Big Data: como você toma suas decisões?

23 de maio de 2023 | Inovação e tecnologia

Páginas web, aplicativos de gestão empresarial, fan pages, dispositivos móveis, podcasts, redes sociais… hoje, praticamente tudo gera informações. 

É tanta coisa que ficou humanamente impossível lidar. Por isso, as empresas ampliaram, e muito, suas fontes de coleta de dados. 

Só para você ter uma ideia, estudos recentes indicam que o mundo gera cerca de 2.5 quintilhões de bytes de dados todos os anos. Portanto, processar esse volume de dados pode ser inviável para nós, mas não para tecnologias como o Big Data. 

Se antes as tomadas de decisões eram baseadas em intuição, hoje você pode se apoiar em dados concretos e acionáveis.

E, se o volume de dados que a sua empresa possui só faz crescer, entenda que as possibilidades do que pode ser feito com tantas informações são proporcionais a esse crescimento. 

Continue a leitura e entenda como o Big Data pode impactar nas suas decisões!

Big data: Acelere decisões importantes para o negócio​

Usar dados em processos de tomada de decisão já é uma estratégia adotada por grandes empresas, pois oferece uma altíssima eficiência e mais precisão. 

E você, como toma decisões? Com base em dados ou em suposições?

O Big Data oferece inúmeros benefícios, como:

  • geração de insights;
  • previsões de falhas;
  • prevenção a fraudes;
  • identificação de novas oportunidades;
  • sugestões de melhorias no atendimento;
  • e muitas outras.

Mas lidar com muita informação não é necessariamente algo que se faz em um piscar de olhos. De fato, manipular grandes quantidades de dados é um tremendo desafio. 

Afinal de contas, estamos falando de um novo conjunto de tecnologias complexas que ainda se encontram nos primeiros estágios de desenvolvimento e do processo evolutivo. 

Na sequência, você confere alguns dos benefícios dessa tecnologia:

#01 Análise de feedback dos usuários através de dados

Ao coletar dados de feedback dos clientes, você pode usar técnicas de análise de Big Data para identificar padrões e tendências. Por exemplo, avaliações de produtos, comentários em redes sociais e opiniões em fóruns.

Essa análise pode ajudar a compreender o nível de satisfação dos clientes, identificar problemas recorrentes e áreas de melhoria do produto.

Também pode ajudar a compreender melhor quais são as necessidades dos clientes. Além de aprimorar seu atendimento com base em dados concretos, em vez de se prender à tentativa e erro.

#02 Monitoramento de redes sociais

Com o Big Data, você pode monitorar as mídias sociais da sua empresa e identificar, por exemplo, as menções ao seu produto. 

Isso permite acompanhar as conversas e opiniões dos clientes em tempo real, compreender as percepções do público em relação ao que sua marca oferece e  identificar áreas em que o produto pode não estar atendendo às expectativas.

Com esses dados em mãos, você pode tomar melhores decisões sobre que tipo de conteúdo compartilhar, gerar mais engajamento da sua audiência e assim ampliar a visibilidade da sua marca na internet.

#03 Análise de dados de vendas 

Com dados de históricos de vendas, preferências dos clientes e informações demográficas, você pode identificar padrões de compra e ajustar a estratégia de marketing ou desenvolver produtos mais adequados às necessidades dos consumidores.

Você pode, ainda, reformular sua política de preços, criar campanhas personalizadas para cada perfil de cliente e otimizar suas estratégias de vendas para que elas se tornem mais lucrativas.

#04 Métricas para otimização

Imagine ter a possibilidade de ver rapidamente quais das suas campanhas estão funcionando melhor, se você tem leads realmente qualificados ou mesmo de otimizar as campanhas para melhorar as métricas e gerar mais resultados comerciais. 

Com o Big Data, todo o volume de dados que você administra pode ser filtrado e segmentado para sua empresa ir melhor. Para tanto, ele indica quais as métricas com mais potencial para melhorar seu ROI e aumentar sua receita, por exemplo.

#05 Otimize sua cadeia de suprimentos

O Big Data é especialmente útil para analisar os grande volumes de informações gerados em toda a sua cadeia de suprimentos. Neste sentido, são considerados os dados dos fornecedores, as informações do transporte, inventários e a demanda dos clientes.

A análise de Big Data ajuda, também, a identificar gargalos, demoras e ineficiência da sua cadeia de suprimentos, ajudando no reparo de falhas e otimização de recursos.

#07 Tenha uma melhor previsão da demanda com big data

Seu negócio pode combinar o Big Data com a inteligência artificial e ganhar eficiência ao analisar seus dados históricos de vendas. 

Seja em relação aos dados do mercado, das tendências sazonais, das informações demográficas e outros dados importantes, o Big Data ajuda a prever as demandas futuras de produtos ou serviços. 

E, com previsões mais precisas, ele permite que sua empresa ajuste sua produção, estoque e capacidade de forma mais eficiente, evitando uma produção excessiva ou a escassez de seus produtos.

Websérie Tech: Soluções Spread 

Se você está em busca de conteúdos que mostrem o que é tendência no mercado e como centralizar informações para tomar decisões mais precisas, não deixe de conhecer a Websérie Tech: Soluções Spread. 

Em uma série de vídeos que falam sobre o que você precisa, as soluções Spread abordam desde demonstrações de como os robôs de automação podem revolucionar seus processos até assuntos como o que estamos vendo hoje. 

Nossos especialistas participam diretamente da produção dos vídeos para garantir que as informações mais relevantes estejam ao seu alcance, e tudo com o tom e a voz de nossa marca, comprometida com seus resultados. 

Conte com o time de especialistas da Spread em Big Data

E quando o assunto é Big Data, a Spread se destaca por ajudar a aumentar a análise das suas informações e análises preditivas, sempre alinhada com os objetivos de negócio. 

Quer ter uma melhor previsão de churn, melhorar as métricas de aquisição de clientes, minimizar os riscos de fraudes e evitar os erros operacionais causados por informações incorretas?

O setor de Big Data da Spread é seu parceiro de negócios!

Não perca mais tempo, leve o Big Data Analytics para a realidade da sua empresa hoje mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This