6 benefícios de utilizar estratégias baseadas em dados: tenha maior precisão nas suas decisões

2 de outubro de 2022 | Inovação e tecnologia

Não é curioso como muitas pessoas não conseguem embasar uma decisão em dados e acabam confiando plenamente em suas intuições? Com ‘pessoas’, podemos ler também empresas, nas figuras de seus stakeholders. 

Até mesmo Steve Jobs é muito citado no mundo dos negócios por causa de uma de suas célebres frases: “Tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário”. 

Nada contra a intuição, ela é uma ferramenta mais do que útil, mas basear todas as decisões ao redor de um sentimento instintivo, quando podemos nos basear em dados, é um erro. 

Mesmo que a sua intuição forneça um caminho possível, é somente por meio dos dados que você vai conseguir verificar, compreender e quantificar uma hipótese.

De acordo com uma pesquisa da PwC, realizada com mais de mil executivos, as organizações altamente orientadas à análise de dados têm três vezes mais probabilidades de atingir melhorias significativas na tomada de decisões do que aquelas que dependem menos dos dados.

Jobs não estava errado, mas que tal aproveitar todo o poder do Big Data para criar estratégias mais precisas? É sobre isso que vamos falar hoje. 

Papel dos dados para o processo de tomada de decisão das organizações

Criar estratégias baseadas em dados não é nada de outro mundo: é o processo de aproveitamento de informações para orientar a sua tomada de decisão. É fazer com que sua organização valide uma linha de ação antes mesmo de se comprometer com ela. 

Em negócios, há várias formas de coletar informações para alimentar uma abordagem baseada em dados. Alguns exemplos:

  • pesquisas para identificar produtos, serviços e recursos que os usuários gostariam de encontrar em sua proposta de valor. 
  • fazer testes com usuários para entender como os pessoas estão usando um produto ou serviço para identificar erros e potenciais melhorias;
  • lançar versões beta de aplicativos para que early users para ver se uma solução é bem-aceita;
  • acompanhar variações em dados demográficos para encontrar oportunidades de negócios e melhorar as vendas.

De fato, há muito que coletar informações e fazer análise de dados é algo fundamental para empresas de todos os tipos. Acontece que, hoje em dia, produzimos quase três quintilhões de bytes de informação por dia. 

O papel dos dados é embasar decisões e nunca foi tão fácil, para empresas de todos os segmentos, recolher, analisar e interpretar informações e transformá-las em decisões perfeitamente acionáveis. 

6 benefícios de utilizar estratégias baseadas em dados

#01 Decisões mais confiantes

Os dados dão suporte a decisões mais confiantes sobre praticamente qualquer aspecto de seu negócio. Seja na hora de lançar (ou tirar de linha) um produto ou serviço, otimizar as suas mensagens de marketing, entrar em um novo mercado ou melhorar seu suporte ao cliente. 

A análise de dados cumpre várias funções. Por um lado, serve como termômetro do que já está em funcionamento. Por outro, ao eliminarem a subjetividade das suas decisões empresariais, indicam um caminho que não precisa ser criado e sim percorrido. 

#02 Entender o que funciona e o que não

Falar daquele produto ou serviço que está na sua empresa há anos, fez parte do crescimento do seu negócio e que todo mundo já tira de letra, não é difícil. Você já conhece o caminho, as variáveis, e domina empiricamente essa atividade. 

Mas e o que ainda não existe? Com o Big Data, toda essa experiência sobre um mercado, segmento, produto, etc, pode estar à sua disposição antes mesmo de que sua empresa comece a comercializar algo. 

Atualmente, modelos preditivos podem ser criados com o toque de um botão. Aqui, voltamos ao que falamos no começo do artigo: menos intuição, mais interpretação. Os dados não existem em um lugar distante de você, eles são sempre acompanhados de um contexto. 

#03 Melhoria contínua

Acostume-se à presença dos dados inclusive na sua forma de pensar e quando quiser melhorar um processo. Os mercados são dinâmicos, a economia não para, a própria vida nunca é a mesma coisa o tempo todo, então, por que não evoluir?

As informações devem ser usadas como força motriz da melhoria contínua, eles ajudam sua empresa a entrar no mundo do machine learning e do data analytics

Já falamos dos modelos preditivos, mas isso é só a ponta do iceberg da informação. Há algoritmos para tudo nesse mundo, mas eles só são bons quando alimentados com informações de qualidade: melhores os dados, melhores as melhorias.

#04 Economia

Há muitos motivos pelos quais uma empresa pode tornar-se mais orientada a  dados nos seus processos. 

Uma pesquisa da Harvard Business School descobriu que, entre as razões para o uso do Big Data pelos executivos, a redução de despesas figura entre as mais citadas. Mais de 49% acreditam no valor dos dados para gerar economia

Melhorar a eficiência operacional com base em dados é algo que deve se transformar em uma norma daqui por diante. 

#05 Decisões mais rápidas

Data analytics ajuda a resolver vários problemas: ao invés de ter que dedicar um tempo a precipitar informações, estabelecer relações de causa e efeito, ou qualquer outro tipo de análise humana: jogue para os dados e tenha percepções preditivas e prescritivas em instantes. 

Dados podem ser lidos em tempo real. Seja em relação aos padrões do passado, do presente, ou até mesmo perspectivas futuras, seus processos de tomada de decisão podem ser orientados por gráficos de leitura simples e que indicam claramente o caminho a seguir. 

#06 Transparência

Não existe nada mais transparente do que informação auditável. Seu negócio vai saber de onde veio uma orientação, um resultado, uma leitura de informações. Mais ainda: também escolhe que tipos de informações usar e tem domínio de todas as variáveis. 

Dados são impessoais, não são influenciados por preconceitos ou achismos. Lidar com o risco e aprender a lidar com os erros, por exemplo, é mais fácil com dados. E isso, à sua vez, melhora seu desempenho global e ainda melhora a autoestima dos funcionários. 

Quer vir para o mundo dos dados? Torne-se uma empresa Data Driven com a Spread por meio de uma detalhada consultoria diagnóstica, nós encontramos o melhor caminho para centralizar as informações e criar inteligência baseada em dados para a sua equipe, fale com nossos especialistas.

 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This