4 práticas de ESG que podem beneficiar o seu negócio

3 de outubro de 2023 | Inovação e tecnologia

O conceito de ESG – Environmental, Social and Governance não é novo. Contudo, está cada vez mais presente na vida das empresas e exige uma visão de longo prazo para ser implementado com eficácia.

A adoção de seus princípios é tão importante que 99% dos investidores afirmam que o ESG direciona suas decisões.

E eles não estão sozinhos nisso. Os consumidores também estão cada vez mais conscientes da importância da integração entre tecnologia e sustentabilidade.

Aliás, 94% dos brasileiros estão literalmente esperando que você faça algo em relação ao ESG. Ou seja, não dá mais para adiar essa tomada de consciência em relação ao impacto do seu empreendimento.

Mas a boa notícia é que aplicar ESG à tecnologia é sinônimo de criação de valor.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura!

Como ESG e TI podem se conectar 

Se, por um lado, os avanços tecnológicos estão impulsionando os negócios, por outro, eles também impactam significativamente o meio ambiente, as pessoas e a sustentabilidade das organizações.

O consumo energético de supercomputadores, as demissões em massa pela intensificação da transformação digital e a dificuldade em acompanhar a evolução digital são alguns exemplos desses impactos.

Contudo, existe um outro lado dessa moeda e o Fórum Econômico de 2022, em Davos, destacou muitas formas pelas quais a tecnologia pode não só impulsionar o crescimento econômico, mas também ajudar a reduzir os impactos negativos desse movimento.

Segundo dados apresentados no Fórum, as tecnologias digitais poderiam reduzir em até 20% as emissões de gases globais até 2050, por exemplo.

Mas ainda existem barreiras que impedem as empresas de unir ESG e tecnologia para um desenvolvimento sustentável. E a principal delas reside na dificuldade de mensurar dados de forma consistente para tomar melhores decisões.

De fato, dentre as principais métricas que devem ser monitoradas estão o consumo energético, emissão de gases de efeito estufa, desempenho financeiro, impactos ambientais de seus produtos, gestão do capital humano, dentre outras.

Diante desse cenário, mais do que nunca, é preciso ter um pensamento ESG Tech, isto é, transformar a tecnologia em aliada na análise de dados para tomar decisões embasadas e assim contribuir, efetivamente, para um mundo mais sustentável.

Na sequência, apresentamos quatro práticas de ESG que você pode implementar para atingir seus objetivos.

Práticas de ESG

É comum associarmos as práticas ESG à sustentabilidade, mas a verdade é que essa mentalidade vai muito além do conceito de sustentabilidade desenvolvido nos últimos anos.

Ele abrange três grandes áreas que são vitais para o seu negócio e que podem potencializar ou minar o sucesso da sua empresa. Estamos falando do meio ambiente, da responsabilidade social e, claro, da governança de dados.

Saiba agora quais práticas ESG podem beneficiar o seu negócio:

1. Governança de dados

A governança de dados é a base para a implementação de uma política ESG eficaz. Isso porque é através da análise de informações estratégicas que você conseguirá tomar decisões mais embasadas e assertivas.

Reunir dados de qualidade e altamente disponíveis para todos é difícil, requer tempo e investimento.

Os dados essenciais para a emissão de relatórios ESG são oriundos de diversas fontes e disponibilizados em inúmeros formatos. Assim, você precisa de tecnologias capazes de coletar esses dados, processá-los e analisá-los de maneira consistente e contínua.

Isso pode ser feito através de tecnologias como a automação RPA, por exemplo, que permite integrar softwares distintos e fazer com que eles troquem informações de forma automática e permanente.

Outra maneira de manter os relatórios ESG da sua empresa em dia é por meio da implementação de soluções de Big Data, que permitem coletar, processar, analisar e armazenar grandes volumes de dados.

2. Eficiência energética

Uma das metas do ESG é conquistar a eficiência energética, reduzindo o desperdício de recursos tão importantes quanto a água.

