AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

3 de maio de 2024 | Uncategorized

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade.

De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a AI para automatizar processos. Já 20% delas focam seus esforços de inteligência artificial no desenvolvimento de novos produtos.

Melhorias na experiência dos consumidores, automação do processo de atendimento, análise de riscos e análise preditiva são outros usos que as organizações dão à AI.

Quando o assunto é AI Genarativa, 60% das empresas já fazem uso da tecnologia. Ao mesmo tempo, 68% delas esperam investir mais neste tipo de recurso nos próximos anos.

Todo esse cenário de expectativas e investimentos em torno da AI faz com que as empresas, muitas vezes, negligenciem uma parte importante de todo o processo: a gestão de riscos.

É neste contexto que surge a AI TRiSM ou Artificial Intelligence for Trust, Responsability, and Sustainability by Multidisciplinary Integration. Ou seja, Inteligência Artificial para Segurança, Responsabilidade e Sustentabilidade para Integrações Multidisciplinares.

Continue a leitura e entenda melhor o que é essa solução e como a AI TRiSM pode transformar o seu trabalho!

O que é AI TRiSM?

AI TRiSM é uma framework desenvolvida para fazer o uso seguro da Inteligência Artificial.

Essa estrutura tem por objetivo garantir a confiança e transparência necessárias para a aplicação da AI, trazendo elementos de segurança, sustentabilidade e governança a longo prazo.

A Gartner define a AI TRiSM como “uma diretriz que dá suporte à governança, confiabilidade, imparcialidade, segurança, solidez, eficácia e privacidade ao modelo de IA. Essa diretriz inclui soluções, técnicas e processos destinados a clientes e empresas para a interpretação e explicabilidade de modelos, privacidade, operações de modelos e resistência a ataques adversariais.”

Em suma, trata-se de um método de verificação do nível de confiabilidade que uma solução baseada em inteligência artificial possui, a fim de proteger os usuários dessas tecnologias, sejam pessoas ou empresas.

Para garantir esses objetivos, a AI TRiSM está baseada no tripé confiança, risco e segurança.

Mas por que você deveria se ocupar com essa nova framework?

Benefícios do AI TRiSM na sua empresa

Há anos se fala do viés que os algoritmos de plataformas como Instagram e Google têm e da responsabilidade pelas decisões tomadas por uma tecnologia como a inteligência artificial.

Nesse sentido, o surgimento da AI TRiSM é decorrente da crescente preocupação com os limites éticos da inteligência artificial. Além de seus possíveis impactos nocivos à sociedade.

Confira o que ela pode trazer de benefícios:

Confiabilidade

Uma das questões que ainda impedem muitas pessoas de fazerem uso da inteligência artificial é a falta de confiabilidade nessa tecnologia, especialmente sobre a forma como os dados serão utilizados.

Nesse sentido, a AI TRiSM contribui para uma maior transparência sobre os reais objetivos por trás da inteligência artificial e o modo como a tecnologia é desenvolvida. Logo, promove maior confiança do mercado como um todo em relação à adoção da IA.

Esteja você em uma empresa que vende soluções de IA ou que consome esse tipo de tecnologia, ter ferramentas confiáveis é fundamental para o bom exercício das suas atividades.

Governança

Outro ponto essencial que vem sendo discutivo em torno do uso da inteligência artificial é o atendimento a normas e regulamentações governamentais, como a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.

Como resposta a essa preocupação, a AI TRiSM permite uma maior governança de dados sobre a IA e como ela lida com questões éticas e legais, reduzindo os riscos de potenciais violações.

Além disso, preserva a empresa de prejuízos relacionados a multas e sanções por descumprimento dessas legislações.

Segurança de dados

O uso dos dados coletados pela inteligência artificial também faz parte da lista de alertas gerados com a adoção cada vez maior da IA, especialmente no que diz respeito à privacidade de dados.

Existe, ainda, o receio de ataques cibernéticos que desvirtuem o propósito da tecnologia, elevando os riscos de fraudes e outros tipos de ameaças.

Neste cenário, a AI TRiSM age para resguardar os modelos de IA, mantendo a integridade de dados e o controle de acesso a tais informações.

Mitigação de riscos

Ainda há muito a ser explorado e compreendido em termos de inteligência artificial. Dessa maneira, nem sempre conhecemos a totalidade dos riscos inerentes à implementação e uso dessa tecnologia.

Por essa razão, a AI TRiSM também atua de forma preventiva. Isto é, buscando identificar riscos associados de forma proativa e sanando-os antes que possam gerar prejuízos às partes envolvidas.

Os benefícios da AI TRiSM são incontestáveis, ainda mais em um cenário de rápida adoção de tecnologias munidas de inteligência artificial. Mas afinal, onde essa tecnologia pode ser aplicada?

Aplicações da AI TRiSM

Onde quer que haja uma solução baseada em AI, existe a necessidade de aplicação de uma estrutura de AI TRiSM. No entanto, elencamos alguns dos setores que podem se beneficiar mais dessa framework:

Finanças

Lidar com dados estratégicos é uma enorme responsabilidade e demanda um alto volume de operações, que podem ser automatizadas com inteligência artificial.

Para evitar que haja qualquer problema relacionado à IA, você pode implementar a AI TRiSM para fortalecer seus processos de compliance e análise de dados financeiros, aumentando a confiança de sócios e investidores.

Logística

Um dos setores mais complexos em relação ao volume de processos e atividades, a logística vem se modernizando através da aplicação de tecnologias como a inteligência artificial.

Nesse sentido, a AI TRiSM pode contribuir para aumentar a transparência da cadeia de abastecimento da empresa. Além disso, pode melhorar a previsão de demandas e tornar o rastreamento de cargas mais seguro.

Vendas

Em um cenário tão dinâmico quanto o de vendas, seja online ou offline, é necessário automatizar o maior número de processos a fim de garantir maior eficiência e qualidade na prestação de serviços.

Nesse sentido, a inteligência artificial joga um papel fundamental. E a AI TRiSM pode elevar essa importância ainda mais, promovendo maior transparência nos processos de vendas, aprimorando a experiência do cliente e trazendo maior confiabilidade nos dados compartilhados com o financeiro.

Esses são apenas alguns dos setores que podem se beneficiar da nova era da inteligência artificial com a AI TRiSM. Para conhecer todas as vantagens dessa tecnologia, continue acompanhando nossos conteúdos. Inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo!

imagem-AI
Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This