por | ago 4, 2020

5 motivos para acompanhar as leis que impactam seu negócio

As leis estão presentes desde nossos primeiros anos de vida quando mesmo sem entender aprendemos a seguir normas ou ordens de uma autoridade em nossa vida. Por definição uma lei é justamente isso, uma norma estabelecida por uma autoridade soberana dentro de um determinado contexto. No sentido jurídico, são as leis que regem a ordem e as regras gerais de conduta de uma sociedade, onde a autoridade que as estabelece é o Estado. E como parte de uma sociedade é nosso dever, como cidadão, ter um conhecimento mínimo sobre o assunto para exercer nossos deveres e direitos cumprindo as leis.

O descumprimento de uma lei, seja ela trabalhista, de trânsito ou civil, pode acarretar multas e penas que podem variar de acordo com a gravidade do ato. Assim como acontece com pessoas físicas, é dever das pessoas jurídicas terem conhecimento das leis, deveres e obrigações para garantir seu cumprimento. Por isso, precisam estar atentas a todas as medidas provisórias, leis e decretos sejam eles novos ou antigos, mas que podem impactar o seu negócio.

O primeiro motivo para acompanhar as leis que impactam seu setor é ou deveria ser garantir que seu negócio esteja “dentro da lei”. Seguir todas as normas é um dever e uma garantia para exercer seus direitos. Em todas as áreas encontramos regulamentações que devem ser seguidas para proteger legalmente o seu negócio e todas as pessoas envolvidas.

Um possível prejuízo também é um dos fatores que levam as empresas a investirem cada vez mais na área jurídica ou áreas como relações institucionais para acompanhar a legislação dentro do seu segmento. Garantir o cumprimento das regras jurídicas que mudam constantemente e que afetam as atividades empresariais, diminui o risco de multas, e até processos que podem interromper o funcionamento das atividades da sua empresa e consequentemente trazer prejuízos.

Talvez um dos motivos mais importantes e muito abordado nos dias de hoje é cuidar da imagem da sua empresa. As pessoas compram produtos e contratam serviços por terem uma necessidade, além disso observam os valores e os ideais que uma marca passa para o mercado e não querem ter nenhuma relação com aquelas que praticam atividades que são consideradas ilegais, o mesmo acontece com as parcerias entre empresas. Estar atento a legislação facilita a adaptação de possíveis novos procedimentos que precisam ser adotados dentro de uma organização e na construção de novos posicionamentos, caso seja necessário.

Outro ponto que precisa ser lembrado é que quando estamos por dentro das regras jurídicas, de preferência em tempo real, conseguimos mapear novas oportunidades de negócio e abrir vantagem no mercado competitivo. Em um mundo com tantas mudanças estar um passo a frente com a legislação pode ser um grande diferencial.

Por último e não menos importante se uma empresa mantiver esse olhar atento às antigas e novas leis e, mais que isso, garantir que sejam colocadas em prática com agilidade podem otimizar tempo gasto com atividades operacionais e pensar em estratégias de negócio. Para que isso ocorra com a velocidade que o mercado exige, é necessário investir em profissionais qualificados e uma ferramenta para te auxiliar no acompanhamento de forma automatizada.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail para receber os nossos conteúdos