3 dicas para usar Hiperautomação de forma inteligente

1 de novembro de 2023 | Digital

Na sua empresa, você tem muitas tarefas repetitivas e demoradas, que consomem muito tempo e atrasam o crescimento do seu negócio?

Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinho. 

Um levantamento indicou que os trabalhadores usam quase 50% do seu período de trabalho criando e carregando documentos. Outros 10% do seu tempo são gastos com entrada de dados, sendo que cada colaborador faz quase 1000 movimentos de copiar e colar por semana.

Agora, imagine se, em vez de gastar todo esse precioso tempo com tarefas como essas, seus colaboradores pudessem dedicar seus esforços a atividades estratégicas e com valor agregado?

Felizmente, a solução para isso já existe e você pode aproveitá-la na sua empresa. 

Com a automatização de processos, você pode ter mais eficiência operacional, otimizar custos e melhorar sua vantagem competitiva. 

Contudo, a automatização foca em tarefas pontuais, isto é, sem considerar todo o fluxo de trabalho da sua empresa.

Mas a boa notícia é que entramos na era da hiperautomação. Siga a leitura e entenda como aproveitar essa inovação.

Tecnologias que fazem parte da hiperautomação 

A hiperautomação é uma abordagem que permite otimizar processos de forma escalável. Para isso, ela integra várias soluções de automação de forma que uma apoie a outra na tarefa de acelerar os resultados.

Nessa lista de soluções encontramos recursos como:

  • automatização de processos robóticos (RPA);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Machine Learning (ML);
  • plataformas Low Code;
  • assistentes virtuais;
  • dentre outras.

É com o trabalho em conjunto desses recursos que a hiperautomação é capaz de liberar todo o potencial da automatização. Além disso, ela permite que seu time simplifique fluxos empresariais complexos e escale sua capacidade operacional. 

Hora de você conhecer alguns casos práticos e dicas para usar a hiperautomação no ecossistema do seu negócio. Confira!

Como utilizar hiperautomação

Quem está preparado para a hiperautomação tem a vantagem de já estar um passo à frente da concorrência. 

Daí por diante, basta começar a decidir que tipo de automação você vai utilizar e partir para o desenvolvimento e implementação. Confira alguns casos práticos para você começar a vislumbrar o seu amanhã!

#01 Automação robótica de processos (RPA)

A automação RPA é uma das vertentes da automatização em TI que usa soluções robóticas de softwares capazes de imitar ações humanas.

Nesse caso, os bots são capazes de automatizar um grande volume de processos extremamente repetitivos, dos simples aos mais complexos. Por exemplo, o processamento de salários.

Os bots verificam o registro das horas trabalhadas, o absenteísmo, assiduidade, impostos, cálculos relacionados a demissões, entre outras informações. Desse modo, a equipe de gestão de pessoas deixa de gastar tempo em atividades puramente manuais e pode se dedicar a questões mais estratégicas.

Contudo, a RPA, sozinha, não representa uma hiperautomação. Mas, associada com o Machine Learning, com a PNL (processamento natural de linguagem), com a gestão de processos empresariais (BPM) e a IA, você entra no nível da hiperautomação inteligente. 

A diferença é que os algoritmos de IA e ML são empregados para analisar cada caso e tomar decisões. O processamento de e-mails, por exemplo, pode ser categorizado, ter o conteúdo resumido e encaminhado somente para as partes interessadas. 

#02 Inteligência Artificial

E já que falamos do uso conjunto da IA com outras tecnologias, podemos entrar um pouco mais em seu detalhe.

Vimos que a IA executa trabalhos mais complexos do que a RPA, certo?

Pois bem, a principal diferença entre a IA e a automação baseada em regras é exatamente essa: com a IA, as máquinas são capazes de processar enormes quantidades de informação e, por assim, dizer, pensar sobre elas. 

Por exemplo, a IA pode ser treinada com base nos sucessos e fracassos de suas campanhas de marketing anteriores e reduzir o tempo gasto em debates sobre o que pode funcionar ou não em novas campanhas. 

Já quando pensamos em desenvolvimento de softwares, a IA entra em ação também depois que o software é implementado, analisando seu funcionamento, sinalizando erros e descobrindo anomalias identificadas nos registros dos sistemas.

#03 Low-code application development platforms (LCAPs)

Falar de processos automatizados de ponta a ponta tem que, necessariamente, incluir o uso de Low Code e suas plataformas. 

Inclusive, a hiperautomação, pela Gartner, já divisa um mercado de mais de 26 milhões de dólares até o fechamento de 2023. 

Podemos dizer que a o low code é a espinha dorsal da hiperautomação. 

Nesse sentido, plataformas como a OutSystems, que é nossa parceira, permitem que o desenvolvimento de aplicativos seja feito por meio da seleção de conjuntos de funcionalidades. 

