Big Data: porque você deve implementar e ter maior inteligência baseada em dados

4 de outubro de 2022 | Inovação e tecnologia

Sem dúvida estamos na era do Big Data. Cada vez mais, dependemos deles para extrair informações estratégicas de negócios, tomar decisões e planejar o futuro das empresas.

Tanto é, que até 2025 o mercado global de análise de Big Data deve crescer cerca de 30%, atingindo 68 bilhões de dólares. E por que as empresas estão tão preocupadas com isso?

Porque é a partir dos dados que podemos extrair o que há de mais precioso nos negócios, como entender o comportamento dos nossos consumidores, avaliar a viabilidade de projetos ou mesmo decidir onde e quando investir os recursos da organização.

Quer entender melhor por que você deve implementar um Big Data na sua empresa? Continue a leitura!

O que é Big Data e por que eu devo implementá-lo?

Big Data é um conjunto gigante de dados estruturados e não estruturados, vindos de diversas fontes, em quantidade, variedade e volume diferentes, e que são difíceis de serem processados por softwares simples de gerenciamento de dados.

Mas além de considerar o volume, a variedade e a velocidade com que esses dados chegam até a sua empresa, também é necessário entender o valor deles para a sua estratégia, bem como a veracidade deles, a fim de que a sua tomada de decisão seja realmente assertiva.

Nesse sentido, são cinco os pilares do Big Data:

  1. volume
  2. velocidade
  3. variedade
  4. valor
  5. veracidade

Ao mesmo tempo em que se dá o nome de Big Data ao seu banco de dados, o mesmo termo é aplicado às soluções tecnológicas que permitem a coleta, armazenamento e processamento desses dados, ou seja, aos softwares que fazem esse trabalho.

Agora que você já sabe o que é Big Data, vem a pergunta: por que a sua empresa deveria contar com uma solução dessas?

Por que implementar a análise de dados?

O ponto número um dessa questão é a capacidade de compreender o contexto econômico, social e ambiental no qual a sua empresa está inserida, usando o data analytics para elaborar estratégias, táticas e operações mais sustentáveis e conectadas com os valores da sua organização.

Para você ter uma ideia, 94% das organizações afirmam que a análise de dados é essencial para os seus negócios. Em contrapartida, 73% delas dizem que os dados coletados não são utilizados para fins de análise, o que demonstra a necessidade de se ter caminhos mais estruturados para que os dados sejam realmente bem aproveitados no ambiente corporativo.

Outro dado importante, revelado em pesquisa, é de que 74% das organizações acreditam que a falha nesse processo de coleta, armazenamento e processamento de dados pode levar uma empresa à falência.

O que é e por que implementar o Big Data você já sabe. Mas você sabe como funciona uma cultura data-driven?

Como funciona uma cultura Data-driven

Uma cultura orientada por dados é aquela em que as decisões são pautadas em informações e insights extraídos a partir de uma análise de dados detalhada. E isso pressupõe o uso de um Big Data e, claro, um planejamento estratégico, cujas etapas você confere a seguir:

1. Defina suas fontes de dados

O primeiro passo para implementar uma cultura data-driven é entender quais são as suas fontes de dados e o que elas trazem de valor para o seu negócio. Por exemplo, quais são os canais de atendimento ao cliente e o que eles trazem de informação que pode alimentar suas estratégias de captação, retenção e fidelização de clientes?

2. Identifique as métricas certas

O ponto seguinte é identificar quais métricas servirão de guia para que você entenda se os dados são relevantes para sua organização e como eles contribuirão para sua estratégia global. KPIs como lifetime value, taxa de conversão de clientes, ticket médio, entre outros, são a base de uma cultura data-driven.

3. Escolha os responsáveis pelo acompanhamento e lapidação dos dados

Ter analistas de negócios especializados em entender como os dados podem contribuir para sua estratégia global é de suma importância. Portanto, identifique aquelas pessoas que são chave nos seus processos ou contrate pessoas capazes de transformar dados em inteligência de negócios.

4. Use as ferramentas certas

O quarto ponto para ter uma cultura data-driven na sua empresa é fazer uso das ferramentas corretas. E aqui vale um aviso: é preciso entender em profundidade o seu modelo de negócio e escolher aquelas soluções que se adequam ao seu perfil ou são capazes de sofrer customizações para atender Às suas necessidades.

5. Treine sua equipe

Nem tudo é tecnologia na cultura data-driven. Para que o Big Data seja uma realidade na sua organização, você precisa de uma equipe preparada para fazer a conexão entre dados e estratégia. E isso se dá com base em treinamentos.

Uma cultura data-driven não se constrói da noite para o dia. É um processo contínuo de aperfeiçoamento que vai se tornando cada dia mais robusto e relevante para o desenvolvimento do seu negócio. E agora para finalizar o nosso artigo de hoje, vamos te apresentar 4 motivos para investir em uma solução de Big Data.

4 motivos para investir em uma solução de Big Data
1. Antecipar necessidades de clientes

Uma das grandes contribuições do Big Data é fornecer à sua empresa insights que possibilitam antecipar as necessidades de clientes e desenvolver produtos e serviços mais alinhados com o que o seu mercado deseja. É o que fazem empresas como a Netflix e a Procter & Gamble, por exemplo.

2. Oferecer experiências personalizadas

Ao analisar os dados dos seus clientes, você também se torna capaz de oferecer experiências personalizadas a eles, aumentando o nível de engajamento, fidelização e defesa da marca, por exemplo.

3. Ter maior eficiência operacional

O Big Data também contribui para a análise de processos internos e externos da empresa, oferecendo insights para a melhoria da eficiência e eficácia dos mesmos, o que se reflete em maior produtividade e geração de valor para a organização.

4. Inovar para crescer

O grande diferencial do mercado está nas empresas que conseguem inovar em seus segmentos de atuação, sendo que o Big Data é fundamental neste processo, já que traz dados e informações que indicam preferências de consumidores, interdependências entre a sua organização e fornecedores, possibilidades de negócios que ainda não foram explorados, entre outros.

Esses são alguns dos motivos pelos quais sua empresa precisa conhecer o  Big Data Spread. Por meio de uma consultoria especializada, fazemos o entendimento do cenário atual com um recorte de dados para realizar e executar uma POC com ênfase em realizar os maiores desafios da sua equipe a partir do modelo de negócio de cada empresa. 

Com um grande diferencial na velocidade e agilidade das entregas, nossos especialistas em dados desenvolvem o backlog com as entregas semanais e realizam os rituais de entregas com o acompanhamento do cliente. Além dos deploys de produção, entrega dos acesso e treinamento com o cliente, nós avaliamos os resultados e construímos uma esteira de melhorias. 

 É hora de acelerar a jornada data-driven na sua empresa, fale com um dos nossos especialistas e saiba como começar.

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This