ser reunidos, dando origem a tribos. 

5 vantagens de ter squads ágeis e utilizar metodologia ágil

Os squads ágeis trabalham como se fossem mini-startups. Equipes reduzidas, máximo aproveitamento, aprendizados validados e a busca pelo produto mínimo viável (MVP) norteiam suas iniciativas. 

Apesar de não terem hierarquia, cada squad agile tem um proprietário do produto. É ele quem define as prioridades e estimula a manutenção de um alto nível de produção. 

Tudo isso, quando combinado, oferece várias vantagens para organizações altamente competitivas. Vamos conhecer algumas?

#01 Otimização do tempo

Desenvolver qualquer produto leva tempo. Mas, além do consumo desse precioso recurso, a grande questão é ter previsibilidade dos prazos de entregas. 

Equipes tradicionais sentem muito mais dificuldade na medida em que os projetos evoluem. O problema? O modelo tradicional não é flexível nem consegue se adaptar rapidamente. 

Nos squads ágeis, as equipes pensam em conjunto e têm uma visão muito mais acertada de suas capacidades de entrega. Como são menores, a comunicação é mais frequente e estreita.

Mais proximidade, menos tempo de inatividade. E caso surja algum problema, os integrantes sabem exatamente com quem conversar para solucioná-lo. 

#02 Mais autonomia, menos imposição

Quando formamos equipes ágeis com os melhores, é preciso ir além do reconhecimento dos líderes e permitir que os talentos coloquem suas mentes para trabalhar e entregar resultados. 

O modelo daSpotify privilegia a autonomia, a confiança nas pessoas e a condução de seus trabalhos de acordo com seus próprios termos. Podemos pensar em decisões descentralizadas como uma forma de encontrar estruturas mais adequadas à eficiência. 

#03 visão 360 graus

Equipes multiperfil enxergam mais, e mais longe. Se tivermos somente os melhores especialistas do mesmo ramo trabalhando em um projeto, como solucionar questões fora de seu escopo?

Com diferentes knowledges na mesma equipe, ainda viabilizamos a transferência de conhecimentos e insights que só acontecem quando a diferença está presente. 

#04 Menos formalidades

O importante são os resultados, não o seguimento de um fluxo pré-estabelecido. Processos burocráticos, cerimônias, práticas específicas: nada disso conforma a rotina de trabalho de um squad ágil. 

As práticas são definidas de acordo com cada problema ou situação. A ênfase está muito mais colocada no alinhamento necessário para resolver alguma situação específica do que em seguir um manual. 

#05 Menos riscos

Quando se executam projetos, normalmente há dois riscos associados: a falta de conhecimento e problemas pessoais. Com equipes mais plurais, minimizamos as chances de que algum campo de conhecimento não seja atendido. 

Já em relação aos riscos relativos aos membros em si, como nos agile squads a informação pertence a todos, quando entrar outra pessoa, os integrantes remanescentes terão mais facilidade em transmitir as informações necessárias. 

Vale a pena terceirizar os squads? Conheça a Squad gerenciada da Spread

Com tudo isso dito, você pode até se perguntar se sua empresa está preparada para a metodologia ágil e se conta com profissionais suficientes, de várias áreas, para montar squads próprios sem deixar nada descoberto. 

Sobre isso: sua empresa não precisa fazer tudo sozinha. De fato, não deixe que projetos importantes permaneçam na gaveta por falta de pessoal especializado. Você pode optar por terceirizar squads. 

O Squad gerenciado da Spread é um serviço que leva o melhor de todos os mundos até você, para que todas as suas necessidades de competências relacionadas à tecnologia sejam 100% atendidas. 

Até porque, somos movidos pelos desafios de nossos clientes e levamos a inovação aonde ela for necessária. Conheça nossas soluções e serviços de tecnologia e negócios digitais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos