Low code é uma abordagem de desenvolvimento de software que permite gerenciar o ciclo de vida de aplicações com mais facilidade e acelerar a entrega de soluções de maneira segura e eficaz.
Essa abordagem vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas por oferecer uma série de benefícios. Se você ainda não está por dentro do universo das plataformas low code, continue a leitura.
Além de te apresentar os benefícios dessa abordagem, vamos listar 5 plataformas que vão acelerar o seu desenvolvimento web.
Por que eu devo escolher uma plataforma low code?
Essa pergunta está rondando a sua cabeça? Pois bem, selecionamos alguns dos benefícios desse tipo de plataforma de desenvolvimento para que você conheça melhor todas as potencialidades dele:
Mais agilidade no desenvolvimento de software de aplicativo
As plataformas low code vêm com coleções de componentes prontos e reutilizáveis. Também contam com scripts padrão e integrações via API que facilitam o desenvolvimento de aplicativos.
Com os recursos reutilizáveis, fica mais simples criar automações e fluxos de processos através de ferramentas visuais e bastante intuitivas.
Maior colaboração entre a equipe
Uma plataforma low code também favorece o trabalho em equipe, pois permite que várias pessoas trabalhem de maneira colaborativa. Assim, além de estimular uma maior interação com os membros do time, você ainda ganha velocidade no desenvolvimento de aplicativos.
Maior escalabilidade no desenvolvimento de softwares
Em um mercado cada vez mais dinâmico e ágil, é fundamental ter capacidade para escalar suas soluções. E a plataforma low code contribui para essa escalabilidade na medida em que facilita a automação de processos e a integração com outras plataformas via APIs.
A automação permite que várias tarefas manuais sejam realizadas de forma automática por meio de softwares, dispensando a necessidade de equipes muito grandes.
Tudo isso com a segurança e eficiência que você precisa para desenvolver soluções completamente alinhadas às necessidades dos usuários finais.
Testes mais ágeis e entregas mais certeiras
As plataformas low code também permitem uma testagem rápida de todos os recursos implementados, fazendo com que o fluxo de entregas seja mais ágil.
Essa característica também garante menos retrabalho, pois as funcionalidades são testadas intensamente antes de chegarem aos usuários finais.
Quais são os tipos de plataforma low code?
Existem basicamente 5 tipos de plataforma low code com as quais você pode trabalhar. Confira as características de cada uma delas:
1. Plataformas de uso geral
Essas são as mais comuns, pois permitem que você desenvolva vários tipos de aplicativo. Essas plataformas podem servir tanto para o desenvolvimento de front-end quanto back-end.
2. Plataformas de desenvolvimento de aplicativos móveis
Essas plataformas são usadas para desenvolver, testar e lançar aplicativos móveis de forma ágil. Uma das suas vantagens é poder exportar o aplicativo criado para outras plataformas móveis.
3. Plataformas de processos
Esse tipo de plataforma de desenvolvimento se concentra em processos de negócios, facilitando a criação de fluxos de tarefas e aplicações que facilitem o dia a dia da sua equipe.
4. Plataformas de solicitação de tratamento
Um pouco mais restritas do que as anteriores, as plataformas de solicitação de tratamento se concentram em processos fixos, fazendo a solicitação de informações de maneira automatizada.
5. Plataformas de base de dados
Bastante específicas, essas plataformas de desenvolvimento puxam dados de uma base e alimentam sistemas continuamente, eliminando o trabalho manual.
Agora que você já conhece os principais tipos de plataforma low code, pode estar se perguntando: ok, mas quais são as melhores do mercado?
5 plataformas para o seu desenvolvimento low code
Confira cinco das principais plataformas low code do mercado que você precisa conhecer:
1. Appian
Appian é uma das plataformas líderes do mercado quando o assunto é low code. Ela oferece soluções para diversos segmentos de mercado, como educação, meio ambiente, governança, experiência do cliente, dentre outras.
Com ela, você pode automatizar processos de negócios (BPA), robótica de processos (RPA) e cadeia de suprimentos.
2. Nintex
A Nintex oferece uma série de automações para processos organizacionais, atendendo setores como vendas, recursos humanos, finanças, atendimento ao cliente e tecnologia da informação, dentre outros.
Ela também oferece integração com outras aplicações, soluções em cloud computing e mobile, rastreio de dados e integração com recursos da Microsoft.
3. Salesforce Lightening
O Salesforce Lightening é outro nome de peso quando falamos em plataformas de desenvolvimento low code.
Seguindo na mesma linha das soluções Salesforce, ele promove automação de processos e tarefas de vendas que permitem escalar as operações de vendas, melhorando a eficiência das equipes.
Com dashboards intuitivos, ele mostra dados relevantes para o negócio e permite que as equipes de TI desenvolvam aplicativos de forma rápida e segura.
4. Mendix
A Mendix também traz uma série de recursos que permitem desenvolver aplicativos rapidamente, seja para o universo corporativo, educacional, financeiro ou logístico, dentre outros.
Com ela, é possível automatizar processos, acelerar a transformação digital da empresa, oferecer melhores experiências aos seus clientes e criar aplicativos de plataforma cruzada, dentre outras soluções.
5. OutSystems
A OutSystems é uma plataforma low code líder em desenvolvimento pelo Gartner, que traz inúmeros benefícios, como arquitetura em nuvem nativa, low code para desenvolvedores, inteligência artificial e aplicativos de alta qualidade.
Com soluções para educação, seguros, saúde, governos, banking e outras indústrias de grande relevância, a OutSystems permite modernizar aplicações já existentes, aprimorar a experiência de usuários e automatizar processos de forma simples.
Além disso, você tem acesso a treinamentos que orientam sobre o melhor uso da plataforma, abrindo espaço para que mais colaboradores contribuam para o desenvolvimento de aplicativos na sua organização.
Aqui na Spread, somos parceiros OutSystems porque conhecemos a qualidade dos serviços e da tecnologia oferecida. Se você deseja implementar uma plataforma low code no seu negócio e acelerar seu desenvolvimento web, fale com um de nossos especialistas.