por | abr 3, 2022

Quais as oportunidades de automação no seu negócio?

A tecnologia vem avançando cada vez mais e, com ela, as oportunidades de automação no seu negócio. Isso porque uma empresa automatizada consegue otimizar processos, gerar mais rentabilidade e distribuir melhor seus esforços de investimento interno.

O mundo corporativo hoje significa tecnologia e tudo o que a envolve. Por isso, aplicar seus esforços em uma gestão de processos com a  automação adequada pode poupar tempo e dinheiro.

Mas você sabe quais as oportunidades de automação no seu negócio? Para se informar mais sobre o assunto, continue a leitura!

A importância da automação para o seu negócio

A automação de processos serve, principalmente, para otimizar a operação dentro de uma organização. É uma tendência mundial já que proporciona o desenvolvimento de maneiras modernas e mais eficazes de gerir uma empresa. 

Pode ser aplicada para departamentos variados, de gestão a comunicação e atendimento e tudo pode ser integrado de maneira muito mais estratégica. Tarefas como: preencher dados cadastrais para inclusão no seu sistema ERP, extrair dados de diferentes sistemas para geração de relatórios podem ser executadas por robôs com a automação RPA, ganhando muito mais agilidade e escalabilidade para o negócio.

De acordo com o relatório da multinacional ABB, dentre as principais tendências da automatização estão o uso de omnichannel – estratégia de venda que integra múltiplos canais – e também da aplicação de Inteligência Artificial para automação inteligente em vários setores. 

A automação também lidera o ranking no marketing, isso porque permite que as empresas entreguem o conteúdo certo para o público ideal, potencializando as oportunidades de venda.

Até mesmo a interface com o cliente é facilitada com um sistema automatizado e sua empresa só tem a ganhar ao investir em tecnologia para aprimorar os processos.

Ganhe agilidade e escalabilidade nas entregas com RPA

Cada empresa tem necessidades diferentes em automação. Veja algumas possibilidades que podem ser aplicadas:

O RPA (Robotic Process Automation) pode reduzir seus custos operacionais e proporcionais mais agilidade e rapidez nas entregas. O RPA nada mais é do que a automatização dos processos humanos.

É possível pegar a regra relativa àquela ação e transformar em algo automatizado, eliminando a necessidade de intervenção humana.

Por isso, é possível dizer que o RPA:

  • Pode assumir tarefas operacionais manuais e repetitivas;
  • Pode eliminar a necessidade de contratações;
  • Proporciona a automatização de processos de TI;
  • Otimiza o trabalho dos Recursos Humanos;
  • Minimiza os erros cometidos por humanos;
  • Automatiza ações do atendimento ao cliente. 

Integração de dados – SAP

Um dos maiores desafios das empresas é a gestão integrada. Para facilitar, é possível utilizar SAP (System Applications and Products in Data Processing). 

O sistema automatizado permite, de maneira mais prática e eficaz, visualizar de forma quase instantânea os resultados, acompanhar a produtividade e antecipar problemas.

A integração de dados também ajuda a otimizar o tempo de trabalho dos profissionais, além de garantir uma minimização de erros por parte de informações perdidas em sistemas diferentes. 

Além disso, uma plataforma SAP ainda gera uma capacidade de coletar, analisar e segmentar dados de uma forma eficiente, diferentemente do que humanos conseguem realizar. 

Integrar os dados pode ajudar, dentre outras coisas, a revolucionar seu posicionamento junto ao mercado. 

Comunicação unificada

O atendimento Omnichannel é essencial para quem lida com múltiplos atendimentos e ampla base de contatos. 

Isso porque a solução permite automatizar os contatos e ter uma visão integrada de todos os canais disponíveis, seja chat, e-mail, telefone, etc. Assim, seu atendimento se torna muito mais ágil e eficiente.

Atendimento digital

A partir de inteligência artificial no atendimento digital, toda pessoa que entrar em contato com sua empresa será atendida e terá grandes chances de ter o problema resolvido.

A solução é capaz de padronizar as respostas, escalar e manter a qualidade do atendimento de maneira automatizada.  

Dessa forma, você deixa a interface humana apenas para casos que realmente necessitam desse apoio.

Previsibilidade 

Antecipar situações de risco e mal funcionamento de máquinas é essencial para evitar acidentes e prejuízos. Por isso, as ferramentas que permitem previsibilidade são grandes aliadas.

As soluções de field service corretas utilizam inteligência artificial automatizada para fazer análises preditivas e ajudar nas resoluções e diminuição de ocorrências.

Vantagens da automação

Confira o que sua empresa tem a ganhar ao apostar na automação!

Redução de custos

A redução de custos é algo que toda empresa sonha conseguir periodicamente. Gerir uma empresa pode custar mais caro do que se imagina e, nesse caso, todo dinheiro economizado pode significar uma fortuna.

Os processos de automação empresariais podem evitar erros humanos. Além disso, a automação é uma oportunidade na redução de custo com pessoal.

Identificar desperdícios e economia financeira é um dos papéis da automação, que realiza o mapeamento de todas as atividades empresariais e ajuda a definir como reduzir custos.

Otimização de tempo

Ter o tempo de tarefas reduzidos pode significar mais tempo para investir em outros processos, além de ter também a oportunidade de expansão do negócio como um todo.

A automação promove uma melhora no fluxo de tarefas, permitindo a otimização de tempo e a realização de ações mais estratégicas para crescimento do negócio.

Aumento da competitividade

Processos automatizados e organizados permitem o aperfeiçoamento da empresa. Além disso, a automatização de processos pode tornar ainda mais fácil as alterações, incorporando novas tecnologias.

Todo esse processo agrega valor ao negócio e gera uma constante possibilidade de aperfeiçoamento que pode trazer mais vantagens quando o assunto é mercado.

Gestão mais segura e eficaz de dados

A segurança da informação é um ponto importante a ser discutido quando o assunto é automação. Isso porque automatizando processos você otimiza também a segurança de inteligência de mercado da sua empresa.

A gestão segura é imprescindível no mundo tão tecnológico em que vivemos e com a presença da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa segurança da informação ainda pode auxiliar e impactar os custos da empresa, a experiência do cliente e o mercado como um todo. 

Facilidade do acesso à informação

A automação é conhecida por promover a facilidade de acesso à informação, já que tudo fica disponível em um só lugar. Dessa forma, também fica mais difícil perder alguma informação importante. 

Os softwares específicos concentram as informações em um só lugar. Assim, os dados podem ser consultados a qualquer momento, evitando que um setor fique dependente de outro e reduzindo erros ou falhas de comunicação.

Conte com profissionais especialistas em robotização

É imprescindível que sua empresa conte com profissionais especialistas em robotização já que este serviço significa automatizar funções.

A automatização precisa ser inteligente para facilitar processos e, por este motivo, deve ser feita por profissionais competentes que entendam do assunto.

Você pode contar com a Spread, sua parceira em automação, especializada em promover o uso das melhores tecnologias em serviços digitais.

Tudo é adaptado conforme as necessidades do seu negócio, em plataformas e soluções personalizadas que vão contribuir para o crescimento da sua empresa!

Veja o que podemos fazer para otimizar tempo e dinheiro para o seu negócio. Conheça nossa solução em consultoria de Automação.

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