5 tecnologias que você deve investir em 2023

9 de fevereiro de 2023 | Inovação e tecnologia

Nos últimos anos, as empresas se depararam com enormes desafios e uma quantidade enorme de mudanças. E adivinhe só, isso não vai mudar tão cedo. 

Ainda estamos lidando com as consequências da pandemia global, a guerra russo-ucraniana, restrições econômicas, aumento da inflação e dos juros, problemas de abastecimento, entre outros eventos macroeconômicos e sociais.  

Como não poderia deixar de ser, os desafios são o motor do desenvolvimento. A forma como fazemos negócios e como conduzimos as operações e gerenciamento está mudando, e mais rápido do que muitos podem imaginar.  

Tempos difíceis? Não há melhor momento para apostar em disrupção e entender que os desafios de hoje podem se converter na vantagem competitiva de amanhã.  

Demos uma boa olhada nas principais tecnologias que funcionaram na Copa em 2022 e vão marcar a tendência das empresas para continuar inovando em 2023.  

Siga com a gente e confira: Quais são as tecnologias para 2023 

#01 Automação RPA 

O RPA Automation, também conhecida como Automação Robótica de Processos, trata-se de uma tecnologia que usa programas para construir, implantar e gerenciar bots de software que simulam as capacidades humanas.  

Por exemplo, os robôs podem entender o que um painel de controle está exibindo e tomar decisões com base em dados. No set de funções, você também encontra a possibilidade de os robôs navegarem em sistemas, identificarem dados e extraírem informações úteis e até mesmo rodar procedimentos pré-definidos.  

Os humanos podem fazer tudo isso, mas os robôs podem executar estas e outras funções muito mais rápido, com menos falhas e com economia de recursos.  

Em 2022, 40% dos entrevistados em uma pesquisa sobre Automação, afirmaram que utiliza múltiplas plataformas de RPA para otimizar as tarefas de suas empresas.  Agora, em 2023, o RPA promete continuar revolucionando o jogo, já que 45% das tarefas da maioria dos negócios podem ser automatizadas, segundo a McKinsey and Co. 

#02 Data Mesh 

Estamos vivendo na era dos dados e existe uma demanda crescente no sentido de aproveitar todos os insights que as informações podem proporcionar.  

No entanto, para isso, é preciso que as empresas invistam em pessoal qualificado para lidar com Data, assim como na infraestrutura necessária para que isso seja possível.  

Mas, você sabe o que é Data Mesh? O que poderia ser descrito como uma “malha de dados” define uma arquitetura de informações descentralizada e que gerencia os dados de acordo com o seu domínio específico. 

Entre esses domínios, podemos encontrar o departamento de marketing, de vendas, de suporte ao cliente, entre outras áreas típicas do ambiente corporativo.  

Uma abordagem baseada em Data Mesh é capaz de eliminar gargalos operacionais, e sua funcionalidade, em 2022, foi reconhecida por 81% dos líderes que apostaram nesse serviço como forma de aumentar os lucros 

Em 2023, essa tendência continua com força, com indicações de que o Data Mesh seguirá proporcionando um framework para unificar os princípios e práticas de modelos operacionais. 

#03 Cloud Computing  

Se você olhar na definição de Cloud Computing da Azure, vai encontrar o seguinte texto: 

“Falando de forma simples, a Cloud Computing, ou Computação na Nuvem, é a prestação de serviços de computação, tais como servidores, softwares, bancos de dados, análise etc, via online”.  

Em outras palavras, é como se tudo que você estivesse acostumado a fazer em sistemas legados ou mesmo no seu próprio terminal, agora pudesse ser executado a partir de qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a internet.  

Cloud computing é sinônimo de liberdade, eficiência, serviços funcionais 24 horas por dia, 7 dias por semana e de empresas que entenderam como é importante estar um passo à frente.  

Em 2022, as empresas estavam no auge da adoção de estratégias multi-cloud (quando vários serviços de computação na nuvem trabalham juntos). De fato, cerca de 90% das empresas adotam essa abordagem plural. Em 2023, espera-se que a ‘democratização’ do cloud computing continue se expandindo.  

#04 CRM  

Uma das ferramentas mais reconhecidas do mundo corporativo é o CRM (Customer Relationship Manager). Um CRM ajuda empresas a criar relacionamentos mais fortes com seus usuários e ainda permite que você racionalize processos e recursos financeiros.  

E como o objetivo da maioria dos negócios é aumentar o lucro, os CRMs caem como uma luva para acompanhar a jornada de um cliente de ponta a ponta, desde o processo de vendas até a manutenção de qualquer necessidade do usuário.  

Em 2022, os CRMs confirmaram sua eficiência por meio de aplicativos mobile, automação e uso de IA (Inteligência Artificial) e reconhecimento de voz, só para citar alguns exemplos.  

Já agora, em 2023, foco dos CRMs está colocado em estratégias de Lead Nurturing (nutrição de leads), no reforço do uso de IA e, inclusive, no uso de CRMs channel-less, que são a evolução do já conhecido formato omnichannel.  

#05 Hyperautomation 

Se automatizar processos já representa uma tremenda vantagem para organizações de todos os tipos, imagine levar isso para outro nível? Até porque, na automação, processos pontuais deixam de depender da interferência humana, mas na hyperautomation, todas as automações trabalham juntas.  

No ano passado, o conceito já se encontrava em franca expansão. De acordo com a Gartner, em 2020, 70% dos projetos de relacionamento com o cliente aplicavam tecnologia da informação para melhorar suas métricas.  

Em 2023, a hyperautomation não vai deixar de estar presente no dia a dia das empresas que realmente estão em busca de inovar e se adequar aos novos tempos do mundo dos negócios. Ainda de acordo com a Gartner, 25% das tarefas diárias serão executadas de forma totalmente autônoma.   

De fato, há tantas novas tecnologias entrando no mercado e a evolução das melhores técnicas existentes é tão grande que poderíamos escrever sobre elas infinitamente. A grande questão já nem é quantas tecnologias existem, e sim quais delas o seu negócio já está implementando.  

Navegar nesses novos mares de recursos pode parecer um pouco confuso a princípio. Por isso, a Spread está ao seu lado para te ajudar a entrar de vez para o futuro das companhias que entendem que o caminho da eficiência passa pela adaptação. 

Fique por dentro de todos os assuntos sobre tecnologias e inovação que todo gerente precisa saber. E inscreva-se na nossa newsletter, receba conteúdos exclusivos por e-mail 

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus reais impactos no dia a dia de uma empresa. Se você chegou até aqui esperando entender um pouco mais...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

Share This