Aumente a eficiência operacional do seu Service Desk e Field Service com essas 7 tecnologias

24 de março de 2021 | Inovação e tecnologia

Na rotina de quem trabalha com atendimento em um Service Desk e Field Service de TI, é comum receber centenas de chamados por dia e nem sempre é possível atender e solucionar todos eles de forma satisfatória, não é mesmo?

Ocorre que as exigências em relação à qualidade de atendimento são muito altas, não importa qual seja o segmento da sua empresa. Por isso, é necessário preparar a sua equipe e sua infraestrutura para oferecer a melhor experiência possível com o suporte de TI.

Para auxiliá-lo neste desafio, descrevemos algumas tecnologias que podem ser  implementadas nos serviços de Service Desk e Field Service, a fim de aumentar a capacidade de atendimento e resolver as solicitações dos seus usuários com mais rapidez e eficiência.

Leia este conteúdo até o final e saiba tudo o que você precisa para aumentar a satisfação dos seus usuários!

Principais tecnologias utilizadas para aumentar a eficiência operacional em seu Service Desk e Field Service

Hoje em dia, graças ao avanço tecnológico, existe uma gama de ferramentas e aplicativos que você não pode abrir mão em seu suporte técnico, pois eles facilitam a gestão dos processos de ponta a ponta e de forma automatizada, reduzindo significativamente as taxas de erros, retrabalhos e também o tempo de atendimento. Reunimos algumas sugestões abaixo:

1.   Ferramenta para gestão de tickets

Realizar a gestão dos chamados em um Service Desk ou Field Desk pode ser complicado, a não ser que a sua equipe de atendimento conte com uma boa ferramenta para a gestão de tickets, que garante a organização e o registro das solicitações em todas as etapas, bem como as ações tomadas para a solução do problema.

Dessa maneira, os chamados são organizados por ordem de chegada e de prioridade  — de acordo com os SLAs pré-estabelecidos. Este é um item essencial em qualquer suporte de TI, porque possibilita avaliar se o atendimento foi realizado dentro dos protocolos e se a solução aplicada foi correta.

2.   Automatização de atendimento com URA

O atendimento automático por meio da URA (Unidade de Resposta Audível) é o trunfo principal das centrais de atendimento nos dias de hoje. Ele é feito a partir de scripts pré-programados para fazer com que as máquinas se comuniquem com os usuários e façam o atendimento preliminar, registrando a solicitação do cliente e encaminhando-a para o tipo de suporte necessário.

Em muitos casos, a solução pode ser dada sem necessidade de contato com um atendente, otimizando o tempo da equipe e permitindo focar em questões mais complexas. É o caso da troca de senha, liberação de acesso a aplicativos, criação de login e senha, atualizações de softwares etc.

3.   Relatórios de gestão automatizados

Adotar uma ferramenta de gestão que forneça relatórios automatizados é fundamental para alcançar o nível de excelência nos serviços de Help Desk e Field Service. Dessa forma, é possível fazer uma avaliação concreta de todo o atendimento e identificar oportunidades de melhoria nos processos.

 

O Digital ITSM disponibiliza o acesso a dashboards e gráficos atualizados em tempo real para avaliar o desempenho das equipes e os resultados alcançados, o que facilita a antecipação de possíveis problemas e a tomada de decisões.

4.   Atendimento Omnichannel

Definitivamente, não dá mais para centralizar o atendimento do seu Service Desk apenas em um telefone. É preciso ampliar as opções de contato com o Service Desk para os seus funcionários e clientes.

Por isso, é muito importante ter uma estrutura de suporte integrada, com chat, e-mail, redes sociais, whatsapp, entre outros, que possibilite que o cliente possa acessá-lo a partir da plataforma que lhe for mais conveniente e obter informações atualizadas sobre o status da solicitação em qualquer dispositivo. Isto é o atendimento Omnichannel.

Esta solução também é útil para acompanhamento dos técnicos que prestam serviços em campo, pois, assim, eles podem ter acesso às informações do cliente de forma remota em um dispositivo móvel.

5.   Chatbots

O chatbot é o recurso mais inovador para chamados abertos via website ou redes sociais. Quando alguém entra em contato por meio de um desses canais, a tecnologia baseada em inteligência artificial entra em ação e conversa com o usuário, identificando a sua necessidade.

Então, ele informa a solução na hora ou escala a solicitação para um atendente real, se necessário. Mas lembre-se: ao utilizar uma ferramenta de chatbot, é interessante que ela seja humanizada, aparecendo com um nome e uma imagem que mais se identifique com a persona do cliente.

6.   Sistemas em nuvem

A migração de sistemas para o armazenamento em nuvem já não é bem uma novidade, porém é importante reforçá-la, já que a área de suporte lida com aplicações pesadas e um grande volume de informações, que podem sobrecarregar a rede da empresa.

Então, se você ainda não possui uma solução de Service Desk hospedada na nuvem, é recomendável pensar nisso, pois além de liberar espaço na rede e garantir melhor desempenho dos equipamentos de TI, um sistema baseado em cloud computing garante maior segurança, disponibilidade e estabilidade das informações. Além de reduzir os custos com manutenção,  servidores e licenças de uso.

7.   Pesquisa de satisfação permanente

Conforme já mencionamos, os relatórios são extremamente importantes na captação indireta de informações e na avaliação da qualidade do atendimento de um modo geral. Entretanto, quando se trata de satisfação do cliente, nada melhor do que coletar essas informações da própria fonte.

Isso quer dizer que é importante aplicar uma pesquisa de satisfação padrão após cada atendimento finalizado, a fim de entender a experiência do cliente e utilizar essas informações de forma mais estratégica.

A pesquisa deverá ser aplicada em todos os canais de atendimento on-line e offline. No primeiro, você pode utilizar um simples formulário, como Typeform ou Google Docs. No caso dos atendimentos via telefone, basta orientar o usuário a responder na URA, teclando o número correspondente para cada resposta.

Um simples questionário pode trazer inúmeras informações relevantes para aprimorar a eficiência operacional do seu Service Desk e Field Service, elevando a satisfação dos seus usuários e, ainda, aumentando a credibilidade da sua empresa no mercado.

Tem interesse em saber mais sobre como melhorar a eficiência operacional no atendimento da sua empresa? Conheça todas as nossas soluções!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This