por | jun 27, 2022

Saiba por que investir em uma Consultoria de TI

A tecnologia em negócios, a Consultoria de TI, é um fenômeno em crescente expansão. Seja em grandes ou pequenas empresas, de qualquer segmento, independente do peso das soluções de TI em suas operações. 

Ou seja, no cenário atual da tecnologia da informação, os serviços de TI cumprem um papel fundamental na forma como conduzimos nossos negócios. Seja em aplicativos voltados ao usuário como em automações que solucionam tarefas sem intervenção humana.

Exatamente por isso, a infraestrutura tecnológica de uma organização não pode deixar a inovação de lado. De fato, inovação e TI andam de mãos dadas: para inovar, é preciso TI, e para a TI, é preciso inovar. 

Inclusive, se você olhar com atenção, perceberá que as soluções em TI estão em tudo e afeta diretamente vários aspectos de um negócio. 

As compras online são enviadas automaticamente para os controles de estoque, o marketing funciona com fluxos de comunicações pré-estabelecidas, a comunicação interna depende de softwares que conectam toda a empresa e, sobre tudo isso, a nuvem vem se tornando o motor que liga todos estes pontos. 

Falando de forma mais simples, a tecnologia está em tudo. Mas nem sempre as empresas sabem como conduzir os processos de inovação da melhor maneira. É exatamente aí que uma consultoria em TI pode entrar e assumir o thinking de como vocês vão dar esse salto tecnológico. 

O que faz uma consultoria de tecnologia?

Quando observamos a indústria da tecnologia da informação, vemos que há um infinito de opções em relação ao que seja: plataformas, linguagens de programação mais aptas para uma ou outra tarefa, metodologias de trabalho como o Agile, ferramentas e muitas outras variações de soluções. 

Uma consultoria em TI se encarrega exatamente de definir o melhor repertório de soluções em tecnologia, os serviços que sua organização pode começar a implementar imediatamente e, mais importante ainda, conhecimento e experiência para não errar no caminho. 

Ou seja, quando se contrata uma empresa de TI, você tem acesso à experiência e um portfólio de serviços que estão a seu alcance, na medida de suas necessidades e pensados especificamente para seu ambiente de negócios. 

Uma consultoria de tecnologia oferece serviços fundamentais para o funcionamento de seu negócio, para o mapeamento de oportunidades, planejamento, gerenciamento à implementação, passando pelos testes e manutenção das soluções, uma empresa de TI está ao seu lado para o que for necessário. 

Por que contratar uma consultoria de TI

Uma empresa de TI tem profissionais técnicos especializados que se encarregam de assegurar sua companhia durante a otimização da sua infraestrutura para que as metas e objetivos do seu empreendimento sejam atingidos melhor, em menos tempo e com menos esforço. 

Para resumir o que uma consultoria em TI pode fazer pela sua empresa, podemos citar:

  • mais capacidade de ter uma vantagem competitiva;
  • criação de um ambiente mais funcional, onde as ferramentas de TI otimizam a produtividade;
  • práticas mais eficientes de comunicação interna e externa;
  • colaboração fluída entre diferentes departamentos;
  • fluxos de dados sem ruídos;
  • transferência de conhecimentos para seus times.

Com isso, antecipamos algumas das vantagens de contratar uma consultoria de TI. É hora de entrar nos detalhes e conferir mais algumas considerações importantes para que sua organização finalmente decida investir no seu futuro tecnológico.

Como escolher uma empresa de TI?

Não é incomum encontrar pessoas que acreditam que contratar uma empresa de consultoria em TI é a mesma coisa que receber conselhos sobre tecnologia. Isso faz parte do processo de inovação, mas a realidade é bem mais complexa. 

Adotar uma consultoria tem a ver com definir melhores práticas, novos serviços que atendam aos novos propósitos da empresa, realizar estimativas de performance, conduzir análises competitivas, criar uma estratégia organizacional de TI, formas de gerenciar os sistemas, entre outras. 

Você precisa encontrar uma consultoria de TI que tenha as habilidades necessárias para levar sua organização além das expectativas. 

Mas, como fazer isso? Confira as seguintes dicas para encontrar o parceiro ideal de sua jornada de transformação tecnológica. 

#01 Saiba o que a consultoria de TI já fez 

Peça para as empresas que você quer conhecer mandem portfólios dos trabalhos anteriores para ver o que foi concluído. Isso vai lhe ajudar a entender como eles trabalham, a ética por trás de suas ações, métricas empregadas e os níveis de serviços fornecidos. 

#02 Credenciais de experiência importam 

Não é má ideia pedir para conhecer os certificados dos principais profissionais envolvidos na consultoria de TI de uma empresa. Empresas atualizadas oferecem uma visão atual das tecnologias mais inovadoras. Além disso, o valor agregado também tem a ver com certificados que confirmam habilidades.

#03 Soft Skills no centro do processo

Habilidades técnicas são importantes, mas as habilidades sociais também são chave. Comunicação e atitudes humanas são fundamentais para que a parceria com a consultoria de TI funcione. 

As soft skills são requeridas principalmente quando os consultores comecem a ajudar sua organização a resolver seus problemas. Neste sentido, informações devem ser transmitidas com clareza e precisão para que os resultados sejam atingidos. 

#04 Integração é chave

Fazer com que seus sistemas funcionem em sintonia é uma das principais metas a serem atingidas. Quando for contratar uma empresa de TI para lhe assessorar, pergunte quais são os meios que serão usados para tanto. 

No contexto da TI, a integração é feita ao agrupar seus sistemas computacionais e aplicações de forma que tudo funcione como uma grande unidade interconectada. 

E a integração não é algo que se faz pensando somente em um momento específico, ela deve ser permeável a novas funcionalidades e módulos, deve permitir que novos softwares sejam incorporados ao seu ecossistema sempre que necessário. 

No geral, uma consultoria de TI precisa responder a preceitos como a  challege-driven innovation, ser movida pelo desejo de promover a inovação e a tecnologia em todos os níveis onde isso seja necessário em sua organização. 

Soluções como as que citamos abaixo são mais do que bem-vindas dentro do menu de skills de sua consultora:

DevOps: desenvolvimento ágil e sustentação de sistemas
Digital: atendimento, automação RPA, design remoto, event mesh, et.
ITSM e Comunicação unificada:  atendimento automatizado, service desk, field service
Talent on demand: alocação de especialistas

A Spread é uma empresa especializada em tecnologia e inovação e conta com uma equipe técnica de TI altamente capacitada para mapear seus processos, criar e implementar soluções tecnológicas. Fale com um de nossos especialistas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos