por | mar 7, 2022

Reduza custos operacionais com RPA

Atualmente, mais e mais empresas estão incorporando tecnologias como a RPA (Robotic Process Automation) e percebendo como isso é capaz de acelerar processos e tornar as operações mais econômicas.

De fato, os números não deixam de gerar dúvidas sobre como a automação é uma das maiores tendências de hoje em dia. Só para você ter uma ideia:

  • 53% das organizações já iniciaram suas jornadas de RPA.
  • A indústria RPA passou de 250 milhões de dólares em 2015 para 2.9 bilhões de dólares em 2021.
  • Até 2025, espera-se que o mercado para robôs colaboradores chegue à marca de 12 bilhões de dólares.
  • Em 3 anos, as tecnologias RPA devem estar perto da “adoção universal” em praticamente todos os tipos de organizações. 

Particularmente no artigo de hoje, vamos examinar a tecnologia RPA automação mais de perto e ver como os bots podem reduzir os seus custos operacionais e ainda, aumentar a produtividade da equipe operacional.

E assumindo que a redução de custos está no DNA de qualquer empresa, principalmente em tempos de incertezas, gastar o mínimo e fazer o máximo é imperativo. 

Aproveitar os benefícios da automação RPA tem a ver precisamente com isso: mais com menos. 

E não é qualquer “mais”, estamos falando de máquinas inteligentes, com habilidades cognitivas avançadas e sem as limitações humanas. Imagine como este tipo de recurso pode reforçar o funcionamento da empresa aumentando a produtividade das equipes.

Automação é sinônimo de mais agilidade operacional, eficiência, confiabilidade, ganhos de desempenho e menos erros. Quer ter tudo isso no seu dia a dia de trabalho? É só seguir com a leitura!

Como o RPA pode aumentar a produtividade e reduzir custos?

Indo direto ao ponto: a RPA pode reduzir seus custos operacionais quando:

  • automatiza os principais processos de TI;
  • elimina a necessidade de contratar novos profissionais;
  • assume tarefas operacionais manuais e repetitivas;
  • automatiza ações da sua central de atendimento ao cliente;
  • acelera sua contabilidade;
  • otimiza o trabalho do departamento de Recursos Humanos;
  • elimina (ou minimiza muitíssimo) erros humanos.

Sobre este último ponto em particular, quando pensamos que os dados, principalmente os com origem em trabalhos manuais, podem conter alguma sorte de erro, sabia que o mundo tem um prejuízo de 3 trilhões de dólares anuais?

A informação é da Harvard Business School.  E vamos falar a verdade: se errar sobre informações corretas já é ruim, imagine errar em cima de outro erro. Não há negócio que suporte essa sequência de falhas por muito tempo. 

Ainda sobre as informações, principalmente pensando em sua gênese, há várias razões para automatizar processos com RPA, além de digitalizar processos manuais de alto volume propensos a erros. Até mesmo porque cada fonte de informação tem uma auditoria digital em cada etapa das atividades. 

Ganhe velocidade e produtividade com Automação RPA

De acordo a McKinsey, “a robótica está começando a ter um profundo efeito sobre os negócios” e isso pode ser evidenciado quando afirma que “a RPA é uma nova e promissora automação de negócios, com potencial de um ROI variando entre 30% e 200%, só no primeiro ano. 

Veja alguns exemplos de como a RPA Automation pode ser usada, na prática.

Gestão de contas

Aproveitar os bots no departamento de TI também é especialmente indicado na hora de lidar com a gestão de usuários. Em ações como criação de contas, a automatização pode coletar todas as informações associadas ao usuário e combiná-las com sua tecnologia ITSM e gerar uma solicitação de serviço. 

Envio de notificações

Enviar manualmente centenas ou milhares de notificações é algo fora de cogitação nos dias de hoje. Uma RPA pode fazer isso por você tranquilamente, e sempre seguindo regras pré-determinadas, que são aplicadas sobre seus dados estruturados. 

Gestão de incidentes 

Nem todo problema que os usuários enfrentam precisam de intervenção humana. Com um serviço de diagnóstico automatizado, um bot de software que trabalhe com rpa hyperautomation (quando associa-se a IA para executar funções) consegue solucionar problemas menores. 

E se os algoritmos não forem capazes de resolver o inconveniente, seu bot encaminha o incidente para os especialistas. Mas, antes que isso aconteça, você terá um exército trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, como funcionários de TI virtuais. 

Processamento de invoices

Sua organização pode configurar a RPA para processar automaticamente faturas após seu recebimento, sejam elas eletrônicas ou mesmo as físicas (Optical Character Recognition). 

Os robôs, então, automatizam a entrada dos dados, fazem a reconciliação de erros e podem até processar algumas tomadas de decisão necessárias ao longo do processamento das faturas. Sua organização nunca mais vai perder o controle sobre seus formulários. 

Entrada de dados no ERP (Enterprise Resource Planning)

Lançamentos no ERP estão entre os processos mais comuns que uma equipe de back office passa uma grande parte de seus tempos fazendo. Seja no departamento de finanças, contabilidade, RH ou mesmo na análise de negócios, você deve passar muito tempo no SAP, por exemplo. 

Um RPA automatiza fluxos de trabalho completos, seja na coleta de dados, no registro, na atualização, no processamento e validação de informações, liberando mais tempo de sua equipe e diminuindo o tempo das transações para minutos.

No ramo financeiro, por exemplo, a RPA pode reduzir os custos operacionais em até 70%, de acordo com a KPMG, uma empresa japonesa especializada em assessoria em auditorias e outros serviços do ramo. 

Incorporação de novos quadros

O processo de entrada de um novo funcionário é mais trabalhoso do que aparenta e do RH à TI. A criação de novas contas de usuários, endereços de e-mail, direitos de acesso e até mesmo listas de discussão e cronogramas de treinamento fazem parte dessa jornada. 

Uma RPA cuida de tudo isso pela sua organização. Basta configurar um fluxo de trabalho assim que uma nova conta for solicitada e tudo isso é atribuído automaticamente aos novos funcionários. 

Poderíamos listar por muito mais tempo como uma RPA pode ajudar a reduzir seus custos operacionais, mas acreditamos que com os poucos exemplos que demos, já é possível vislumbrar o potencial desta tecnologia. 

Aliás, você já deveria estar pensando em jornadas de hiperautomação, além da simples automação de alguns processos manuais. E para estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias,  assine nossa newsletter aqui embaixo

Deseja reduzir custos operacionais com RPA? Fale com um de nossos especialistas

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos