Big Data Spread: por que usar informações baseada em dados

13 de junho de 2023 | Inovação e tecnologia

É curioso como aprendemos que confiar em nossos instintos é uma das únicas formas de tomar boas decisões. De fato, dá para perceber que existe até uma certa apologia ao instinto. Essa suposta capacidade de saber se algo está certo ou errado somente por ter essa sensação. 

Essa habilidade é tão valorizada que mais da metade dos participantes de uma pesquisa feita há alguns anos afirmaram que se baseiam somente em seus instintos na hora de decidir algo importante. 

Essa visão romântica é reforçada por grandes gênios da nossa geração e das anteriores. Por exemplo, Einstein dizia que “A mente intuitiva é um dom sagrado” e Steve Jobs é citado por afirmar “Tenha a coragem de seguir o seu coração e a sua intuição; de alguma forma, eles já sabem o que você quer se tornar”.

Ninguém aqui nega o valor da intuição. É uma ferramenta útil, mas é um erro basear nossos passos futuros unicamente em pressentimentos. 

Você pode aproveitar sua intuição como um disparador, um insight que indique algum caminho a tomar. Mas é somente por meio dos dados que você pode verificar, compreender e quantificar o quê, como e quando fazer alguma coisa.

Ao menos, é que os dados nos mostram. Uma outra pesquisa, aplicada pela PwC, consultou mais de mil executivos de nível sênior e descobriu que organizações data-driven têm 3X mais probabilidades de atingir resultados dos que as que se apoiam somente na intuição. 

Com isso dito, chegou a hora de seu negócio mudar a forma de definir estratégias. Quer saber como? Acompanhe o post de hoje!

Saiba como utilizar Big Data a suas estratégias de negócio

Em primeiro lugar, é preciso falar sobre uma das principais dores do mercado.

Atualmente, uma das maiores dificuldades das organizações, para as que ainda não usam ferramentas de Big Data Analytics, é lidar com dados desestruturados. 

Até porque, todo mundo tem bancos de dados, mas como ter acesso a todas as informações que são produzidas em nossos ecossistemas de forma organizada?

É exatamente assim que o Big Data e a inteligência artificial funcionam: os softwares reúnem todos os dados disponíveis em sua organização (ainda que em vários bancos de dados diferentes), organizam, estruturam e disponibilizam tudo para que as informações possam ser úteis para gerar inteligência de dados. 

A realidade dos profissionais de tecnologia da atualidade demanda soluções relacionadas à gestão de Big Data.

Um dos motivos é a frequência dos problemas de integração de informações que encontramos nos ambientes corporativos. 

São vários tipos de bancos, vários lugares onde estes bancos estão armazenados e, ainda por cima, há vários formatos diferentes de dados. 

Em um contexto como esse, como proceder para controlar e aproveitar melhor todas essas referências de informação da sua organização para que elas sejam aproveitadas para gerar insights, entregar valor e, mais do que tudo, gerar confiança? Confira nossas sugestões:

Dicas para ter uma estratégia de dados integrada

#01 Estabeleça uma arquitetura para converter os conhecimentos em resultados acionáveis e que respondam às necessidades atuais e futuras do seu negócio.

#02 Adote e mantenha um modelo operacional centrado no produto e uma cultura orientada a dados.

#03 Dimensione e revise continuamente seus processos de gestão da informação para criar um roteiro de dados adaptado não só para hoje como também para o futuro.

#04 Crie estruturas de governança adaptadas à indústria específica em que você atua para gerar mais confiança e proteger os seus dados de quaisquer ameaças comuns em seu segmento.

Com esses passos, sua empresa seguirá por bom caminho. Você também pode aprender mais sobre isso em nosso post Big Data: como você toma suas decisões? e conhecer nossa websérie sobre tecnologias.

Websérie Tech: Soluções Spread

Mais acima, ainda neste artigo, falamos sobre a importância de estar informado para solucionar suas maiores dificuldades. 

A Spread é sua parceira para isso. Tanto que criamos uma série de vídeos que abordam especificamente os maiores e mais recorrentes problemas que as empresas enfrentam, quando o assunto é tecnologia. 

Na Websérie Tech: Soluções Spread, você encontra assuntos como:

  • Como tecnologias como a RPA podem melhorar os processos de suas equipes?
  • Qual é a melhor forma de tomar decisões?
  • Quais são as últimas tendências em tecnologia da informação?
  • Por que vale a pena investir em Low Code?
  • Talent on demand e formas de conectar com os melhores profissionais.

E a lista de temas abordados aumenta toda semana! Vale a pena entrar e conferir nossos vídeos sobre Big Data e se aprofundar ainda mais no que estamos vendo no post de hoje.

Conte com o time de especialistas da Spread em Big Data

Aqui, na Spread, atuamos desde o primeiro momento, do discovery, para entender a maturidade em que os dados de sua empresa se situam. 

E como Big Data não é só informação pura, também avaliamos quais são os seus desafios, as tecnologias que vocês empregam na gestão dos dados, se vocês fomentam uma cultura data-driven, entre outros aspectos. 

Após essa avaliação, somos capazes de entender o que você efetivamente precisa e onde atuamos com diferentes serviços de estruturação. 

Pode ser que o que vai ajudar a sua empresa a aproveitar todos os benefícios do Big Data seja criar uma solução de machine learning, ou também é possível realizar a estruturação de Data Lake para deixar seus dados em ordem. 

Com a Spread e a implementação de novas tecnologias, o seu negócio terá muitos benefícios. Agilidade e confiabilidade são os principais, e sempre com foco nas necessidades e resultados de seu negócio.

Você entra com a necessidade e a Spread entra com a tecnologia estruturada e integrada para garantir que os resultados da implementação de Big Data no seu negócio seja 100% confiável!

Em outras palavras: a Spread aumenta o nível de confiabilidade das suas decisões. 

Quer sua empresa no próximo nível do uso de dados com o emprego de Big Data? Conheça a página de nossa solução!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This