7 práticas DevOps que você pode implementar agora

10 de outubro de 2022 | Inovação e tecnologia

Como você já deve saber até aqui, DevOps é um conjunto de práticas que têm como objetivo promover um maior alinhamento entre as equipes de desenvolvimento e operações, levando a um aumento da eficiência e eficácia da sua organização no desenvolvimento de softwares. 

Uma vez que você tenha uma cultura DevOps bem instalada, sua empresa ganha velocidade, agilidade e maior desempenho. Só para você ter uma ideia, equipes que já incorporaram o DevOps têm entregas 106 vezes mais rápidas do que aquelas que ainda não adotaram uma metodologia ágil. 

Mas quais são as principais práticas DevOps que você deveria implementar agora mesmo? É o que vamos te apresentar neste artigo. Confira: 

#1 Integração Contínua / Entrega contínua 

Normalmente, as empresas obedecem a um fluxo linear de entregas, em que os desenvolvedores ficam em uma ponta e os usuários finais na outra. Embora pareça algo lógico, esse tipo de abordagem acaba gerando lentidão na testagem de soluções e retrabalho na hora de realizar ajustes de códigos. 

É por isso que as empresas vêm adotando, cada vez mais, a mentalidade de integração contínua e entrega contínua (CI/CE). Nesse modelo, a equipe de desenvolvimento faz vários testes durante a codificação, visando identificar falhas e bugs antes que a solução chegue para os usuários finais testarem. 

Dessa maneira, cria-se um controle de qualidade prévio que evita demora na identificação de possíveis falhas e acelera o processo de entrega de soluções prontas para serem colocadas em prática, aumentando o valor agregado para a organização. 

#2 Não sacrifique a qualidade pela velocidade 

Um dos principais motivos para as empresas investirem em DevOps é ganhar velocidade no desenvolvimento de softwares, abraçando o cloud computing e todas as ferramentas em nuvem disponíveis. 

Mas tome cuidado: velocidade não quer dizer tudo numa cultura DevOps. A qualidade continua sendo o elemento mais importante no desenvolvimento de softwares, portanto, não sacrifique a qualidade só para entregar mais rápido. 

Conforme sua equipe for se adaptando à nova metodologia ágil, o ganho de performance será natural e em pouco tempo vocês estarão trabalhando em um ritmo ideal. Até lá, tenha calma, acompanhe o desenvolvimento da equipe, procure entender as dificuldades e munir as pessoas dos recursos que elas precisam para incorporar a cultura DevOps. 

#3 Coloque a satisfação do usuário final do centro 

O conceito de customer centric não é novo, mas talvez você ainda não tenha parado para pensar que no DevOps a mentalidade tem que ser a mesma, ou seja: o usuário final deve estar no centro de todas as soluções. 

Quando você centra todos os seus esforços em produzir softwares que sejam úteis para quem vai de fato usá-los, não só garante a satisfação dos usuários finais como também promove um maior alinhamento das suas equipes, que passam a mirar nos mesmos objetivos. 

#4 Invista em SRE (Engenharia de Confiabilidade de Sites) 

O termo SRE – Site Reliability Engineering deve fazer parte da sua organização após a implementação do DevOps, pois é a partir dessa prática que você garante maior velocidade nas suas operações. 

A SRE é um conjunto de práticas que permitem automatizar tarefas operacionais, reduzir falhas manuais e conferir maior confiabilidade aos processos de desenvolvimento de software. Essa abordagem, desenvolvida pelo Google, permite lançar novas funcionalidades com agilidade e garantir que elas sejam úteis aos usuários. 

#5 Gerencie o ciclo de vida das aplicações 

O gerenciamento do ciclo de vida dá suporte às abordagens de metodologias ágeis de projetos e DevOps, conferindo mais visibilidade para toda a cadeia de valor das soluções. 

Ao fazer o gerenciamento do ciclo de vida do software, sua equipe pode promover melhorias contínuas, realizar implantações mais rápidas e desenvolver produtos de melhor qualidade. Dentre as etapas deste tipo de gerenciamento estão: 

  • Governança: qual é o objetivo do software e como ele dá suporte ao objetivo central da sua organização. 
  • Desenvolvimento da aplicação: projetar, construir, testar e implantar a solução. 
  • Teste de software: testar a solução, identificar possíveis bugs e falhas na codificação e corrigi-los. 
  • Operação e manutenção: uso da solução pelos usuários finais e entendimento da vida útil do software. 

Com o ciclo de vida do aplicativo mapeado, fica mais fácil monitorar resultados e prever necessidades de melhorias que estendam a vida útil da solução, bem como a exigência de desenvolvimento de uma nova solução, quando for o caso. 

#6 Monitore as métricas certas 

O monitoramento de métricas é uma das práticas indispensáveis no DevOps, pois é a partir dessas análises que você pode entender o desempenho do seu time e a eficácia das ações adotadas. 

As métricas de DevOps devem estar alinhadas aos indicadores de performance da empresa, como lucratividade e market share, por exemplo, e retratar aquilo que é indispensável para o sucesso de qualquer projeto. 

Algumas das métricas que não podem ficar de fora do seu escopo de análise são o lead time, custo unitário, tempo médio de detecção e gravidade do problema, dentre outras. 

#7 Tenha o apoio que você precisa 

A implementação de práticas de DevOps é um investimento que a sua empresa merece. E para fazer com que ele traga máximo valor para o seu negócio, nada melhor do que contar com uma equipe qualificada para auxiliar na estruturação dessa nova metodologia na sua organização. 

Aqui na Spread, somos especialistas em gerar conexões poderosas entre profissionais experientes e empresas que investem no futuro, por isso, se você está em busca de um parceiro capaz de levar sua empresa ao próximo nível de atuação, ganhando velocidade, qualidade e resultados acima da média, fale com nossos especialistas. Vamos te ajudar a implementar as melhores práticas de DevOps do mercado e garantir o sucesso do seu investimento! 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This