Alocação de squads de TI: entenda o que é e suas vantagens

27 de abril de 2023 | Inovação e tecnologia

A metodologia de squads de TI é um modelo extremamente útil para empresas que lidam com tecnologia e precisam extrair o máximo rendimento de seus recursos. 

Com seus profissionais melhor atendidos por ferramentas que otimizam a sua linha de trabalho, a empresa tem muito mais chances de crescer exponencialmente e ganhar mais espaço no mercado.  

Empresas como Spotify, Apple ou Microsoft usam essa metodologia diariamente em seus desenvolvimentos, precisamente por conta dos benefícios que ela proporciona. 

Mas saiba que esses gigantes de tecnologia não precisam ser os únicos casos de aplicação das metodologias ágeis: elas estão ao alcance do seu negócio via alocação de squads de TI.  

Quer saber como isso é possível, quais são as vantagens e benefícios da alocação de squads? Continue com a leitura deste post até o final para entender tudo! 

O que são squads de TI? 

Um “squad”, em inglês, é o termo usado para definir um esquadrão, uma equipe ou grupo que trabalha na área de desenvolvimento de projetos de sistemas.  

Em outras palavras, é uma equipe dedicada a desenvolver uma solução ou recurso que satisfaça as necessidades de um cliente, seja ele interno ou externo em relação à organização da empresa. Os squads que funcionam nessa modalidade também são conhecidos como body shop. 

Seu tamanho pode variar, os times de desenvolvimento ágil do formato squads de TI podem ser formados inclusive por grandes equipes, como foi o caso da nossa parceria com o Hospital Albert Einsten, onde criamos um squad de 70 pessoas em somente 20 dias. 

#Como funciona um Squad de TI? 

Aqui é onde as metodologias ágeis mostram todo o seu potencial. As equipes de trabalho têm autonomia total para gerenciar os projetos de acordo com cada caso em particular.  

Ainda assim, a condução dos desenvolvimentos é feita da forma mais simples e ágil possível, pela divisão de tarefas em sprints. 

Um sprint é um intervalo de tempo onde algumas necessidades específicas são trabalhadas.  

Em outras palavras: ao invés de um projeto passar por longos períodos de desenvolvimento para só então as funcionalidades serem testadas, esse tempo de trabalho é menor, de duas ou três semanas.  

Isso é particularmente interessante já que os erros ou desvios são reparados antes que mais partes do desenvolvimento estejam prontas.  

Mais acima, também comentamos que os squads de TI podem incluir um membro da empresa, certo?  

Nos casos onde o negócio prefira não indicar um profissional, é melhor ter um project owner (algo como ‘dono do projeto’), que é a pessoa responsável por entender todas as suas necessidades, definir o que o produto vai oferecer e é também quem mantém a equipe de desenvolvedores focada.  

#Como as etapas de desenvolvimento são controladas? 

No final de cada sprint, é comum que tudo que tenha sido desenvolvido pelo squad de TI seja documentado. É nessa espécie de relatório onde ficam registradas as últimas implementações. 

Com a documentação feita, ela pode ser compartilhada com os outros envolvidos. Ou seja, com essa transferência de conhecimentos para mais pessoas, os avanços são validados por todos que podem colaborar.  

De fato, podemos chamar esses outros colaboradores de equipe de apoio. Esse time atua conferindo se as entregas estão funcionando exatamente como se esperava.  

Entre as checagens, são analisados os erros de desenvolvimento, para que sejam feitas as correções sem que nada mais seja alterado e o produto final desejado mantenha-se fiel ao requisitado pela empresa.  

Essa transferência de conhecimento é fundamental para que as próprias equipes de desenvolvimento possam trabalhar melhor. 

Por que a alocação de squads de TI da Spread pode ser a melhor escolha para a operação? 

Imagine ter os melhores talentos do mercado de desenvolvimento de softwares à sua disposição, sem que você precise fazer nenhum esforço para encontrar os especialistas que precisa.  

Isso é o talent on demand, um serviço que leva todo o conhecimento do mundo da TI para a empresa e atende todas as suas necessidades.  

Quer saber porque as empresas que citamos no tópico anterior escolheram trabalhar com a Spread? Dá só uma olhada em nossos diferenciais: 

Gestão próxima do profissional 

Oferecemos gestão próxima dos profissionais por meio de um squad de contratação dedicado e cadências regulares de acompanhamento com nossos Spreaders e clientes.  

Taxa de retenção líder no mercado 

Além disso, nossa taxa de retenção é acima da média, graças a um time dedicado à melhoria da experiência dos colaboradores. 

Profissionais para qualquer necessidade 

Nossa rede conta com mais de 1.000 profissionais alocados, proporcionando a flexibilidade necessária para atender às necessidades com velocidade, inclusive para realizar substituições. 

Valorizamos nossas equipes 

Investimos no desenvolvimento de carreira dos nossos colaboradores por meio da aplicação de Avaliação por competências, feedbacks frequentes, PDI e incentivo ao aprendizado contínuo. 

Experiência plena 

Com mais de 20 anos de experiência em mais de 10 segmentos de negócio, estamos preparados para oferecer soluções eficientes e inovadoras para nossos clientes. 

Gostou do conteúdo e quer mergulhar ainda mais nesse assunto? Inscreva-se na nossa newsletter e esteja por dentro de tudo que acontece no nosso blog! 

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This