O low code é bem diferente da criação de softwares via código-fonte porque seus conjuntos de funções são selecionáveis como blocos. Logo, o papel do low code na hiperautomação é exatamente permitir que ela seja viabilizada em menos tempo, com menos esforços e envolvendo mais pessoas da sua organização. 

O low code é tão interativo que potencializa a sua capacidade de integrar serviços web, sistemas locais e on cloud, APIs com praticamente qualquer coisa. 

Entre os usos do low code que você pode experimentar, destacamos:

Em processos: reservas de salas de reuniões, integração de funcionários, gestão da cadeia de abastecimento, processamento de faturas, gestão de encomendas.

Em data centers: soluções para processamento de grandes quantidades de informação. Na definição de regras e regulamentos internos, aplicações de relatórios, auditoria e monitorização, gestão de contatos.

Associado com IA: combina-se facilmente com a IA e ML para automatizar processos complexos. Usos na classificação de ativos, processamento de pedidos de carga, rastreio de medicamentos, suporte ao cliente.

Em UI/UX: proporciona  uma experiência de fácil uso dos portais de atendimento, procedimentos administrativos e migração de sistemas antigos.

Quer saber mais sobre como usar a hiperautomação para potencializar resultados? Não espere mais e fale com um de nossos especialistas!

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das operações. Neste contexto, alcançar a eficiência e eficácia nos processos é fundamental. No entanto,...

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Tendências de tecnologia no setor financeiro

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e carteiras digitais e chegando ao PIX, vimos inúmeras soluções surgirem e se consolidarem. Mas esse...

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da IBM, 35% das empresas consideram a IA Generativa como uma das tecnologias emergentes, juntamente com...

CADASTRE O SEU E-MAIL PARA RECEBER OS NOSSOS CONTEÚDOS

Veja também

imagem-SAP

SAP S/4 Hana em uma grande seguradora

by | 3 de abril de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

O mercado de seguros brasileiro corresponde a 2,03% do PIB nacional, com 86 companhias disputando um cenário altamente competitivo, onde 13 delas dominam 80% das...

imagem-tecnologias

Tendências de tecnologia no setor financeiro

by | 28 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Os últimos 20 anos foram de muitas transformações para o setor financeiro. Do internet banking aos apps bancários, passando por blockchain, pagamentos móveis e...

imagem-IA

Como usar IA Generativa para automatizar tarefas

by | 15 de março de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando se fala em inovação e futuro dos negócios, existe um termo que não foge mais dos vocabulários de grandes empreendedores: IA Generativa. De acordo com dados da...

imagem-otimização-de-processos

Otimização de processos internos com chatbots

by | 26 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Desde que a inteligência artificial se tornou um recurso mais acessível, milhares de empresas passaram a fazer uso dessa tecnologia para acelerar resultados. Da...

imagem-tecnologia

Cibersegurança: como criar imunidade digital no seu negócio

by | 19 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Ramsomware, pishing, malware, trojan, worms, spywares. Essas são apenas algumas das ameaças a que estamos sujeitos tanto na vida pessoal quanto profissional. E quando...

imagem-dados

Proteção de dados: o que esperar no futuro?

by | 6 de fevereiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Nos últimos anos, vimos surgir uma verdadeira explosão de dados. Cada ação realizada online gera um volume tão grande de informações que, pouco a pouco, estamos...

imagem-QAS

O QAS ajudou aumentar 30% a escalabilidade da maior empresa de Telefonia do Brasil

by | 23 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

A busca contínua por qualidade na prestação de serviços de telefonia tem impulsionado o mercado rumo a inovações tecnológicas que propiciam uma melhor experiência para...

imagem-tecnologias

5 tecnologias para apostar nos próximos anos

by | 16 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Quando falamos de tecnologias, há aquelas que permanecem por um longo tempo e são aprimoradas constantemente e há aquelas que são superadas rapidamente. Essa dinâmica...

imagem-IA

O que você precisa saber sobre IA generativa

by | 9 de janeiro de 2024 | Uncategorized | 0 Comments

Com um crescimento anual de 27,02% ao ano, o mercado de IA generativa já vale mais de 13 bilhões de dólares. E não é para menos: conforme tecnologias movidas a...

imagem-garantia-de-qualidade

Tenha maior garantia de qualidade no seu projeto

by | 3 de janeiro de 2024 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O que garante o sucesso de um projeto? Entre os pontos a avaliar, com certeza podemos citar a conclusão no prazo e o orçamento atendido, certo? Mas há um terceiro fator...

imagem-ESG

Descubra como ESG pode ajudar o setor financeiro

by | 26 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

O setor financeiro tem um grande poder de influência em questões relacionadas à sustentabilidade.  Seja quando permite que recursos sejam destinados a pesquisas de...

imagem-iot

Explore as vantagens da automação com IoT

by | 18 de dezembro de 2023 | Inovação e tecnologia | 0 Comments

Hoje em dia, os avanços da automação atingiram um novo nível. Agora, temos computadores e até programas que aprendem sozinhos, chegamos a uma era de...

Share This