5 tecnologias para apostar nos próximos anos

16 de janeiro de 2024 | Uncategorized

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente.

Essa dinâmica exige que você esteja sempre a par das inovações, buscando encontrar novas ferramentas de trabalho quase que diariamente.

Além disso, também requer um alto grau de comprometimento, a fim de identificar as dificuldades da sua equipe e traduzi-las em solicitações de novas aquisições para a diretoria da empresa.

Existe, ainda, a necessidade de manter-se constantemente atualizado por uma questão de manutenção da sua empregabilidade. Afinal, o setor de TI é um dos mais exigentes em relação à atualização de conhecimentos.

Pensando nisso, trouxemos para você uma lista estratégica de tecnologias que vieram para ficar e aquelas que vão fazer parte do seu dia a dia nos próximos anos. Continue a leitura!

Tecnologias que vieram para ficar

Existem inúmeras tecnologias consolidadas no mercado e que não deverão desaparecer tão facilmente. Isso porque elas possuem uma característica essencial para a sobrevivência no mercado de TI: adaptabilidade.

Inteligência Artificial (IA)

É fato que estamos apenas começando a explorar as potencialidades da inteligência artificial. No entanto, essa tecnologia não é nada nova.

A primeira pessoa a se aventurar pelo mundo da IA foi Alan Turing, em 1956. Quase 70 anos depois, vemos uma das tecnologias mais proeminentes e capazes de revolucionar não só o mundo do trabalho, mas todo o conceito de criação de conhecimento por meio das máquinas.

Chatbots

Se você foi fã dos Jetsons na infância, sabe que os chatbots de hoje nada têm a ver com o imaginado no desenho. A verdade é fomos muito mais longe do que poderíamos imaginar naquela época.

Munidos de inteligência artificial e programação de linguagem natural, os chatbots são capazes de aprender rapidamente e simular interações tal qual um ser humano faria.

E essa é uma das tecnologias que vem transformando profundamente o modo como as empresas lidam com clientes internos e externos.

RPA

A Robotic Process Automation – RPA também chegou meio tímida, mas foi ganhando cada vez mais espaço e hoje faz parte das soluções indispensáveis para quem deseja ganhar mais velocidade, precisão e resultados.

Por meio do RPA você evita perda de dados, acelera processos internos e garante maior integração entre setores da empresa, o que também poupa tempo de assistentes e analistas de TI.

IoT

A Internet das Coisas já adentrou o mundo corporativo conectando dispositivos a distância e oferecendo uma variedade enorme de soluções no que tange ao processamento de dados.

Na logística, por exemplo, ela se encarrega de acionar a produção, atualizar estoques e fazer o controle de cargas, por exemplo. Tudo isso sem intervenção humana, o que permite que o seu time de logística foque a atenção em atividades mais estratégicas.

Agora que você já tem uma ideia do que não vai deixar de existir no curto e médio prazo, que tal dar uma olhadinha para o futuro?

5 tendências de tecnologia

De acordo com o The Future of Jobs Report 2023, do Fórum Econômico Mundial, as tecnologias serão as principais responsáveis pelas transformações no mundo do trabalho. E, como você deve imaginar, quem não estiver por dentro desse movimento, pode perder grandes oportunidades de carreira.

Nesse sentido, listamos 5 tecnologias que farão parte do seu dia a dia nos próximos anos. Aproveite as dicas para começar a se atualizar agora mesmo!

IA Generativa

Tecnologias como ChatGPT, Bard e agora o Gemini, da Google, já estão rondando nossos afazeres. Entretanto, a tendência é que elas dominem de uma vez por todas inúmeras tarefas.

Como você deve ter visto no artigo O que você precisa saber sobre IA generativa, essa tecnologia permite criar qualquer tipo de conteúdo com uma velocidade e precisão impressionantes.

Isso significa menos tempo gasto na elaboração de documentos e relatórios e mais concentração no que realmente importa: estratégia de negócios.

TRiSM

Com a ampliação do acesso a ferramentas de inteligência artificial, machine learning, etc, também aumentou o risco de ver seus dados e sistemas invadidos e dominados por hackers.

É por isso que uma das tendências de tecnologias para os próximos anos é o que chamamos de TRiSM – AI Trust, Risk and Security Management.

Basicamente, essa tecnologia se ocupa de garantir maior confiabilidade nos dados, promovendo um gerenciamento de riscos e segurança mais eficaz.

Se você nunca ouviu falar disso, o momento para começar a se aprofundar é agora mesmo.

ACWF

Otimizar a performance das equipes de maneira cirúrgica, considerando as características e aptidões de cada pessoa. Já pensou nisso?

Pois é exatamente o que o ACWF – Augmented-Connected Workforce ou força de trabalho conectada aumentada oferece.

Essa é uma das tecnologias mais revolucionárias, pois promete acelerar o tempo de qualificação de colaboradores por meio de aplicações inteligentes.

Custobots

Já imaginou não precisar mais se preocupar em fazer orçamentos e cotações antes de apresentar um pedido de compra à sua diretoria? Pois saiba que já tem gente fazendo isso por você — ou melhor, custobots.

Esses pequenos ajudantes robotizados são capazes de realizar atividades de compra de forma autônoma, liberando tempo para profissionais de TI, compras, logística e demais áreas. Tudo com base em dados e acesso à internet.

ICP

Industry Cloud Plataform ou ICP é uma solução baseada na nuvem que tem por objetivo combinar soluções em cloud, como SaaS, IaaS e PaaS de forma a acelerar a análise de resultados da indústria.

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é a capacidade de customização, que permite que ela seja reconfigurada de acordo com as necessidades de cada indústria ou setor.

Bateu a curiosidade para conhecer outras tecnologias que estão vindo por aí? Então inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando se trata de profissional, zelar pela cibersegurança de uma empresa tem se tornado cada dia mais um...

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos precisando de ajuda para gerenciá-las. Se, por um lado, esse crescimento exponencial de informações nos...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Utilize a hiperautomação na otimização de projetos

Utilize a hiperautomação na otimização de projetos

by | 27 de novembro de 2023 | Digital | 0 Comments

Entre todas as tecnologias emergentes da atualidade, a hiperautomação é uma das mais relevantes que as organizações de todos os tipos encontram à sua disposição. ...

Tecnologias para apostar no setor de energia

Tecnologias para apostar no setor de energia

by | 16 de novembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor de energia está passando por grandes transformações, impulsionada por novas tecnologias. Em um mundo cada vez mais conectado, adotar a transformação digital já...

Field Service: transformando a maior Petrolífera brasileira

Field Service: transformando a maior Petrolífera brasileira

by | 10 de novembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Sempre que um negócio precisa executar atividades em campo, ele pode contar com a ajuda de equipes especializadas de terceiros para atender às suas demandas. Esse tipo...

3 dicas para usar Hiperautomação

3 dicas para usar Hiperautomação de forma inteligente

by | 1 de novembro de 2023 | Digital | 0 Comments

Na sua empresa, você tem muitas tarefas repetitivas e demoradas, que consomem muito tempo e atrasam o crescimento do seu negócio? Se a resposta é sim, saiba que você...

Share This