Alocação de profissionais de TI para Empresas – como fazer

26 de dezembro de 2022 | Inovação e tecnologia

O rápido crescimento das necessidades de tecnologia, somado à lentidão do mercado em formar profissionais habilitados tem gerado uma escassez de profissionais de TI sem precedentes.

De acordo com um relatório do FMI, até 2030 o mundo deve sofrer com um deficit de mais de 85 milhões de profissionais de tecnologia da informação. E os impactos dessa falta de talentos no mercado já começa a ser sentida por boa parte das empresas.

Além da dificuldade de encontrar profissionais com o know how necessário, as empresas enfrentam disputas acirradas por aqueles que estão disponíveis no mercado.

Esse contexto tem levado a ofertas de salários cada vez mais altos, acompanhados de inúmeros benefícios e remuneração por resultados, algo que nem todas as organizações têm condições de ofertar.

Se este é o seu caso, talvez você esteja se perguntando: como contornar a situação e continuar crescendo?

A resposta pode estar no que chamamos de talent on demand, isto é, a alocação de profissionais de TI de acordo com a sua necessidade.

O que é talend on demand?

Talent on demand ou talento sob demanda é um novo modelo de contratação que vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente nos segmentos em que faltam profissionais qualificados.

Nele, você contrata os melhores talentos de acordo com a necessidade da sua empresa, seja por períodos onde existe maior demanda ou para projetos específicos. 

Esse modelo de contratação traz inúmeros benefícios para quem deseja ganhar velocidade e escalabilidade nos negócios. E é sobre essas vantagens que falaremos no próximo tópico.

Aqui na Spread, além de conectarmos os melhores profissionais nos desafios e estratégias de negócio dos nossos clientes, temos uma gestão próxima com estes profissionais, com squad de contratação dedicado e cadências de acompanhamento.

Por que fazer alocação de profissionais em TI?

Como você viu no início deste artigo, é cada vez mais difícil encontrar bons profissionais de TI disponíveis no mercado. Quando você encontra, precisa oferecer um pacote de benefícios altamente atrativo para mantê-lo na sua equipe. Do contrário, um concorrente pode levar o profissional em questão meses ou até semanas.

Diante deste cenário de escassez de talentos, a Spread desenvolveu um modelo de Body Shop de TI, ou seja, um serviço de alocação de profissionais de TI nas empresas parceiras de acordo com as necessidades de cada uma.

Assim, quando o parceiro Spread precisa de um profissional específico, como um engenheiro de software, por exemplo, a Spread faz a seleção deste profissional dentro da nossa rede com mais de 1.000 profissionais alocados o que possibilita flexibilidade para atender as necessidades com velocidade, como realizar substituições.

E por que esse foi o modelo de trabalho escolhido pela Spread? Porque ele traz inúmeros benefícios para os nossos clientes, como:

Acesso facilitado a competências escassas no mercado

Estimativas indicam que o Brasil terá um déficit de aproximadamente 800 mil profissionais de TI até 2025. Ou seja, já estamos vivendo um momento de escassez de mão de obra qualificada no setor.

O impacto dessa falta de talentos é a demora no desenvolvimento de soluções, dificuldade em modernizar processos, experiência do usuário aquém das expectativas, dentre muitas outras fragilidades que podem afetar os resultados de uma organização.

Mas, com um serviço de alocação de profissionais de TI, você pode ter acesso a profissionais incríveis de forma ágil e segura.

Flexibilidade na contratação de talentos

Outra vantagem que o Body Shop de TI traz é a flexibilidade que a sua empresa precisa para compor times ágeis e desenvolver soluções sem impactar a sua folha de pagamentos no longo prazo.

Você pode dispor dos melhores talentos do mercado por uma, duas, dez semanas ou por meses, ganhando escalabilidade no desenvolvimento de aplicações, softwares e outros recursos.

Maior capacidade para atender o time to market

Inovação é a palavra que não pode sair do seu vocabulário, caso você queira ver sua empresa crescendo. E, para isso, você precisa estar atento ao time to market, ou seja, o momento certo para lançar as inovações no mercado.

Isso exige agilidade no desenvolvimento de soluções, o que pode tornar o talent on demand um grande aliado do seu empreendimento. Com a alocação de profissionais de TI, você pode ampliar sua equipe sempre que necessário e garantir maior agilidade na comercialização de novos produtos e serviços, atendendo à demanda do seu público no momento em que ele mais precisa.

Redução de custos

É claro que não podemos deixar de fora a questão da redução de custos na empresa quando você tem acesso a um serviço de alocação de profissionais de TI.

Em vez de contratar times fixos e investir pesado em treinamentos, você recorre aos talentos no momento que precisa, pelo tempo necessário. Isso se traduz em menos necessidade de infraestrutura interna para a empresa, menos custos trabalhistas e de treinamento.

Como fazer a alocação de profissionais em TI

Agora que você já sabe por que fazer alocação de profissionais de TI, provavelmente está se perguntando por onde começar, certo?

Nossa dica aqui é contar com uma empresa parceira que tenha o modelo de serviços consolidado e já tenha testado antes.

Outro ponto que você deve avaliar é a qualificação dos profissionais de TI que fazem parte do banco de talentos.

Flexibilidade contratual, disponibilidade de atendimento, prazos para alocação e o custo do serviço também são itens indispensáveis na sua análise.

Mas, se você deseja encurtar caminhos e contar com um time de profissionais especialistas o mais rápido possível, a dica é: entre em contato conosco.

Aqui na Spread, temos o melhor time de TI para alocação do mercado. Entre em contato agora mesmo e conheça todos os detalhes do talent on demand da Spread!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This