Automação RPA: automatize processos de maneira eficiente

25 de abril de 2023 | Inovação e tecnologia

A Automação RPA (Robotic Process Automation) é uma maneira que sua empresa tem para automatizar fluxos que podem ser simples ou complexos.  

Isso é feito com softwares que mimetizam as ações humanas. Em outras palavras, um programa de computador executa as mesmas atividades que uma pessoa de verdade faria.  

Imagine quanto tempo você economizaria em tarefas repetitivas se pudesse contar com um profissional que não para, não precisa ser contratado, não erra e ainda aprende quanto mais trabalha? Isso é a RPA.  

Ah, e tudo isso é feito de forma muito mais rápida. No caso, o robô segue exatamente a mesma sequência que um colaborador teria que completar, com passos programados logicamente para executar uma rotina.  

Siga com a gente e acompanhe este post até o fim. Vamos te contar um pouco sobre nossa Websérie Tech e o que a automação RPA pode fazer pela sua empresa. 

Ganhe eficiência com automação RPA 

Ter ferramentas experts em RPA faz total diferença para conseguir o resultado desejado, tais como a Electroneek e Power Automate, que são parceiras da Spread. Mas, além da ferramenta certa, o que é preciso fazer para melhorar a eficiência e tornar os processos automatizados que podem fazer seu negócio economizar até 60% nos custos operacionais? É sobre isso que vamos falar hoje, continue a leitura e aproveite as vantagens de se utilizar automação RPA. 

#01 Redução do tempo de operação e seus custos 

Independentemente da indústria em que você atua ou do tamanho do seu negócio, a automação de processos robóticos deve estar no centro das estratégias de transformação de sua organização se você quiser aproveitar os avanços tecnológicos.  

Neste sentido, os sistemas RPA são a ferramenta ideal para que você possa diminuir os seus tempos de operação e estar sempre à frente da concorrência.  

Um estudo, inclusive, indica que as empresas do setor financeiro podem economizar até 20 mil horas por ano, dependendo do porte das suas operações.  

Mais de 90% dos executivos nível C afirmam que o uso de automação permitiu que suas empresas trabalhassem acima do esperado. Por exemplo, um bot de entrada de dados pode facilmente substituir entre 4 e 8 empregados. 

Em relação aos seus custos operacionais, a automação RPA da Spread permite que você economize entre 40% e 70% com custos relacionados à mão de obra.  

#02 Ausência de erros humanos 

Nada está livre de falhas, mas quando falamos dos erros humanos, eles acontecem muito mais do que realmente podemos perceber.  

Sabia que aproximadamente 75% dos incidentes de perda de dados acontecem por falha humana? As principais falhas, quando o erro está no manejo de dados, estão relacionadas a informações apagadas sem querer e a arquivos que são sobrescritos.  

Já um bot de automação de processos não cansa, não erra — se for bem configurado — e funciona 24 horas por dia, todos os dias. É a sua empresa non stop e 100% em conformidade. 

#03 Melhores conexões entre sistemas  

A integração entre sistemas é algo que precisa ser feito com muito cuidado, principalmente quando a integração envolve a migração de informações. Problemas de compatibilidade são comuns e já falamos como é ruim perder dados neste post. 

Com a automação, inclusive os erros não-humanos são prevenidos. Bugs entre softwares são identificados com mais facilidade e as correções, uma vez feitas, desaparecem.  

É muito melhor ter integrações simplificadas, assíncronas e em tempo real. Com a automação Spread, sua empresa pode contar com isso.  

#04 Clientes mais satisfeitos 

Com a casa em ordem, e funcionando automaticamente, a consequência lógica é uma maior disponibilidade dos serviços. E todos sabemos que uma experiência do cliente sem ruídos é um diferencial competitivo importantíssimo.  

No que se refere ao suporte ao cliente, você encontra os chatbots, que são um tipo de RPA.  

Existem algumas variações: RPA assistido, autônomo e híbrido. O assistido é ideal para apoiar serviços dos funcionários. Já o autônomo funciona muito bem em atendimentos online de clientes, principalmente por ser altamente escalável. Por fim, o híbrido é uma combinação das outras duas modalidades.  

O que a automação Spread pode fazer por você 

Se você leu este post até aqui, seguramente deseja que a automatização favoreça outros aspectos de seu negócio. Aqui, você confere um resumo: 

  • ROI mais rápido 
  • Processos padronizados 
  • Redução de riscos 
  • Colaboradores mais engajados 
  • Menos perdas 
  • Ampliação de Standards  

Por fim, são várias formas de ter os processos automatizados de maneira eficiente, e quer saber mais? podemos fazer isso por você através das melhores ferramentas! Basta clicar em fale com especialista que te explicaremos como fazer isso acontecer! 

Inclusive, se quiser assistir o material que serviu de inspiração para este post, é só conferir logo abaixo o capítulo em que o Pedro Vara, um de nossos especialistas em automação, fala tudo sobre a Automação RPA da Spread  e como automatizar processos de maneira eficiente: 

Websérie Tech: soluções Spread  

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia? Inteligência Artificial, Automação de Processos, Big Data, entre outros assuntos, é o que você vai encontrar em nossa Websérie Tech! 

Aqui em nosso canal, você encontra tudo isso e muito mais. Sabe por quê?  

Porque a Spread não só apresenta o que há de mais atual, como também te mostra como podemos aproveitar as tendências e novas ferramentas na sua empresa.  

Nossos especialistas oferecem todo seu conhecimento em uma série rápida e fácil de vídeos que vão direto ao assunto. Não deixe de conferir os outros episódios no nosso canal do YouTube! 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This