Automação RPA: como APIs melhoram a experiência do seu cliente e do seu colaborador

28 de junho de 2023 | Inovação e tecnologia

Mudanças não significam ameaças. Pelo contrário, as mudanças trazem benefícios para colaboradores, que têm mais recursos para desenvolverem seus trabalho e conseguem apresentar um desempenho melhor. 

E se for para falar de evolução e o impacto da inteligencia artificinal nas empresas, não temos como deixar de entrar no assunto sobre como a automação RPA, combinada com o uso de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), é capaz de facilitar, e muito, a vida de suas equipes. 

O post de hoje é sobre como tornar sua vida mais fácil e ter mais produtividade. Para fazer isso, sua empresa vai precisar mudar, e para melhor. Quer saber como? Siga com a gente!

Simplifique processos que podem impactar diretamente o colaborador e o cliente com Automação RPA

Para começar a falar de Automação RPA, vale a pena dar uma repassada no conceito.  

Essa automação de processos, que utiliza robôs de software, é executada quando um app se iguala ao comportamento humano, a interação que costumamos ter com atividades de nossas rotinas de trabalho. 

De fato, a ideia de criar um ecossistema que combine tecnologias, pessoas e processos não é nada nova. Mas, na prática, ela ainda pode confundir muita gente. 

O que acontece é que gestores de TI, no geral, acabam olhando só para os fluxos dos processos, diagramas, etapas, etc. 

Mas também é importante se manter atento às pessoas, olhar com mais carinho para os participantes. Gestores, executores, fornecedores, usuários: nada funciona sem esses atores.

A tecnologia entra com um terceiro envolvido, porque as ferramentas são o que permite a execução de atividades. 

Equilibrar tudo isso é imperativo, e o uso de RPA só apresenta vantagens. Aliás, sabia que há negócios nos quais cerca de 40% dos processos são automatizados?

Isso é praticamente a metade de tudo que se executa diariamente numa companhia. Já imaginou trabalhar num ambiente assim? 

Agora, vamos fazer o seguinte: ao invés de só imaginar, vamos dar uma olhada, na prática, como a automação RPA para projetos vai revolucionar suas rotinas de trabalho ao ser combinada com APIs. 

5 aplicações práticas da Automação RPA combinada com APIs

É curioso pensar como API e RPA já foram considerados antagônicos, e você precisava escolher entre um e outro. Felizmente, esse momento já passou e, atualmente, ambos os recursos trabalham de forma combinada. 

Na sequência, exemplos dessa interação. 

#01 Integração entre sistemas

Automatizar tarefas repetitivas é uma coisa, mas como fazer com que os softwares do seu ambiente de trabalho conversem entre si?

Tudo começa nos dados que precisam ser transferidos entre as plataformas. 

Digamos que você precisa migrar info de uma planilha do excel para um CRM (Customer Relationship Manager). Passar esses dados à mão sempre deu muita margem a erros, então, você pode substituir isso por um software.

Como? Os robôs procedem com a coleta das informações em tempo real, sem que nenhum funcionário intervenha nisso. Ou seja, recebem permissão para acessar as planilhas e o CRM por meio de APIs.

Em seguida, coleta os dados e, depois, usaria a API do sistema CRM para transferir esses dados da planilha Excel para o CRM. 

Ele poderia criar novos registros de clientes, atualizar informações existentes ou até mesmo importar um arquivo CSV com os dados coletados.

#02 Processamento de pagamentos

Processar transações financeiras, quando o volume é significativo, não é uma tarefa simples, nem fácil. E como praticamente tudo é digital e atravessa muitos sistemas, você pode colocar a RPA para realizar a maioria dos trâmites. 

Seja quando é preciso verificar as faturas, reconciliar pagamentos ou gerar relatórios financeiros, a automatização com bots de software deixa a sua vida muito mais simples. 

Mas como é preciso acessar os vários sistemas e fontes de dados para isso, ao realizar a integração com os sistemas de APIs das plataformas de gestão de finanças, sua organização conta com processamentos atualizados automaticamente, em tempo real, e com segurança. 

#03 Suporte aos usuários

Até agora, falamos mais de automações que têm a ver com a sua rotina interna, mas que nem sempre interagem diretamente com os usuários de seus produtos ou serviços. 

Mas a experiência dos clientes também está na mira da combinação entre RPA e API. 

Por exemplo, um robô pode acessar informações de um sistema CRM por meio de uma API e fornecer respostas instantâneas para as consultas mais recorrentes dos usuários. 

Isso reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação do cliente. E como cerca de 40% das pessoas preferem atendimentos automatizados, apostar em recursos que respondam perguntas sem intervenção humana é uma tremenda vantagem. 

#04 Monitoramento e manutenção de sistemas

Ter uma disponibilidade de 100% é o sonho de qualquer responsável pela manutenção de sistemas de uma empresa. 

Que tal automatizar o monitoramento de seus ambientes com o uso de robôs? É precisamente por meio das APIs que seus bots de automação conseguem ter acesso a tudo que acontece nos seus sistemas. 

Seja quando você precisa realizar uma manutenção corretiva, verificar serviços ou rodar novos scripts, pode contar com a RPA. 

Questões como o uso de memória, espaço nos servidores ou status dos serviços em execução, podem ser todas acompanhadas automaticamente. Além disso, notificações são disparadas se alguma correção for necessária. 

Se um serviço falhar, e não houver ninguém no turno, os bots também podem enviar um comando via API para que, por exemplo, o sistema seja reinicializado.

#05 Relatórios acionáveis

Seu negócio também pode automatizar a geração de informes, da mesma forma quando falamos de integração entre diferentes sistemas por meio de APIs combinadas com RPA. 

Seja buscando informações em bancos de dados locais, na nuvem ou em aplicativos web, você pode consolidar tudo em um único report e saber exatamente em que lugar suas operações se encontram. 

Isso é especialmente importante quando precisamos acompanhar a performance do marketing, das vendas e do estado geral das finanças. 

Com as RPAs, você tem a mão de obra perfeita e, com as APIs, você conecta essa força de trabalho virtual com quaisquer plataformas, sistemas, softwares e bancos de dados.

Quer aumentar a performance da sua área de negócio e ter uma maior escalabilidade de atividades operacionais? Conheça a nossa solução de automação RPA!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This