Automação RPA: 5 principais casos de uso em Operações de TI

8 de novembro de 2022 | Inovação e tecnologia

Escalabilidade, redução de custos e maior eficiência operacional são alguns dos motivos pelos quais 81% das empresas estão investindo em Automação RPA.

E segundo a Nanonets, esse investimento vem acompanhado de outros que também contribuem para os mesmos objetivos: Cloud Computing, Internet of Things (IoT) e Analytics.

Mas afinal, o que o RPA pode fazer pela sua empresa? É o que vamos explorar neste artigo. Continue a leitura!

O que é RPA – Robotic Process Automation

Robotic Process Automation – RPA é um conjunto de tecnologias que permitem a automatização de processos que não dependem de interpretações mais profundas, como contexto e linguagem neural, por exemplo.

Ou seja, o RPA auxilia na automatização de tarefas manuais e repetitivas que consomem tempo da sua equipe e que não geram valor agregado direto aos seus produtos ou serviços.

Alguns exemplos de tarefas que podem ser automatizadas através do RPA são atualizações cadastrais, inserção de dados em softwares como CRM e ERP, emissão de notas fiscais e controles de estoque, dentre outros.

Mas o que diferencia o automação RPA de um software com inteligência artificial?

Vamos pegar um CRM – Customer Relationship Management como exemplo. No software de CRM, você tem os dados cadastrais de cada cliente e o registro de cada compra que eles fizeram, certo?

Atualizações de dados como endereço, telefone ou mesmo o registro de novas compras podem ser feitas por uma automatização robótica de processos, isto é, um RPA.

Mas, se você quer conhecer o comportamento dos seus clientes em relação às compras, identificando padrões de consumo, isso já não é possível por meio de um RPA. Aí entra a Inteligência Artificial para confrontar dados e extrair informações mais complexas, que vão te ajudar a tomar decisões.

Você sabe quais as oportunidades de Automação RPA de processos de TI?

A busca por automação de processos não é nova. Desde a Revolução Industrial as empresas buscam formas de otimizar o trabalho manual, reduzir falhas humanas e encontrar o equilíbrio perfeito entre eficiência, qualidade e escalabilidade dos negócios.

E grande parte dos investimentos em tecnologia têm sido dedicados a esse objetivo. Porém, existem outros benefícios e oportunidades que você pode colher ao automatizar suas operações de TI. Confira:

Sem interrupções nos processos

Basear seus processos mais operacionais em pessoas significa pausas significativas no processamento de dados e informações estratégicas para o seu negócio.

Imagine que você tem um e-commerce e que todas as notas fiscais são emitidas por uma pessoa. No fim do dia, essa pessoa vai para casa descansar e as suas vendas vão se acumulando até o dia seguinte.

Pela manhã, são dezenas, senão centenas de notas a serem lançadas. E horas a fio de trabalho para realizar uma tarefa que poderia ser totalmente automatizada por uma solução de RPA.

Maior segurança e acuracidade de dados

Processos automatizados também garantem maior segurança e acuracidade no que se refere aos dados gerados pela sua empresa. Sem intervenções humanas no meio do processo, os riscos de falhas de digitação ou interpretação de dados são reduzidos a zero.

Desse modo, sua empresa tem a garantia de tomar decisões pautadas em dados e insights corretos, eliminando também a possibilidade de erros na hora de conduzir o seu negócio.

Menor necessidade de codificação

As melhores soluções de automação RPA permitem que você faça integrações sem a necessidade de codificação. Recursos de arrastar e soltar nas interfaces dos usuários facilitam a implementação da tecnologia e dispensam o compromisso de um profissional especializado para a tarefa.

Isso significa não só economia de tempo, mas também de recursos financeiros. Além disso, possibilita que qualquer pessoa da sua equipe de TI com o mínimo de conhecimento sobre a solução possa fazer uso dela sem a necessidade de consultorias externas.

Maior produtividade

Outro fator que conta pontos a favor da automação robótica de processos é o aumento da produtividade da sua empresa. Já que os processos não param nunca, a segurança e acuracidade dos dados é garantida e existe menor necessidade de codificação, seu time se torna mais produtivo.

Agora que você já sabe quais são as oportunidades de automação RPA em TI, conheça os 5 principais casos de uso nesse tipo de automatização.

Descubra os 5 principais casos de uso de automatização de processos de TI

Automatização de processos em TI permite a entrega mais rápida de softwares e aplicações, ajudando as equipes de tecnologia a fornecer serviços com mais velocidade, segurança e consistência.

1. Automação em nuvem

A automação em nuvem permite aos times de TI entregar soluções por meio de autoatendimento, acelerando processos manuais e repetitivos. Também pode ser usada em testes de software, segurança da informação e diagnósticos de rede.

Basicamente esse tipo de automação RPA fica rodando testes e processos o tempo todo enquanto a equipe de TI se ocupa de atividades mais estratégicas. Desse modo, a empresa pode manter times mais enxutos sem abrir mão do que precisa para escalar os negócios com segurança.

2. Gerenciamento de redes

O tráfego de rede aumenta a cada dia, sendo que somente as videoconferências tiveram um salto de 300% nesse quesito. Embora as tecnologias estejam cada vez mais potentes, qualquer interrupção nesse tipo de serviço pode significar perdas importantes para a organização.

Aqui, a automação RPA permite monitorar o tráfego de rede em tempo real, identificando quedas abruptas na transmissão de dados e fornecendo insights que auxiliam o time de TI na manutenção da rede.

3. Gestão de metadados

Cada vez mais as empresas fazem uso de metadados para compreender seu ambiente de negócios. E isso envolve a captação, análise e processamento de dados estruturados e não estruturados, o que envolve as equipes de TI e o uso de softwares específicos para a gestão de metadados.

Nesse sentido, a automação RPA entra como recurso para explorar essas fontes de dados e extrair os metadados de acordo com a necessidade da empresa.

4. Processamento de dados

Emissão de faturas, envio de emails transacionais, atualizações cadastrais e outros tipos de tarefas repetitivas e escalonáveis podem ser facilmente resolvidas com automatização de processos. Isso permite que a sua empresa escale as vendas e também as operações de forma ordenada, sem onerar a folha de pagamento.

5. Melhoria da experiência do cliente

Os times de TI também podem se beneficiar da melhoria da experiência do cliente através da automação de processos por RPA. FAQs inteligentes, autoatendimento e aplicações baseadas em chatbots facilitam o contato dos clientes de TI na organização sem a necessidade de seres humanos disponíveis full time para o atendimento personalizado.

Essas são apenas algumas das situações em que um RPA – Robotic Processo Automation pode atuar para maximizar o trabalho das suas operações de TI. Se você quer saber o que mais essa tecnologia pode fazer pela sua empresa e os desafios a serem superados, assista nosso webinar gratuito com especialistas em RPA e saiba mais.

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This