Agilize processos para ganhar eficiência na sua equipe

29 de junho de 2023 | Inovação e tecnologia

Agilizar processos é um dos grandes desafios das grandes corporações. Isso porque, à medida que o seu negócio cresce, fica mais complexo. E, conforme a complexidade aumenta, os desafios da gestão também se tornam maiores.

Só para você ter uma ideia, 94% das empresas enfrentam problemas com processos repetitivos e demorados. Ao mesmo tempo, apenas 48% delas estão implementando soluções de automatização de processos.

Esses dados nos mostram o quanto ainda existem organizações operando de forma ineficiente, com processos lentos e burocráticos, que impactam diretamente nos resultados.

E não estamos falando apenas dos resultados de vendas. Seguindo na mesma linha, 68% das pessoas afirmam terem muito trabalho com que lidar no dia a dia, o que poderia ser facilmente resolvido através de processos automatizados.

Mas quais são os passos rumo à eficiência operacional da sua empresa? Como implementar a automação de processos de maneira sustentável e perene? É o que veremos neste artigo.

6 considerações importantes na hora de agilizar processos

Para promover mais agilidade aos processos da sua empresa, você precisa ter uma visão holística sobre toda a operação e as interdependências entre setores e departamentos. A partir dessa compreensão, você conseguirá eliminar os gaps processuais e conquistar maior produtividade.

Quer saber por onde começar? Veja essas 6 considerações a fazer antes de iniciar seu processo de automatização:

#1. Identifique os gargalos

Gargalos ou gaps processuais são aqueles momentos em que o fluxo de informações e decisões trava. Ou seja, sabe quando um setor demora mais do que o esperado para fazer a sua parte?

Se você sabe exatamente onde estão essas dificuldades, pode identificar soluções para eliminar as barreiras e fazer com que as informações fluam mais rápido. Além disso, elimina possíveis falhas causadas por demora no trânsito de informações ou desatenção da sua equipe.

#2. Elimine o que for desnecessário

Na hora de agilizar processos, um dos pontos fundamentais é identificar o que está sobrando. Portanto, foque em enxugar os processos. Isso significa eliminar etapas supérfluas, mesclar outras que são semelhantes e atribuir responsabilidades a cada pessoa de forma simples e direta.

Por exemplo: em vez de 5 assinaturas em um documento para autorização de compra, será que você consegue nomear apenas uma ou duas para essa função? Ou será que no lugar de processos manuais, você não poderia implementar um fluxo automatizado de assinaturas?

Essas pequenas mudanças podem transformar o dia a dia da sua equipe, trazendo mais agilidade, eficiência e segurança aos processos.

#3. Padronize os processos

Para que um processo seja repetível e escalável, você precisa padronizá-lo. Isto é, fazer com que ele ocorra sempre da mesma forma. E, quando você padroniza processos, fica mais fácil automatizá-los, seja por meio de ferramentas RPA ou softwares munidos de inteligência artificial.

A padronização de tarefas também contribui para que os gaps processuais sejam identificados com mais rapidez, ajudando na eliminação de falhas. Portanto, sua empresa gera mais resultados em menos tempo. Além disso, o acompanhamento de indicadores de performance fica mais simples, já que o mesmo método é usado sempre.

#4. Treine sua equipe

Treinar adequadamente seus funcionários pode fazer uma diferença enorme na produtividade da sua equipe. Isso porque pessoas treinadas executam suas tarefas com mais autonomia e agilidade, entregando mais resultados em menos tempo.

Nesse sentido, pergunte-se: seus colaboradores conhecem todas as ferramentas de trabalho de que dispõem? Sabem usar todos os softwares e aplicativos que a sua empresa utiliza? Eles têm facilidade com novas tecnologias?

Após esse levantamento, lembre-se de criar um plano de desenvolvimento pessoal para cada um, levando em consideração seus pontos fortes e fracos. Um bom líder sempre incentiva o crescimento pessoal e profissional da sua equipe, seja dentro ou fora da organização.

#5. Adote metodologias ágeis de projetos

Você também pode agilizar processos implementando metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, como Scrum, ITIL e Kanban, dentre outras.

Essas abordagens valorizam a entrega contínua de valor para o cliente final ou usuário. Assim, dão mais velocidade aos seus processos. Além disso, elas permitem melhorias contínuas a cada ciclo de iteração, ou seja, a cada rodada, o processo pode ser melhorado.

Nesse sentido, as metodologias ágeis de gestão de projetos contribuem grandemente para o aumento da eficácia e da eficiência da sua equipe, conferindo mais tração aos processos com o passar do tempo.

#6. Adote as tecnologias certas

Nossa sexta e última dica de hoje para agilizar processos é o uso das tecnologias adequadas. Muitas vezes, sua equipe até tem inúmeros recursos, mas incompletos ou não integrados, o que dificulta a execução do trabalho. Diante disso, faça um levantamento de todas as tecnologias usadas pela sua equipe e averigue como elas são utilizadas.

Existem controles avulsos por falta de funcionalidades? As tecnologias disponíveis são atualizadas? As pessoas foram treinadas para usar todos os recursos de forma completa?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer ao realizar um levantamento de tecnologias disponíveis na sua empresa. Então, a partir desse diagnóstico, cabe a você realizar um planejamento de atualização tecnológica, sempre pensando não só no momento atual da organização, mas no seu futuro.

Desta forma, ao contratar novas tecnologias, vocês estarão contribuindo para os resultados de longo prazo, por meio de investimentos inteligentes e duradouros.

Como Spread pode te ajudar a agilizar e otimizar seus processos com RPA

Aqui na Spread, sabemos o quão importante é ter processos otimizados para maior produtividade em uma empresa. Nesse sentido, desenvolvemos soluções que ajudam o seu negócio a crescer de forma estruturada e totalmente automatizada.

Este é o caso da automação RPA, uma tecnologia que combina a eficiência operacional com robôs prontos para executar tarefas de forma repetitiva e escalável, livrando sua equipe do trabalho manual.

Com uma automação RPA, você ganha agilidade, produtividade, eficiência operacional, garantia de conformidade e melhor experiência do cliente/usuário. Além disso, através da tecnologia Robotic Process Automation, você expande sua capacidade produtiva à medida que os robôs não param de trabalhar mesmo quando seu time está descansando.

E o melhor: com o RPA, você integra soluções de forma simples e eficaz, otimizando seu fluxo de informações e reduzindo a perda de dados. Assim, reduz seu tempo de resposta a qualquer necessidade da empresa, seja estratégica, tática ou operacional.

Quer saber o que mais a automação RPA pode fazer pelo seu empreendimento? Acesse agora mesmo a página da solução!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This