Big Data na área de operações: como funciona?

14 de abril de 2023 | Inovação e tecnologia

O termo Big Data é usado para descrever conjuntos massivos e complexos de informações.

Estes dados estão presentes em qualquer organização. Podem vir tanto da área da saúde, como de métricas das suas redes sociais ou das suas operações logísticas, entre outras fontes.

Só que todas as informações não podem ser analisadas com métodos tradicionais.

Seu tamanho, velocidade e complexidade exigem o uso de softwares especializados que dependem de um poder significativo de processamento e de capacidade de armazenamento.

A adoção do Big Data permite que a sua organização tenha uma visão muito mais profunda e assertiva sobre a forma como funciona, além de representar uma vantagem competitiva.

Como funciona Big Data na área de operações?

O uso de Big Data na área de operações tem ganhado cada vez mais relevância para negócios que procuram otimizar os processos e reduzir os custos.

Em números, uma pesquisa indicou que:

  • Quase 40% das organizações entrevistadas acreditam fortemente que o uso de Big Data vai revolucionar a forma como suas operações vão funcionar no futuro.
  • Outras informações levantadas indicam que a rentabilidade das operações baseadas em Big Data foi 8x maior em empresas que acreditaram no potencial de dados e Big Data Analytics.

Isso só é possível porque o grande volume de dados que as empresas geram nos processos produtivos e logísticos podem ser analisados para evitar gargalos, otimizar operações que carecem de eficiência e encontrar oportunidades de melhorias.

Como aproveitar as vantagens do Big Data?

Em primeiro lugar, é preciso coletar e armazenar os dados gerados nos processos produtivos e logísticos.

Para que isso seja possível, o negócio pode obter os dados a partir de sensores, sistemas de monitoramento, dispositivos móveis e outras fontes. Finalmente, é preciso realizar a análise desses dados, por meio do emprego de algoritmos e ferramentas de análise de dados.

Até aqui, tudo entendido, certo? Que tal, agora, ver alguns exemplos práticos para que você possa entender melhor o real valor que o Big Data pode entregar para seu setor de operações?

5 benefícios que Big Data pode trazer para a área de operações

Aqui, destacamos algumas das principais vantagens do uso de Big Data no dia a dia do funcionamento da organização.

#01 Análises preditivas todo o tempo

A análise preditiva é um modelo de análise  de tecnologia capaz de fazer previsões sobre possíveis problemas que ainda não aconteceram.

Para isso, o uso de Big Data é determinante. Com as informações históricas de algum segmento das suas operações, a análise preditiva ainda inclui a IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning (ML) para antecipar possíveis incidentes.

Como? A partir da prospecção de dados e análise dos mesmos, o que permite detectar padrões.

Por exemplo, os serviços financeiros podem usar a análise preditiva para examinar transações, tendências e padrões. Se alguma atividade parecer irregular, o negócio é notificado para proceder com uma avaliação mais detalhada.

#02 Otimização de Supply Chain

Empresas que trabalham no ramo logístico precisam ter ferramentas para gerenciar fornecedores e transportadoras. E isso tem que acontecer enquanto se acompanha o atacadista e os varejistas.

O conceito de supply chain, atualmente, é muito diferente do que sempre estivemos acostumados.

Só que é exatamente quando a gestão da cadeia de suprimentos está em ordem que o negócio consegue integrar todos os players envolvidos e ainda cria uma parceria que realmente funciona.

Do fornecedor primário até chegar à transportadora e, finalmente, ao cliente, a mineração de dados pode ser feita para que o uso de Big Data devolva insights sobre o processo e sobre os clientes.

#03 Melhoria do controle de qualidade

A empresa pode usar sensores e outros tipos de tecnologias para coletar dados massivos do seu processo produtivo. Com essas informações em mãos, o Big Data é capaz de identificar problemas na qualidade de produtos ou serviços.

De fato, o controle de qualidade é exatamente o ponto de encontro entre o Big Data e a inteligência artificial.

Ainda que a automatização já faça parte da linha de produção há muito tempo. Só que o controle de qualidade é uma área que permaneceu sob o domínio dos humanos, no geral. Isso até agora.

Com o uso de câmeras, o negócio pode alimentar os bancos de dados e colocar tudo sob a ótica da IA. Inclusive, as câmeras 4K permitem que se controlem detalhes que passariam despercebidos.

Com semelhante volume de informações, não é possível processar tudo da forma tradicional. É aí que o Big Data representa uma mudança de paradigma, quando entrega capacidade analítica automatizada.

#04 Mais segurança para seus processos

A quantidade de informações que as operações diárias produzem em todas as atividades e sistemas e que são usadas pela a empresa são um prato cheio para invasores.

Mas existem novas abordagens, mais inovadoras, que empregam toda a inteligência em segurança e análise comportamental, para que os dados estejam sempre em segurança.

Digamos que você tem uma empresa do ramo de finanças, de grande porte, e que alguns acessos ao armazenamento em nuvem estavam acontecendo fora da empresa, mesmo com os colaboradores trabalhando dentro de suas instalações.

Este tipo de incidente pode se referir à duplicação de um registro de identidade, o que representa uma ameaça seríssima. E a melhor forma de lidar com isso é aplicar princípios de integração de Big Data e visualização de dados através dos seus sistemas de controle de acesso lógico e físico.

#05 Inove mais rápido

Os conhecimentos obtidos com o uso de análise de Big Data são a porta para a inovação.

O Big Data permite que você atualize produtos e serviços existentes enquanto inova em novas propostas de valor. O grande volume de dados recolhido ajuda as empresas a identificar o que melhor responde às expectativas dos clientes.

Informações sobre o que os outros desejam encontrar nos produtos ou serviços serão o ponto de partida para que o negócio evolua.

As informações também podem ser usadas para criar estratégias empresariais disruptivas, melhorar as técnicas de marketing, otimizar o serviço ao cliente e a produtividade dos empregados.

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