Nesse contexto, a ESG e a tecnologia andam de mãos dadas através da implementação de sensores e dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT).

Com esses sensores, é possível monitorar em tempo real o consumo de energia, acionar sistemas de iluminação de forma automatizada, realizar o controle de veículos à distância e até mesmo reduzir a pegada ambiental provocada pela má regulação de armazéns refrigerados, por exemplo.

Aqui, você pode acelerar resultados por meio da tecnologia 5G, que traz mais velocidade e menos interrupções na transmissão de dados. Logo, contribui para uma maior eficácia na governança de dados da sua empresa.

3. Transparência nas relações

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a corrupção custa 2.6 bilhões de dólares anuais, o que corresponde a 5% do Produto Interno Bruto mundial. Além disso, empresas e indivíduos pagam mais de 1 trilhão de dólares em subornos todos os anos.

Diante deste cenário, uma das formas de conter o avanço desse tipo de abuso é exigir transparência nas relações comerciais entre corporações. E é justamente por isso que se fala tanto na prestação de contas à sociedade sobre as atividades de empresas públicas e privadas.

No contexto da ESG, as empresas que aderem ao programa precisam desenvolver relatórios detalhados de suas atividades. Além disso, devem prestar contas aos seus sócios, acionistas e investidores, além da sociedade e dos governos de cada país em que atuam.

Para atingir esse nível de excelência na prestação de contas, o que você precisa é de tecnologias que ajudem tanto na análise de dados quanto na consolidação de relatórios.

E aqui entram tecnologias como Big Data e o Legisnote, que permite monitorar a legislação pertinente ao seu setor de forma totalmente online e em tempo real.

4. Atuação centrada no ser humano

O S de ESG corresponde à responsabilidade social, tanto interna quanto externa. Isso significa que a sua empresa deve desenvolver mecanismos justos de relacionamento com públicos internos e externos.

No que tange ao público interno, isto é, seus funcionários, é fundamental promover um ambiente de trabalho saudável e propício ao crescimento profissional.

Nesse sentido, você pode desenvolver políticas de comunicação interna, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliações de desempenho periódicas e planos de cargos e salários, por exemplo.

Aqui, a tecnologia pode ser utilizada para conhecer melhor o perfil de cada colaborador e assim desenvolver programas de treinamento personalizados.

Também pode contribuir para a mensuração da produtividade, assim como do nível de engajamento dos funcionários. As possibilidades são inúmeras.

Se você quer ficar a par das novidades do mundo ESG Tech e promover mudanças profundas no seu negócio, não deixe de assinar a nossa newsletter!

 

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo menos 33% das organizações já fazem investimentos em IA. Além disso, 22% delas buscam a integração...

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar dados, por outro, as pessoas têm cada vez menos desejo de compartilhar dados sensíveis com as...

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa tecnologia ainda está longe de ser uma unanimidade. De acordo com a McKinsey, 24% das empresas buscam a...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-IA

O uso de IA e machine learning nas estratégias de vendas

by | 21 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A IA ganha cada dia mais espaço nas operações. Ao mesmo tempo, o machine learning vem se destacando como a principal solução quando o assunto é análise de dados. Pelo...

imagem-dados

Como proteger os dados dos seus clientes com IA

by | 9 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A privacidade de dados se tornou um problema global. Se, por um lado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para coletar, processar, analisar e armazenar...

imagem-AI

AI TRiSM: a nova era da inteligência artificial

by | 3 de maio de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A Inteligência Artificial — AI já faz parte das nossas vidas, seja em aplicações de smartphones ou no uso de softwares específicos. Mas nas empresas, a adoção dessa...

imagem-dados

Princípios fundamentais da Observabilidade de dados

by | 19 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O princípio da Observabilidade de Dados, um conceito que tem ganhado destaque nos últimos meses e que ainda gera curiosidade, dúvida e interesse sobre quais são seus...

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

Share This