Big Data Analytics: como tomar decisões baseada em dados

16 de dezembro de 2022 | Inovação e tecnologia

Até 2023, o mercado de análise de Big Data deve atingir 103 bilhões de dólares, impulsionado por mais de 97,2% das empresas que vêm investindo em novas tecnologias de análise de dados e Inteligência Artificial. 

E essa preocupação não é à toa: até 2025, a humanidade terá produzido 181 zettabytes de dados, o que corresponde a 181.000.000.000.000.000.000.000 (1021) bytes de informação. 

Tudo isso ainda parece muito surreal para você? Então continue a leitura e entenda por que o Big Data Analytics é tão importante. 

O que é Big Data Analytics? 

Big Data Analytics é o nome dado ao conjunto de técnicas utilizadas para analisar um volume gigantesco de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes, extraindo deles informações que podem nutrir a estratégia da empresa. 

Quando falamos em Big Data, existe uma tríade envolvida: volume, velocidade e variedade. Ou seja, você está lidando com um alto volume de dados, a uma alta velocidade e também com uma variedade de fontes e tipos de dados enorme. 

Some, ainda, a complexidade dos dados, que se torna cada dia maior. Agora você começa a compreender porque precisamos de máquinas munidas de inteligência artificial para realizar esse trabalho de análise. 

Um ser humano seria incapaz de realizar análises detalhadas em questão de segundos e identificar padrões, tendências e comportamentos com tamanha profundidade. É por este motivo que as empresas vêm investindo cada vez mais em tecnologias de Big Data Analytics. 

Por que tomar decisões baseadas em dados? 

Agora que você já compreendeu o que é Big Data Analytics, é natural que esteja se perguntando por que investir nesse tipo de tecnologia e tomar decisões baseadas em dados. Por isso, selecionamos alguns argumentos que podem te ajudar a compreender a importância da análise de dados no contexto organizacional: 

Redução de falhas 

A tomada de decisão com base em feeling ou experiência de mercado nem sempre é confiável. Quanto mais avançamos em termos de tecnologias, modelos de negócios e oportunidades de segmentação de mercados, maior é a complexidade dos cenários nos quais atuamos. 

Nesse sentido, adotar o Big Data Analytics como norteador das suas decisões ajudará a evitar erros e falhas de julgamento que podem impactar a performance da sua empresa. 

Melhoria de performance 

Se você reduz as falhas e conquista maior assertividade nas decisões, consequentemente também ganha melhoria de performance na sua empresa. Tudo graças à análise de dados, que traz orientações precisas sobre comportamentos e tendências que estão se configurando no seu contexto de atuação. 

A performance também é incrementada na medida em que você identifica lacunas de competência com mais facilidade e pode ir em busca de soluções para resolvê-las, como a contratação de profissionais especializados, por exemplo. 

Maior adaptabilidade às mudanças 

Para manter a vantagem competitiva, as empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças. Isso significa prever o comportamento dos consumidores daqui a 6 ou 12 meses e ter seu negócio pronto para suprir as necessidades que se apresentem. 

Essa postura exige capacidade de inovar rapidamente, de melhorar continuamente o que você já tem, assim como inventar novos produtos e serviços que atendam a novos interesses da sua comunidade. 

E estar à frente do seu tempo e dos seus concorrentes só é possível através de uma análise aprofundada de dados. Algo que o Big Data Analytics provê muito bem. 

Redução de custos 

Maior adaptabilidade às nuances do mercado, melhoria de performance e redução de falhas contribuem diretamente para a redução de custos na sua empresa. 

Seja tomando melhores decisões sobre investimentos ou apenas reduzindo riscos e falhas que causam prejuízos, você acaba deixando de perder dinheiro. 

Ao mesmo tempo, analisa com mais propriedade os custos da sua operação, identificando pontos de melhoria e otimizando seus processos, o que também se reflete na redução de custos. 

Em pouco tempo, o investimento em Big Data Analytics se transforma em lucro, que pode ser reinvestido no seu negócio para proporcionar crescimento. 

Crescimento sustentável 

Nos últimos dois anos vimos como algo inesperado pode mudar por completo o rumo de qualquer negócio. Centenas de empresas fecharam suas portas durante a pandemia de coronavírus e a dificuldade de recuperação de outras tantas fez com que 2022 batesse um novo recorde: até o mês de setembro, mais de 92 mil empresas haviam encerrado suas atividades. 

Estar preparado para esse tipo de crise é fundamental, por isso, mais do que nunca, as empresas vêm investindo em maneiras de manter um crescimento sustentável. 

E através da análise de dados, você pode se preparar para isso, seja analisando seus investimentos ou mesmo simulando cenários possíveis para compreender como sua empresa poderia agir em um momento de crise. 

Como tomar decisões baseadas em dados? 

Agora que você tem argumentos suficientes para compreender a importância do Big Data Analytics, vem o passo seguinte: como tomar decisões com base em dados? 

Saiba qual é a missão e visão da sua empresa 

A tomada de decisão parte de um único lugar: a missão e visão da empresa. Esses dois elementos devem nortear toda e qualquer decisão, por isso, devem ser conhecidos por todos os membros da equipe. 

Sabendo aonde você quer chegar, fica mais fácil definir a estratégia e quais dados você precisa conhecer para facilitar o seu caminho até lá. 

Identifique suas fontes de dados 

O ponto de partida, o ponto de chegada e como mensurar se está no caminho certo, você já sabe. O segundo passo, então, é identificar as suas fontes de dados. Isto é, de onde a sua empresa recebe informação. 

Aqui, você precisa ter atenção para não deixar nada de fora. Redes sociais, teleatendimento, e-mail, pontos de contato físicos, como stands em feiras, tudo isso é um banco de dados. 

Integre os dados e organize 

Depois de levantar todo o seu banco de dados, é preciso integrá-las a uma única central, que fará o processamento e análise dos mesmos. É aqui que entra o Big Data Analytics, alavancando seu potencial de recebimento, processamento e análise de dados. 

Para facilitar a visualização desses dados, convém usar recursos como dashboards e gráficos, que facilitam a compreensão de contextos e como os dados podem influenciá-los. 

Use os dados de forma estratégica 

Agora que você tem orientações claras sobre o seu negócio, é só fazer bom uso dos dados, tomando decisões com base em informações concretas. 

O Big Data é uma ferramenta poderosíssima de gestão estratégica, seja no marketing, no desenvolvimento de produtos ou mesmo nas finanças. Continue explorando toda a potencialidade do Big Data para o setor financeiro da sua empresa!  

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This