por | abr 2, 2022

Consultoria em automação para maximizar seus resultados

Você usa a tecnologia todos os dias, o tempo todo, certo? Conseguimos pagar contas, nos conectar com pessoas distantes, compartilhar momentos nas redes sociais, tudo isso a um toque de nossas mãos. E isso vem evoluindo ainda mais a partir da automação.

Em casa, já é possível contar com eletrodomésticos conectados que executem tarefas de forma independente, com programação. Robôs que nos auxiliam na limpeza de ambientes e geladeiras que fazem nossas compras. 

Mas, e na sua empresa, você tem utilizado a automação a seu favor? Já parou para pensar como essa tecnologia pode estar presente no cotidiano, facilitando a sua gestão e aumentando a produtividade dos seus colaboradores?

Se você quer saber mais sobre o assunto, este é o artigo certo! Continue a leitura e descubra os benefícios da automação e como seu negócio pode se beneficiar ao contar com uma consultoria de automação e crescer mais!

Por que automatizar processos?

Se a automatização de processos já está presente no cotidiano doméstico, não é a sua empresa que vai ficar de fora, não é mesmo? 

Na vida privada ela permite que as pessoas dediquem o seu tempo àquilo que realmente importa. No dia a dia de cada um, a automação é uma aliada para ter mais tempo para compartilhar a vida com amigos e família e viver momentos de lazer. Nas empresas ela é responsável por otimizar a produção.

A automatização de processos empresariais é determinante na hora de definir a sua competitividade no mercado. Ela pode ser implementada em diferentes segmentos de negócio aumentando a produtividade e reduzindo custos. Isso porque, com a aplicação da tecnologia certa, é possível acelerar os processos e gerar economia nas operações.

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação fez uma pesquisa para mensurar o quanto a automação está presente nas empresas brasileiras, em 2020. O índice de Automação do mercado Brasileiro constatou um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.

Em 4 anos, o crescimento foi de 7%. A mesma pesquisa apontou que, no Brasil, as indústrias possuem em média 5 linhas de produção e 68% delas são automatizadas. Já no setor de comércios e serviços, 58% das empresas possuem um Sistema de Gestão. Esses sistemas são utilizados para atender diferentes áreas como comercial, financeiro, produção, fiscal, entre outras.

Entender como a automação pode te ajudar é uma etapa fundamental para que o seu negócio acompanhe a evolução das transformações digitais. Isto é, a implementação de tecnologias capazes de melhorar o desempenho empresarial a partir da reestruturação das organizações.

Não sabe por onde começar? Como mapear as melhorias da sua operação? Desconhece as melhores opções de automação para o seu modelo de negócio? Calma que nós podemos te ajudar. 

A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho e cometer erros por não saber o que fazer. A consultoria em automação pode te indicar o caminho das pedras e definir quais etapas e processos automatizar dentro do seu negócio de acordo com a sua necessidade. E são muitas as possibilidades de implementação nos processos de cada empresa!

Hora de mapear os processos e entender as oportunidades de otimização

No contexto das transformações digitais, a aplicação da automação nos processos corporativos simplifica as atividades e otimiza entregas. Para entender melhor como deve ser feita a aplicação da tecnologia e inovação em seu negócio é preciso, em primeiro lugar, mapear os processos.

É nessa hora que a consultoria entra em ação identificando as principais oportunidades de processos automatizáveis. Quanto maior for seu tempo desperdiçado com tarefas repetitivas, maior serão  suas possibilidades de otimização.

Com o mapeamento de processos, é possível entender melhor como cada atividade da sua empresa é realizada e definir uma sequência lógica para a execução de todas elas. Para isso, é feito um passo a passo de cada setor da empresa, desde a primeira atividade até a finalização. 

Fazer isso é importante para que posteriormente seja possível padronizar processos e realizar reparos. Dessa maneira, evita que falhas simples e fáceis de serem resolvidas com reparos automáticos acarretem efeitos negativos em diferentes setores. Isso aumenta a eficiência da empresa à medida em que é feita uma otimização.

Quais etapas a sua empresa precisa automatizar? Como a automação pode te auxiliar a reduzir custos? Quais oportunidades não estou aproveitando no meu negócio? É importante desenhar os processos como eles estão atualmente. A partir desse desenho é possível analisar os problemas atuais, já que é nesse momento em que identificamos falhas. 

Com a ajuda de uma empresa especialista no assunto, é possível criar um fluxograma ideal, regras e previsões, considerando quais são as ferramentas que funcionam de acordo com o perfil do seu negócio e suas necessidades. 

Desenho de soluções de automação focados no seu negócio 

Após realizar o mapeamento dos processos da empresa é o momento de identificar as tarefas repetitivas ou que dispensem a necessidade de uma intervenção humana.

Essas atividades podem ser substituídas por aplicativos ou softwares específicos que executem a tarefa com precisão, aumentando a eficiência e segurança neste processo.

São muitas as ferramentas e possibilidades para o melhoramento do fluxo de trabalho de uma empresa. A escolha de qual é o melhor software ou bot a ser aplicado pode te auxiliar a resolver desafios de custo, escalabilidade e produtividade. 

Para saber qual a melhor forma de automatizar o seu negócio é importante contar com um time de especialistas em robotização. Com qualificação e experiência em tecnologia e inovação empresarial, a Spread pode oferecer soluções para otimizar o fluxo de trabalho da sua empresa.

Um exemplo de aplicação de automação muito empregado é o uso de Robotic Process Automation (RPAs). Também conhecido como Automação Robótica de Processos, são capazes de capturar, realizar transações, manipular e interpretar dados, dar respostas e comunicar com outros sistemas.

Com o auxílio de robôs virtuais é possível realizar operações complexas com precisão e em milésimos de segundo, zerando a margem de erro sobre estes cálculos durante a fabricação de produtos. 

Implementação e sustentação de automações

Com a implantação de sistemas autônomos, se torna indispensável o monitoramento do uso dessas tecnologias no seu negócio. A observação e acompanhamento contínuo será possível identificar erros e melhorar ainda mais o processo. 

É importante lembrar a importância do monitoramento da performance dos novos processos automatizados e dos processos legados que muitas empresas integram a essa nova tecnologia. A combinação dos novos processos com os antigos pode se tornar um problema quando não é executada por especialistas. 

A partir de todo o estudo realizado nas etapas de mapeamento e desenho de soluções, você, com ajuda de uma consultoria, vai encontrar o que funciona melhor para a sua empresa. 

O aprimoramento é constante, visando chegar ao resultado com plataformas específicas para que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma é possível garantir a melhoria contínua do seu negócio.

Sua empresa vai acompanhar como a automação de processos aumenta o lucro, ao contribuir no crescimento da produtividade a partir do aperfeiçoando processos internos.

Conte com uma consultoria especializada e garanta o seu sucesso! Entre em contato e peça um diagnóstico dos seus processos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos