5 principais desafios de um fechamento contábil

1 de julho de 2021 | Inovação e tecnologia

5 principais desafios de um fechamento contábil

Hoje em dia, contamos com aplicativos de negócios altamente sofisticados à disposição, capazes de automatizar o processamento de dados financeiros e entregar relatórios contábeis muito mais precisos.

Isso é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, já que é no fechamento das contas que uma organização consegue visualizar todas as operações de entrada e saída de dinheiro. 

Cada recebimento, independentemente da origem (cartão, boleto, débito, etc.), tem que figurar no relatório, assim como todos os pagamentos e saídas de capital realizados em um determinado período. 

Inclusive, é crucial ter uma noção clara de quais foram os resultados obtidos por nossas organizações e contar com informações fiéis na hora de pensar novas estratégias e ações (como investimentos ou pedidos de empréstimos).

Mesmo assim, ainda que contemos com soluções tecnológicas de ponta, como o uso do SAP como sistema integrado de gestão corporativa, há desafios que os departamentos financeiros ainda precisam superar para que seus fechamentos contábeis sejam mais eficientes.  

Hoje, vamos falar um pouco sobre quais são os principais obstáculos e como sua empresa pode reverter as adversidades do fechamento contábil. Siga com a leitura!

#01 Automatizados, mas nem tanto

Se o uso do ERP já revolucionou a gestão de organizações de todo o mundo, o uso do ERP SAP em nuvem apresentou ainda mais vantagens tecnológicas. 

Agora, os departamentos financeiros já podem ter seus integrantes trabalhando descentralizados, cada um alimentando remotamente o ERP com dados e assim continuar com suas atividades mesmo sem precisar ir até a sede da empresa. 

Acontece que, mesmo com tanta automação disponível e aplicada em vários departamentos corporativos, muitas empresas ainda não incluíram a automação também no seus processos de fechamento contábil. 

Sem tarefas-chave sendo realizadas pelo seu ERP, há mais risco de erro humano. Segundo o relatório Top Tax & Accounting Mistakes, da Bloomberg BNA, corre-se 13% mais risco de que dados do sistema sejam substituídos por cálculos feitos fora do ambiente do software. 

#02 Falta de controle de todas as etapas do fechamento contábil

A transparência é algo imperativo no controle de finanças. Não importa o tamanho da companhia, se de pequeno, médio ou grande porte: é preciso manter um registro impecável de toda e qualquer operação. 

E o setor financeiro é um dos que processa mais documentos e registros em uma empresa. 

Por exemplo, na hora de controlar a movimentação trabalhista: o processamento da folha tem que registrar todas as guias de impostos, contribuições sindicais, recibos de pagamentos, movimentações, etc.

Neste sentido, se a qualidade dos dados for comprometida ou se as informações estiverem desatualizadas, alguma obrigação pode não ser paga ou mesmo registrada no fechamento. 

Por isso, é tão importante usar a tecnologia na gestão de fluxo de caixa para evitar perdas expressivas. Entre outras funcionalidades, uma interface estruturada para fechamentos contábeis permite um melhor mapeamento do processo, o que aumenta a documentação.

#03 Gestão de documentos 

Como acabamos de comentar, um dos maiores esforços, e que causam mais morosidade no trabalho, são os processos que deixam de ser automatizados. 

Por exemplo, mesmo com as facilidades encontradas nos ERPs, com todos os avanços da tecnologia, pode ser que na hora de digitalizar qualquer documento, um erro humano aconteça e algo fique de fora. 

O fechamento contábil demanda que, além de contar com toda a documentação disponível, ela também esteja organizada, o que minimiza o risco de que alguma coisa deixe de ser lançada no sistema. 

Outro desafio é organizar tudo de acordo com a categoria à qual pertence o documento. Podem ser papéis relacionados à saída de dinheiro, às entradas, ao pagamento de fornecedores, investimentos em geral, gastos com folha de pagamento etc.

Para completar, 18% dos profissionais acabam salvando arquivos financeiros corporativos em dispositivos pessoais e, ainda por cima, 11% o faz  subindo informação sensível e confidencial na nuvem, o que pode ocasionar falhas de segurança.

Isso sem falar da organização segundo uma ordem cronológica. Trocar datas, ou lançar receitas em dias diferentes pode criar um verdadeiro labirinto contábil. Em todos estes casos, a saída é manter a gestão das informações 100% no ambiente do ERP e por meio de módulos específicos de gestão financeira

#04 Pagamentos de tributos em dia

Quando olhamos só para os erros relacionados a tributos, deixar de pagar os impostos é um dos 4 maiores problemas fiscais que, por exemplo, as empresas de pequeno porte enfrentam. 

A posição na lista de desafios de um fechamento contábil pode variar de acordo com o porte da companhia, mas os problemas ocasionados pela falta de pagamento de alguma taxa ou imposto prejudica empresas de qualquer tamanho. 

E sabemos como a carga tributária é alta no Brasil. Um deslize, alguns meses e você pode ter uma péssima surpresa, de proporções bastante desagradáveis. 

Aliás, além de alta, poucas coisas são tão complexas e mudam tanto no Brasil como os impostos. Dependendo do tipo de produto ou serviço, do Estado em que a empresa está localizada, se há envios para outras unidades federativas, do arrecadamento etc., a gestão pode ficar bem complicada.

Neste sentido, contar com um acelerador de negócios com foco na área de gestão fiscal disponibiliza o status de todas as atividades que precisam ser documentadas. Tudo isso com transparência e disponibilidade para todos os envolvidos no fechamento contábil de sua organização. 

#05 Emissão de notas fiscais erradas

A emissão de notas pode se converter no pesadelo de qualquer fechamento contábil não otimizado. 

Às vezes, colaboradores inexperientes podem se equivocar na hora de emitir as notas fiscais. 

Por outro lado, a complexidade dos tributos brasileiros, que citamos no ponto anterior, pode pegar alguma empresa desprevenida, caso ela não esteja à par das alíquotas e impostos de cada lugar.

As notas são tão importantes que o simples fato de deixar de emitir este comprovante pode ser tipificado como crime, já que se entende que o CNPJ pode estar omitindo ganhos. 

Por outro lado, pode ser que um cliente não aceite uma nota fiscal quando algum dado está equivocado, o que leva também a outro problema: a dificuldade de cancelar a nota. 

E ainda que se possa corrigir a nota por meio da carta de correção, trâmites como o cancelamento e correção da nota têm que ser feitos em até 24 horas após a emissão, isso se a mercadoria ainda não tiver circulado. 

Ou seja, é essencial ter as notas fiscais emitidas corretamente de primeira. 

Estes foram só alguns dos desafios de um fechamento contábil. Por isso, é fundamental que sua empresa adote não só as melhores tecnologias em ERP para a gestão corporativa, mas também inclua os módulos necessários para que esta etapa do controle financeiro funcione tão bem como qualquer outra. 

Aqui na Spread, somos movidos pelos desafios dos clientes. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Tokenização: a nova era da segurança financeira

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do mercado, os principais motivos que estão levando à tokenização é o acesso a novos investidores e capital,...

Inteligência artificial no setor financeiro

Inteligência artificial no setor financeiro

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para menos: a IA torna os processos mais seguros e fornece ferramentas mais avançadas para lidar com o...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-tokenização

Tokenização: a nova era da segurança financeira

by | 9 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Até 2030, espera-se que a tokenização represente 10% do PIB mundial, o que representará um mercado de mais de 10 trilhões de dólares. Entre os maiores players do...

imagem-inteligência-artificial

Inteligência artificial no setor financeiro

by | 2 de julho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A inteligência artificial já permeia muitas das nossas atividades do dia a dia, desde o uso de assistentes virtuais até os práticos e ágeis apps bancários. E não é para...

imagem-IA-generativa

O futuro dos assistentes virtuais: como a IA generativa está moldando a próxima geração de VAs

by | 25 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA Generativa mal chegou e já está presente em boa parte das tarefas que vemos em nosso dia a dia. Da criação de conteúdos personalizados às interfaces por trás dos...

imagem-cloud

Como o Cloud está impulsionando a inovação e a transformação digital nas empresas

by | 10 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Cloud computing não é um termo novo em nosso vocabulário. Contudo, ainda não teve todo o seu potencial utilizado para impulsionar os negócios. Prova disso é que,...

imagem-MLOps

MLOps: como aproveitar os modelos de Machine Learning

by | 3 de junho de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A automação de processos tem levado empresas de todos os segmentos a uma verdadeira transformação operacional. Cerca de 80% delas estão acelerando fluxos de trabalho...

imagem-hiperpersonalização

Como a hiperpersonalização pode melhorar a experiência do cliente

by | 27 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Se antes podíamos disparar e-mails massivos, fazer publicidade em canais de comunicação de massas e compreender nosso público-alvo como um grande recorte de audiência,...

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

Share This