A importância da análise de qualidade para identificar possíveis melhorias

17 de outubro de 2023 | Inovação e tecnologia

Entregar um software 100% perfeito é um desafio. As equipes de programadores passam semanas, ou até meses, desenvolvendo sites ou aplicativos. 

Elas analisam os códigos repetidas vezes, sempre em busca de qualquer detalhe fora do lugar, para resolver todo e qualquer problema.

E, finalmente, a solução está pronta para entrar no mercado e ir para as telas dos usuários. Mas, será que o seu controle de qualidade encontrou absolutamente todos os bugs?

Depois do launch, não dá para ter o luxo de um software apresentando erros e frustrando centenas ou até milhares de pessoas. 

No mundo em que vivemos, saturado de ferramentas, há inúmeras marcas e sites oferecendo soluções parecidas com a sua. Por isso, antes de dropar o seu soft, você precisa ser extremamente rigoroso com a sua gestão da qualidade.

E a vantagem de testar não se resume a somente evitar erros e falhas. Os testes de software são igualmente úteis para encontrar possibilidades de melhorias no seu aplicativo. 

Acompanhe o post de hoje e descubra como garantir que seus softwares estejam o mais próximo possível da perfeição e aproveitar toda e qualquer oportunidade de deixá-lo ainda melhor. 

Qual a relação entre QAS e análise de qualidade?

A análise da qualidade de um software ou site é feita por meio de testes. É preciso encontrar todos os problemas nos códigos e verificar se a experiência do usuário (UX) não ficou comprometida em alguma parte. 

Isso importa, e muito. Principalmente porque qualquer desenvolvimento tem que atender a todos os requisitos definidos, lá no começo do projeto. 

Para entregar as funcionalidades prometidas, oferecer uma experiência fluida, além de um design nada menos do que impressionante, é preciso acompanhar a qualidade de perto.

Além dos códigos e da UX, também é importante verificar se o aplicativo responde de forma estável a picos de uso, ou seja, à carga de estresse.

Por exemplo, se o tempo de resposta é o desejável, ainda que o volume de uma transação em particular aumente de forma repentina. 

Outro exemplo possível é o tempo de navegação em um site, quando se verifica seu tempo de resposta, dependendo da quantidade de solicitações.

As melhores análises de qualidade precisam de um roteiro que verifique cada detalhe.

A área que cuida disso, aqui na Spread, é a QAS (Quality Assurance Studio), é ela que faz a ponte entre uma análise de qualidade e a sua entrega final. 

Para garantir que nada fique de fora, o nosso serviço de testes trabalha com as melhores práticas. Seja quando rodamos testes tradicionais, automatizados ou mobile, o comprometimento é o mesmo. 

Na QAS, otimizamos o produto final sob cada aspecto, antes de que ele seja entregue, e até mesmo julgado, por usuários com um nível de exigência crescente. 

Para tanto, dedicamos equipes altamente especializadas e supervisionadas por um gestor de projetos. 

As práticas de qualidade guiam toda a abordagem de testes, esteja a solução ainda em desenvolvimento ou em sua manutenção. Neste sentido, o QAS é nosso padrão. 

5 passos para identificar melhorias com análise de qualidade

Agora que você entendeu qual é a importância da garantia de qualidade em desenvolvimento de softwares, que tal darmos uma olhada em quais são as etapas envolvidas no nosso QAS? 

#01 Análise de requisitos

Antes mesmo de começar a testar, nossos profissionais de QAS se envolvem na análise dos requisitos funcionais e não-funcionais de seu software. 

Os requisitos funcionais são as atividades específicas que o software tem que executar. Já os não-funcionais definem as qualidades que seu aplicativo tem que possuir. 

A análise de requisitos é particularmente importante, pois é a partir dela que nossas equipes de QAS criam testes específicos para cada projeto, totalmente adaptados à sua realidade. 

#02 Planejamento dos testes

Com os requisitos em mãos, nossas equipes podem começar o planejamento dos testes. Neste, incluímos tanto a estratégia de testes dos aplicativos como o contexto onde isso vai acontecer. 

O plano leva em consideração as características do projeto para estimar os prazos e testar tudo exaustivamente. 

Além disso, os tipos e níveis de testes são detalhados nesta fase. Ou seja, você vai saber exatamente quais são os métodos utilizados e as ferramentas empregadas no rastreamento de falhas. 

#03 Design dos testes

Preparação feita, é hora das equipes de QAS elaborarem os casos a testar e criarem uma lista de checagem de requisitos, exatamente de acordo com o que foi definido no ponto número 1. 

Os casos de testes são muito interessantes, já que precisam informar as condições e ações usadas para validar cada função de seu software. É isso que garante o caráter de uso real.

Durante a fase de design dos testes é quando simulamos o ambiente para executar as análises de qualidade.  Aspectos como as configurações de hardware, de software e inclusive de rede têm que refletir a sua realidade.

Isso é particularmente importante porque os testes acontecem em um ecossistema que simula o ambiente onde a solução será implementada. 

#04 Execução dos testes e informe de erros

Todo esse caminho prévio de preparação é fundamental para que a análise de qualidade verifique o que mais importa para você e para seus usuários. 

Finalmente, os testes começam verificando unidades, ou seja, funções específicas e internas da sua solução. Em seguida, a equipe de QAS verifica a checagem de funcionamento das APIs e da interface do usuário. 

Algo importante sobre projetos de desenvolvimento é que, muitas vezes, algumas ideias de aperfeiçoamento do software só surgem após o início dos trabalhos. 

A testagem, no caso, é feita de forma manual e todos os erros são registrados em um sistema de follow-up para acompanhar os bugs e garantir que a gestão de qualidade seja a melhor possível. 

Os relatórios de erros, ou seja, o histórico dos testes, também permitem que as análises de qualidade fiquem mais inteligentes e precisas.

#05 Testes finais 

Uma vez que todos os bugs do desenvolvimento são identificados, apresentados para a equipe de QAS e corrigidos, tudo é testado novamente. 

A redundância das análises é importante para assegurar que nada escapou da lupa dos testes. 

Por outro lado, fazer tudo de novo ajuda a garantir que as correções nos códigos não afetaram as funções que já corriam corretamente. 

Uma vez que tudo está em ordem, as equipes de QAS voltam a checar todo o conjunto de funcionalidades da compilação final. 

Com a casa em ordem, geramos os relatórios finais e a versão de lançamento do seu novo software está pronta para o lançamento.

E agora que você já sabe como a gestão de qualidade é importante para a entrega de melhores soluções, você pode continuar aprendendo sobre tecnologia conosco. Inscreva-se em nossa newsletter!

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This